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Como agregar valor ao produto através do atendimento.

Como agregar valor ao produto através do atendimento.

Por Presença Digital Publik • 31/07/20

Como abordado no artigo 4 formas de agregar valor no seu produto e se destacar no mercado, agregar valor ao produto significa não apenas vendê-lo, como também oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma experiência positiva ao cliente, que é o que vai fazer com que ele torne-se verdadeiramente fã da sua marca.

Seguindo os tópicos do artigo anterior, abordaremos neste, sobre como agregar valor ao produto através do atendimento.

Seja presencial ou online, o relacionamento com o cliente é a ponte entre o produto e a sua marca. 

E é através dele que conseguiremos acessar o cliente. Por isso, é muito importante que ele seja diferenciado, personalizado e que traga uma experiência positiva.

Mostre os benefícios do produto e não somente as características

A percepção do cliente em relação ao valor do seu produto está inteiramente ligada a maneira como você o apresenta. 

E quando falamos da apresentação não estamos falando apenas das características do produto, mas também de suas funcionalidades e principalmente das vantagens e benefícios que ele trará no dia a dia do consumidor.

Por exemplo, se você vende aparelhos televisores, deixe de lado menções técnicas como é “4K”, “tem x polegadas” e invista numa apresentação que apresente os benefícios, como: “ Com essa definição e tamanho, você tem praticamente um cinema em sua casa e o bom dessa tecnologia é que mesmo que você tenha uma sala pequena, sua experiência será a mesma, porque a pouca distância do televisor não afeta a qualidade da imagem.”

Com o fácil acesso às informações, hoje o cliente chega na loja sabendo das características do produto, os valores do mercado e até suas vantagens. Sendo assim, o que vai diferenciar o seu produto do concorrente? Como já dito anteriormente, é o atendimento personalizado, uma experiência positiva que vai agregar valor ao seu produto. 

Relacionamento: a chave do sucesso!

Como tem sido o seu relacionamento com o cliente? Pense um pouco antes de responder.
Segundo um estudo em conjunto com a Mindminers, o Customer Experience Trends, sobre experiência do cliente no Brasil, mostrou que,das pessoas entrevistadas, 72% classificaram de médio a ruim o atendimento e 22% qualificaram como bom ou muito bom. 

Como podemos perceber a maior parte dos consumidores brasileiros não estão satisfeitos com o atendimento que tem recebido. E o seu relacionamento com o cliente começa no primeiro atendimento.

Grandes marcas como Nike e Apple transformaram sua relação com os clientes através de estratégias como:

  • Valorizar o estilo de vida de um público específico;
  • Trabalhar muito bem o conceito da marca e o transmitir com clareza;
  • Propor dinamismo, modernidade, tendência e valor;
  • Investir no relacionamento com o cliente na pré-venda e pós-venda;
  • Procurar descobrir os hábitos dos seus clientes visando atender necessidades diárias.

Separei aqui alguns pontos que são considerados essenciais para um atendimento personalizado e eficaz:

Atenda seu cliente como se ele fosse único!

Uma das regras de ouro do bom relacionamento com clientes é ouvi-los com muita atenção e tratar cada um deles como se fossem únicos.

A necessidade de cada pessoa é diferente. Por isso, não generalize seus clientes, achando que o atendimento é igual para todos.
Quando um cliente entrar na loja ou buscar atendimento online, chame pelo seu nome e ouça bem as suas necessidades e perceba qual é o perfil dele. Só assim poderá oferecer a melhor solução para ele;

Seja claro na comunicação, evite muitos termos técnicos.

Não tem nada pior do que você conversar com alguém que fala como se você soubesse todos os termos técnicos da especialidade dele. 

O cliente na maioria das vezes não está acostumado com o vocabulário, que para você já é habitual e normal do dia a dia. Por isso, quando for explicar alguma função de produto, características, fale a mesma língua do seu cliente.
Ouvir o seu cliente antes de falar, vai te ajudar a descobrir exatamente o que falar para ele e como falar.

Foque na qualidade do atendimento e na construção de um relacionamento a longo prazo.

Quando for atender um cliente pela primeira vez, invista todo seu potencial na construção dessa relação, para que ele fique satisfeito, volte e recomende sua marca e negócios para outras pessoas.

  • Não deixe o cliente esperando para ser atendido;
  • Mostre todas as opções de produtos que atenda as necessidades dele e não apenas os que é do seu interesse quanto a valor.
  • Seja honesto, nunca minta para seu cliente. A confiança é base de qualquer relacionamento. E se quiser que esse relacionamento se torne duradouro será necessário investir nele.

Segundo o estrategista de clientes Esteban Kolsky, a aquisição de clientes custa entre 6 e 7 vezes mais do que a retenção, conforme publicado pelo Huffpost.

Sendo assim, é melhor investir num atendimento personalizado e num relacionamento frequentes com seus clientes, para mantê-los fiéis à sua marca.

Para isso, você precisa criar relacionamentos autênticos, que realmente agreguem valor à vida das pessoas e consequentemente aos seus produtos e marca.

Leia também:
Relacionamento nas vendas é importante? Confira como usá-lo na fidelização de clientes.

Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes.

Relacionamento: o segredo para atender melhor o cliente da atualidade.

Fortaleça sua marca e o relacionamento com seus clientes e venda mais!

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