Como abordado no artigo 4 formas de agregar valor no seu produto e se destacar no mercado, agregar valor ao produto significa não apenas vendê-lo, como também oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade, satisfação e, principalmente, uma experiência positiva ao cliente, que é o que vai fazer com que ele torne-se verdadeiramente fã da sua marca.
Seguindo os tópicos do artigo anterior, abordaremos neste, sobre como agregar valor ao produto através do atendimento.
Seja presencial ou online, o relacionamento com o cliente é a ponte entre o produto e a sua marca.
E é através dele que conseguiremos acessar o cliente. Por isso, é muito importante que ele seja diferenciado, personalizado e que traga uma experiência positiva.
A percepção do cliente em relação ao valor do seu produto está inteiramente ligada a maneira como você o apresenta.
E quando falamos da apresentação não estamos falando apenas das características do produto, mas também de suas funcionalidades e principalmente das vantagens e benefícios que ele trará no dia a dia do consumidor.
Por exemplo, se você vende aparelhos televisores, deixe de lado menções técnicas como é “4K”, “tem x polegadas” e invista numa apresentação que apresente os benefícios, como: “ Com essa definição e tamanho, você tem praticamente um cinema em sua casa e o bom dessa tecnologia é que mesmo que você tenha uma sala pequena, sua experiência será a mesma, porque a pouca distância do televisor não afeta a qualidade da imagem.”
Com o fácil acesso às informações, hoje o cliente chega na loja sabendo das características do produto, os valores do mercado e até suas vantagens. Sendo assim, o que vai diferenciar o seu produto do concorrente? Como já dito anteriormente, é o atendimento personalizado, uma experiência positiva que vai agregar valor ao seu produto.
Como tem sido o seu relacionamento com o cliente? Pense um pouco antes de responder.
Segundo um estudo em conjunto com a Mindminers, o Customer Experience Trends, sobre experiência do cliente no Brasil, mostrou que,das pessoas entrevistadas, 72% classificaram de médio a ruim o atendimento e 22% qualificaram como bom ou muito bom.
Como podemos perceber a maior parte dos consumidores brasileiros não estão satisfeitos com o atendimento que tem recebido. E o seu relacionamento com o cliente começa no primeiro atendimento.
Grandes marcas como Nike e Apple transformaram sua relação com os clientes através de estratégias como:
Uma das regras de ouro do bom relacionamento com clientes é ouvi-los com muita atenção e tratar cada um deles como se fossem únicos.
A necessidade de cada pessoa é diferente. Por isso, não generalize seus clientes, achando que o atendimento é igual para todos.
Quando um cliente entrar na loja ou buscar atendimento online, chame pelo seu nome e ouça bem as suas necessidades e perceba qual é o perfil dele. Só assim poderá oferecer a melhor solução para ele;
Não tem nada pior do que você conversar com alguém que fala como se você soubesse todos os termos técnicos da especialidade dele.
O cliente na maioria das vezes não está acostumado com o vocabulário, que para você já é habitual e normal do dia a dia. Por isso, quando for explicar alguma função de produto, características, fale a mesma língua do seu cliente.
Ouvir o seu cliente antes de falar, vai te ajudar a descobrir exatamente o que falar para ele e como falar.
Quando for atender um cliente pela primeira vez, invista todo seu potencial na construção dessa relação, para que ele fique satisfeito, volte e recomende sua marca e negócios para outras pessoas.
Segundo o estrategista de clientes Esteban Kolsky, a aquisição de clientes custa entre 6 e 7 vezes mais do que a retenção, conforme publicado pelo Huffpost.
Sendo assim, é melhor investir num atendimento personalizado e num relacionamento frequentes com seus clientes, para mantê-los fiéis à sua marca.
Para isso, você precisa criar relacionamentos autênticos, que realmente agreguem valor à vida das pessoas e consequentemente aos seus produtos e marca.
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Fortaleça sua marca e o relacionamento com seus clientes e venda mais!