Já imaginou que incrível seria se tivéssemos o poder de adivinhar o que se passa na cabeça de cada um de nossos consumidores? Assim, além de entender exatamente o que eles buscam, seria possível identificar se a forma como o vendedor os atende estava ou agradando – ou se seria melhor mudar a abordagem.
Pois é… Infelizmente, não temos o poder da adivinhação.
Porém, se não temos poderes mágicos, temos a ciência para nos ajudar! Apesar de não conseguirmos ler a mente de nossos consumidores, nós podemos, sim, interpretar o que diz sua linguagem corporal – o que é quase a mesma coisa, pois indica o que eles estão pensando.
Assim, neste post, apresentaremos algumas maneiras de identificar, na forma como seus clientes se comportam, as atitudes que mostram se eles estão ou não dispostos a comprar – além, claro, de revelar como você pode aproveitar esses sinais para direcionar melhor o atendimento. Suas vendas agradecem!
A linguagem corporal é uma forma de se comunicar sem usar as palavras – algo que, muitas vezes, acontece de forma inconsciente. Nossos gestos, posturas, expressões faciais, movimentos dos olhos, entre outras atitudes não-verbais, também comunicam algo às pessoas à nossa volta.
Sabe quando alguém diz algo com palavras, mas comunica uma coisa totalmente diferente com olhar? Então, é a linguagem corporal que não nos deixar mentir.
Que tal usar isso a seu favor aí em sua loja? Primeiro, é preciso saber identificar os sinais positivos e negativos que os seus clientes enviam.
O vendedor fez um atendimento impecável, apresentou todas as características e benefícios do produto e, ao final, o cliente foi embora sem fechar a compra. O que aconteceu? Talvez o profissional tenha esquecido de verificar os sinais que o consumidor enviava e que diziam que ele não estava empolgado com a apresentação.
Veja a seguir alguns gestos e comportamentos que demonstram o nível de interesse do cliente:
Linguagem corporal negativa
Linguagem corporal positiva
Se você, vendedor, identificou que a linguagem corporal do seu cliente indica que ele não está nem aí para a venda, o que fazer nesse caso? Aí vão algumas dicas para usar a sua própria linguagem corporal para tentar reverter essa situação:
Sorria: É difícil não reagir a um sorriso! Sorrir é uma das principais armas em sua linguagem corporal para baixar a guarda de quem está na sua frente. Use-a sempre!.
Foque no cliente: Não deixe que o produto, o ambiente da loja ou qualquer outra coisa lhe distraia. Você precisa focar no cliente quando estiver falando com ele. Direcione o corpo e o olhar para o consumidor. Mostre que está prestando atenção nele e que está à disposição para ajudar.
Movimente-se para criar engajamento: Não fique parado enquanto falar do produto. Sua movimentação trará mais energia à apresentação. Além disso, vai evitar que o cliente fique entediado e se distraia e irá chamar a atenção dele para você. Mas, é claro, você não precisa inventar uma coreografia e fazer acrobacias para chamar atenção. O exagero, aliás, pode provocar um efeito contrário – o cliente pode se sentir feito de palhaço! Não é isso que você quer, é?
Simples, não? Agora é com você! Não se preocupe apenas com o que seus clientes falam durante o atendimento, reconheça os sinais que a linguagem corporal deles emite e venda mais!
Imagens: freepik Informações: HubSpot
é isto mesmo, onde preço, qualidade, prazo de entrega é comum para as lojas, o grande diferencial esta no atendimento. foque na inteligencia emocional.