fbpx

Nossas Sugestões

Como sua loja online pode ir além das expectativas do consumidor

Como sua loja online pode ir além das expectativas do consumidor

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/08/15

Gabi comprou um celular em uma loja online. A previsão de entrega era de 15 dias, mas ela recebeu o produto em uma semana. Ela ficou tão empolgada e feliz que, toda vez que alguém perguntava sobre o celular, ela fazia questão de dizer o site em que comprou e o quão rápido eles foram para entregar. 

Já imaginou que incrível seria se a Gabi fosse sua cliente?

Com certeza iria atrair muitos consumidores por meio da indicação dela, não é mesmo? O post de hoje vai mostrar que essa pode, sim, ser a história de sua loja. 

A princípio, muitos pensam que a relação online entre uma loja virtual e seus consumidores é algo distante. Porém, existem algumas maneiras de surpreender e encantar seu cliente mesmo que você nunca tenha contato pessoalmente com ele.

Quer saber como? Confira as dicas a seguir sobre como superar as expectativas de seu público no e-commerce.

1. Ajude o cliente a escolher o produto

como encantar consumidores no ecommerce 3

Quando o consumidor vai comprar online, ele sabe que não terá um vendedor à sua disposição para tirar as dúvidas sobre o produto. Ele mesmo vai ter que pesquisar sobre o que ele quer comprar. Se você ajudar seu cliente nessa etapa, com certeza vai superar as expectativas dele. Veja algumas formas de fazer isso: 

  • Ofereça conteúdo qualificado, tais como guias sobre como utilizar os produtos que vende.
  • Forneça vídeos que mostrem o como o produto funciona.
  • Providencie um canal – como um chat – com atendentes online para tirar as dúvidas do cliente em tempo real.
  • Deixe na página de cada produto depoimentos e avaliações de outros clientes sobre os itens à venda.

2. Dê a possibilidade de o cliente comprar o produto como presente

como encantar consumidores no ecommerce 1Que tal ajudar o seu cliente a surpreender e a encantar outras pessoas? Dessa forma, sua marca vai ganhar muitos pontos com ele. Para isso, você pode oferecer a possibilidade de a loja enviar o produto para um terceiro. Saiba como: 

  • Pergunte se o cliente gostaria de enviar o produto como presente na hora do fechamento da compra.
  • Se ele optar por enviar como presente, tire o preço do produto e forneça uma embalagem diferenciada.
  • Dê a opção de ele escrever um cartão personalizado para quem irá receber o presente.

3. Entregue ANTES do esperado

como encantar consumidores no ecommerce 4Lembra o caso da Gabi, que apresentamos no início do texto? Esse exemplo mostra bem de que maneira entregar o produto antes do tempo que o cliente imagina receber pode ajudar sua loja a ganhar credibilidade. O mínimo que o consumidor espera é receber o item no prazo. Se você surpreender enviando antes, irá além das expectativas dele. Veja algumas dicas:

  • Na hora de calcular o prazo, inclua um ou dois dias a mais.
  • Faça parcerias com a empresa de entrega, criando metas de entregas antecipadas.
  • Dê a possibilidade de o cliente acompanhar o caminho do produto, isso cria uma sensação do tipo “nem acredito que já está chegando!”.

4. Entregue MAIS que o esperado

como encantar consumidores no ecommerce 2Seu cliente espera receber o produto que ele comprou com o máximo de qualidade e rapidez. Se você fizer isso e ainda oferecer algo a mais, ele vai ficar surpreso e encantando com a sua loja. Quer saber como colocar isso em prática? Temos algumas dicas:

  • Envie junto com o produto algum conteúdo relacionado a ele. Se for uma batedeira, por exemplo, que tal enviar um livro de receitas? Se for uma câmera, pode enviar um guia com dicas de fotografia.
  • Envie brindes de sua loja – chaveiros, camisetas, capas de telefone etc.
  • Forneça um cupom de desconto para a próxima compra dele (com um prazo curto de validade – para ele usar, por exemplo, no mesmo mês).

5. Ofereça uma comunicação direcionada

como encantar consumidores no ecommerce 5Se tem algo que o consumidor valoriza é saber que ele não está sendo tratado como qualquer um, ou como “mais um”. Mostrar que você o conhece e que sabe de suas preferências, vai deixá-lo muito satisfeito com sua loja. Para saber como oferecer essa comunicação direcionada, confira nossas dicas:

  • Sempre aponte o histórico de compra e visita dele nos e-mails. Exemplo “Você já comprou essa câmera. Que tal aumentar suas possibilidades com essa lente?”.  Ou: “Vimos que você visitou nossa seção de celulares. Veja aqui um guia comparativo entre os modelos disponíveis”.

Só porque você vende pela internet, isso não significa que a relação com seu consumidor deve ser fria e distante. Seguindo essas dicas, sua marca vai encantar seus clientes e fortalecer o relacionamento com o seu público, ganhando credibilidade e atraindo mais compradores para sua loja online.

 

Imagens: freepik   

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Como sua loja online pode ir além das expectativas do consumidor"

Comentar