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Como vender melhor produtos tecnológicos

Como vender melhor produtos tecnológicos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/05/14

Dicas para vender melhor produtos tecnológicos

Hoje em dia as mudanças acontecem de maneira tão rápida que fica difícil acompanhar. Principalmente quando se trata de tecnologia. Quando um modelo de celular começa a fazer sucesso, não demora muito para que ele, de repente, fique ultrapassado.

E no meio de tantas mudanças, às vezes fica complicado orientar os clientes, não é mesmo?

Foi pensando em ajudar você a potencializar a venda da área de tecnologia da sua loja que preparamos algumas dicas sobre como vender melhor produtos tecnológicos. Confira e compartilhe com todos de sua equipe:

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  • Busque conhecimento técnico:

É muito importante saber como funcionam os produtos que você está vendendo e qual é o diferencial técnico deles em relação aos seus concorrentes. Mas a grande questão é: como fazer isso?

Não são todos os fabricantes que oferecem treinamentos técnicos e só ler as informações na embalagem não é o suficiente. Uma saída para esse problema é contar com a ajuda da internet. Vasculhe o site do fabricante e procure na web avaliações ou “reviews”.

Se você buscar pelo nome do produto no YouTube, por exemplo, é muito provável que encontre alguém falando sobre as funcionalidades dele. Use essas informações para aprender mais sobre o produto e usar de argumentação na hora da venda.

Quer um exemplo? Olha só o vídeo que encontramos buscando por “Samsung Galaxy SIII mini”:

  • Fique atento às novidades:

Como já comentamos no início do texto, no mundo da tecnologia as mudanças acontecem voando. Por isso, é muito importante que você, como vendedor e lojista, esteja sempre atento às novidades do mercado. Busque na internet notícias sobre os tipos de produtos que você vende. Nessas buscas, você pode encontrar informações que vão ajudar na argumentação de venda ou ainda fará você ficar sabendo de tendências antes mesmo de elas chegarem nas lojas. Assim, quando as mudanças acontecer, você já vai estar preparado e à frente dos concorrentes.

  • Ofereça uma tecnologia mais humana:

Mas nem só de números e informações técnicas é feito o mundo da tecnologia. É claro que é importante você saber, por exemplo, que um celular tem 32G e outro 16G de memória. Mas, na prática, o que isso muda para o cliente? Entenda a realidade dos seus consumidores para saber quais funcionalidades técnicas são melhores para cada um deles, trazendo as informações com uma linguagem acessível e dentro do contexto em que estão inseridos.

No caso do celular, por exemplo, imagine que você esteja tentando vender para um jovem. Jovens gostam de entrar na internet, falar com amigos por ali, tirar fotos, postar nas redes sociais… Então, ao invés de apenas dizer que o celular tem 32G, você pode explicar ao cliente que, com 32G, ele vai poder baixar mais aplicativos e ter mais espaço para fotos, apresentando a ele muito mais do que características, mas benefícios – que é o que ele realmente busca.

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  • Experimentação é fundamental:

Uma coisa é você falar para o seu cliente que a televisão é uma TV 3D LED de 55’’, com wi-fi, óculos 3D e controle interativo.

Outra coisa é proporcionar a ele a experiência que essa TV irá oferecer.

Depois de vivenciar na prática todos os benefícios do produto, o cliente já estará convencido da qualidade e da utilidade dele e, consequentemente, estará mais propício a querer comprar.

Por isso, faça os clientes experimentarem os produtos tecnológicos. Isso é importante também porque muitas pessoas têm receio à tecnologia, achando que não vão conseguir usar. Mostre ao cliente que o produto é acessível e que ele também pode se beneficiar com aquilo.

Por exemplo: pessoas acostumadas a usar celular com teclado são resistentes à celulares com função touch. Que tal fazê-las experimentar e mostrar que não é um bicho de sete cabeças?

  • Mostre referências e recomendações:

Essa dica vale para todos os tipos de produtos, mas, quando se trata de tecnologia, torna-se ainda mais essencial: as pessoas ficam muito mais convencidas a comprar quando elas veem que outras pessoas já adquiriram aquele produto e se beneficiaram com ele. Isso acontece porque a maioria dos produtos tecnológicos demandam maior investimento do cliente e, por isso, ele precisa ter certeza que está pagando por algo útil e de qualidade.

Mais uma vez, a internet pode ser sua aliada. Procure vídeos e textos que mostrem de que maneira o produto foi útil para outras pessoas. Além disso, você pode contar histórias de seus próprios clientes.

Exemplo: “uma cliente minha conseguiu economizar 30% na conta de energia só trocando a geladeira e o ar condicionado velhos por modelos novos dessa marca”; “essa batedeira é muito resistente, um cliente meu, que tem uma panificadora, comprou ela e disse a adorou”.

Tecnologia não precisa ser tão complicada. Saiba aproximar o cliente mostrando não só as características técnicas, como também de que maneira essas características irão contribuir para atender suas necessidades ou resolver seus problemas no dia a dia. Assim, vender tecnologia será muito mais fácil. Pode apostar!

Boas vendas!

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