Conheça os benefícios das dinâmicas de grupo, entenda como elas podem ajudar a capacitar e motivar os profissionais da sua loja e saiba como aplicar dinâmicas de maneira eficiente.
Dinâmicas de grupo são atividades realizadas para identificar e destacar competências e características dos participantes. Uma dinâmica pode ser realizada com o objetivo de agregar conhecimento – sobre si mesmo e sobre os outros – ou de contribuir para uma convivência melhor e estreitar os laços entre os membros da equipe.
Dentre os principais benefícios desses exercícios coletivos, destacamos:
Porém, para que as dinâmicas de grupo tragam todos esses benefícios, é importante entender como aplicar essas atividades. A seguir, confira dicas importantes para que você possa desenvolver essas atividades de forma eficiente em sua loja, trazendo resultados efetivos para o seu negócio.
O primeiro passo para garantir que uma dinâmica de grupo seja verdadeiramente eficaz é definir os objetivos que você deseja alcançar com ela. Estes são alguns exemplos de metas a serem alcançadas com dinâmicas de grupo:
– Identificar o nível de determinadas habilidades dos profissionais/candidatos.
– Descobrir quais são os profissionais com perfil de liderança.
– Identificar os candidatos mais alinhados a uma vaga.
– Mostrar a importância de determinada habilidade para a performance do profissional.
Após definir os objetivos a serem alcançados, você deve determinar quais são as características e os comportamentos que precisa identificar durante o desenvolvimento da dinâmica.
Digamos que seu objetivo seja recrutar um novo vendedor para sua equipe. Neste caso, durante a aplicação da dinâmica, você deverá observar as competências que considera importantes para o cargo, prestando atenção às ações do candidato que demonstram, por exemplo:
– Habilidade de negociação.
– Boa comunicação.
– Bons argumentos de venda.
– Etc.
Agora que você já sabe o que espera alcançar com esse exercício e quais são as habilidades que quer analisar, ficará muito mais fácil escolher a dinâmica de grupo ideal. Selecione uma atividade que ajude a identificar as questões que está querendo avaliar.
Por exemplo:
– Seu objetivo é avaliar o comportamento dos vendedores ao fazer a apresentação dos produtos? Utilize uma dinâmica que contenha exercícios que imitem essa situação;
– A ideia é avaliar a comunicação interna e o trabalho em equipe? É crucial que a atividade permita que os participantes interajam entre si.
Na sequência, analise os exercícios propostos pela dinâmica de grupo que você escolheu e liste todos os recursos necessários para a realização deles.
Aqui, não estamos apenas falando de materiais como papel e caneta, mas também sobre recursos humanos. Ou seja, os facilitadores que ajudarão a aplicar a ação e analisar os profissionais.
Nesse sentido, é importante avaliar:
– Número de participantes. Se for um grupo muito grande, você não conseguirá analisar com eficiência o desempenho de todos os envolvidos sozinho.
– Atividades do exercício. Muitas dinâmicas propõem atividades que envolvem a contagem de tempo e o controle de regras. É impossível fazer tudo isso sozinho e ainda prestar atenção no comportamento dos participantes!
– Habilidades a serem identificadas e analisadas. É interessante contar com o apoio de profissionais da área em questão, para ter uma visão mais especializada sobre as capacidades dos participantes. O gestor ou gerente de vendas está mais apto a identificar competências comerciais, por exemplo.
– Diversidade de pontos de vista. Da mesma forma, contar com facilitadores de diferentes áreas pode ser interessante. Afinal, cada um pode ajudar a identificar habilidades específicas, mais alinhadas à sua respectiva área de atuação.
Para aumentar a eficácia da dinâmica de grupo, é interessante alinhar as atividades propostas com a realidade da empresa. Assim, os profissionais vivenciarão o dia a dia de trabalho, na prática. Isso, por sua vez, ajudará a expor o real comportamento deles.
Caso a dinâmica não esteja diretamente ligada à sua área, sempre que possível, faça ajustes nesse sentido.
– Se, por exemplo, o exercício pede para o participante vender uma caneta, mas sua loja vende eletrônicos, substitua a caneta por um celular. Dessa forma, você dará a chance de o profissional trabalhar com uma situação real.
Um dos grandes erros na aplicação de dinâmicas de grupo é negligenciar a importância das orientações no início das atividades.
Se um participante não ouviu muito bem o que o facilitador estava falando ou não entendeu determinada questão, é provável que ele seja prejudicado.
Caso se trate de uma seleção, por exemplo, a empresa pode perder a oportunidade de contratar o profissional ideal simplesmente por conta de uma falha na comunicação. Por isso, antes de começar, explique o passo a passo daquela dinâmica de grupo, indique quais materiais serão utilizados e pergunte se todos entenderam como funciona o exercício.
Não confie apenas na sua memória para avaliar o comportamento dos profissionais durante o desenvolvimento da atividade. Faça anotações ao longo do exercício para ajudá-lo a realizar a análise com mais calma e precisão.
Uma ideia interessante é criar um esquema de pontuação. Para isso, você pode listar os candidatos e as habilidades que busca analisar e, ao lado, indicar a nota de cada um nas respectivas competências.
É comum que dinâmicas de grupo envolvam jogos e competições. Mas é importante entender que o objetivo não é separar vencedores de perdedores. Mais do que o resultado em si, você deve analisar o comportamento dos participantes durante o desenvolvimento das atividades.
Pode ser que o grupo “vencedor” tenha profissionais mais desinibidos e competitivos, por exemplo. Porém, se essas não forem as características que você busca identificar, a vitória deles torna-se irrelevante.
E, ainda, o fato de os profissionais perderem o jogo pode revelar muito mais sobre eles, indicando questões como:
– Como eles se comportam diante da derrota?
– Eles aprendem com o erro?
– Eles culpam alguém ou assumem a responsabilidade?
Não há nada pior para um profissional do que participar de uma dinâmica de grupo e não receber nenhum retorno sobre sua atuação. Afinal, isso pode gerar frustração e a percepção de que o exercício foi em vão.
Por isso, seja em uma seleção de candidatos, ou na capacitação dos profissionais da loja, sempre elabore um processo de feedback pós-dinâmica. Esse processo pode ser individual e/ou coletivo. O importante é que exista!
Você sente que fala uma coisa para o gerente e a equipe acaba entendendo algo diferente? Percebe que há uma certa tensão entre os colaboradores da sua empresa? A frequência de desentendimento está muito alta?
Esses e outros cenários ruins para o seu negócio podem estar sendo causados pela falta de qualidade na comunicação entre os colaboradores.
Sejam os profissionais da mesma área ou de setores diferentes, é fundamental que eles sejam capazes de se comunicar de forma clara e objetiva entre si. Afinal, falhas na comunicação podem resultar na desmotivação da equipe, em alto índice de retrabalho, baixo desempenho e, consequentemente, prejuízos para sua loja.
Para evitar e/ou corrigir essa situação, apresentamos a seguir três dinâmicas de grupo que têm o objetivo de ajudar os profissionais a melhorarem a habilidade de repassar informações para seus colegas e incentivá-los a se comunicar de maneira mais eficiente. Acompanhe!
⇒ Debata sobre a importância de formular bem as informações para que o outro entenda, levando em consideração não só o seu próprio ponto de vista, mas também o contexto e a visão da pessoa com quem se está se comunicando.
⇒ Ressalte que é preciso sempre prestar muita atenção no que o outro está falando e, em caso de não entendimento, ambos devem trabalhar juntos para conseguir se comunicar de maneira efetiva.
⇒ Peça para os profissionais falarem o que acharam da atividade, quais foram as principais dificuldades e o que eles aprenderam.
Você vai ver como essas atividades ajudarão a melhorar a comunicação entre sua equipe e, consequentemente, os resultados do time!
Bom trabalho!
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