Irritadores nada mais são que ações ou processos de uma empresa que, como o nome diz, irritam os clientes e fazem com que eles deixem de comprar dela.
Para entender como os irritadores funcionam na prática, basta pensar em como você, como consumidor, fica decepcionado com algumas empresas em determinadas situações.
Por exemplo: aquela vez que o call center deixou você esperando por horas no telefone e não resolveu seu problema; ou então quando a empresa disse que entregaria o produto em determinada data e atrasou meses no prazo estipulado.
Em épocas como o Natal, é fácil pensar em alguns irritadores que podem prejudicar os resultados de sua loja:
Enfim, existem muitos fatores que podem transformar as compras de Natal em um verdadeiro pesadelo para os consumidores.
Agora, avalie:
Existem algumas maneiras de identificar as falhas que estão afastando as pessoas de sua loja.
Destacamos as seguintes:
Por meio de uma pesquisa de satisfação, você descobrirá não só o que agrada os seus clientes, mas também o que os deixa infelizes com a sua empresa. Para saber mais sobre como realizar essa análise com seu público, clique aqui e confira nossas dicas sobre como medir a satisfação dos clientes.
Estudar as reclamações dos clientes também pode indicar os principais irritadores. Você pode analisar as queixas que os clientes deixam no SAC, verificar a caixa de sugestões (se sua loja tiver) e também avaliar os comentários deixados pelos consumidores nas redes sociais.
E não foque apenas em sua loja – verifique também do que os clientes estão reclamando em relação aos concorrentes. Isso vai ajudá-lo a evitar que em seu negócio estejam presentes o que os consumidores consideram irritadores em outras lojas.
Clique aqui e saiba e o que analisar em lojas concorrentes quando estiver fazendo uma pesquisa de mercado.
Os próprios vendedores também são uma fonte importante para conhecer os principais irritadores da loja. Muitos deles sabem exatamente do que os consumidores não gostam, pois estão em contato direto com o público diariamente. Nesse sentido, é importante consultá-los para entender quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Por outro lado, também existem ações da loja que a equipe de vendas nem faz ideia que prejudicam o relacionamento com os consumidores. Para ajudá-lo nesse sentido, Raul Candeloro, diretor da revista VendaMais e especialista em alta performance em vendas, sugere que você reúna sua equipe de vendas e faça uma dinâmica para identificar e tratar esses irritadores. Para isso, basta seguir estes passos:
Observação: nem sempre os irritadores estarão diretamente relacionados ao atendimento prestado pelos vendedores, mas é importante que eles conheçam essas questões e que se envolvam na resolução desses problemas.
Com essa atividade, você conseguirá três resultados fundamentais para o sucesso da loja:
Bons motivos para colocar a ideia em prática, não?
Dica extra!
Para ajudá-lo a saber como tratar os principais irritadores de Natal – tais como loja muito lotada e filas de espera muito grandes – separamos algumas dicas especiais. Confira:
5 dicas para transformar as compras de Natal em uma experiência marcante para o cliente