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Pesquisa de e-mail marketing comprova: relevância é a chave para a credibilidade

Pesquisa de e-mail marketing comprova: relevância é a chave para a credibilidade

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/05/17

Com tantas novas ferramentas interativas (redes sociais, mensagens instantâneas, vídeos ao vivo etc.) há quem questione a eficiência do e-mail marketing – esse “vovô” da comunicação digital.

No entanto, o e-mail ainda é o meio central de comunicação entre empresas e clientes. É o que mostra a pesquisa DMA INSIGHT: Consumer Email Tracking Study 2016 (“Estudo de Rastreamento de E-mail do Consumidor 2016”), elaborado pela Associação de Marketing Direto (DMA) do Reino Unido.

e-mail marketingO e-mail não é apenas um canal popular para profissionais de marketing e comerciantes construírem e manterem relacionamentos com consumidores e clientes em potencial. Segundo nossa pesquisa, é o meio pelo qual os clientes preferem receber comunicações de marca”, constata Rachel Aldighieri, diretora-geral da DMA.

Destacamos a seguir alguns dos dados mais interessantes da pesquisa, que irão ajudá-lo a entender melhor o comportamento e as preferências dos consumidores nesse canal e, assim, saber como desenvolver campanhas de e-mail marketing mais eficientes. Confira:

Panorama do e-mail marketing

Uma das descobertas do estudo serve como um alerta para você, varejista:

Em 2016, os consumidores sentiram que receberam e-mails demais, muitos deles irrelevantes, e muitos de empresas que eles não reconhecem. O cliente sente que sua fé no e-mail foi abalada”, escreve Rachel.

Realizada no Reino Unido, a pesquisa chegou a algumas conclusões interessantes:

  • e-mail marketingQuase a metade dos consumidores (45%) possui “contas fantasmas” ativas, mas que não são utilizadas.
  • Apenas uma minoria diz que a variedade de marcas não é bem-vinda em suas caixas de e-mail.
  • Ao todo, 65% clicariam em um e-mail marketing para realizar uma compra.
  • Houve aumento no número de pessoas que acessa o e-mail através do celular (passou de 25% para 40%, comparado à pesquisa anterior).
  • Um terço dos respondentes afirma que utiliza o smartphone como o principal dispositivo de compra online, em especial os consumidores mais jovens. As compras através de computadores são feitas mais frequentemente por consumidores mais velhos.
  • Um total de 62% deixou de acessar uma conta de e-mail porque recebia muitas mensagens, como spams.
  • Praticamente a metade dos consumidores afirma ter recebido mensagens de seis a 20 de marcas em seus e-mails em um ano. A maioria dessas mensagens foi considerada inútil.

O que fazer com esses números?

Entender como o consumidor utiliza o e-mail é o primeiro passo para saber quando e como disparar mensagens. Neste sentido, é importante saber que:  

  • 45% dos consumidores acessam o e-mail pessoal de duas a três vezes por dia.
  • 25% a cada uma hora.
  • 14% uma vez por dia.

Isso mostra que, se você mandar mais de um e-mail marketing por dia, poderá cansar o consumidor. Afinal, ninguém gosta de intrometidos. Portanto, limite-se!

e-mail marketingOutro tópico interessante: ainda que 38% das pessoas atualmente tenham duas contas de e-mail, uma parcela significativa continua a utilizar um único e-mail para receber mensagens pessoais e de marketing.

Ou seja, descobrir o e-mail principal do cliente pode ser uma alternativa, desde que você tenha bom conteúdo e, novamente reforçamos, não encha a caixa de entrada dele!

Como fazer clientes abrirem seus e-mails

Segundo a pesquisa, as razões que levam clientes a compartilharem detalhes pessoais com as marcas são, nesta ordem: descontos, amostras grátis e frete gratuito. E o e-mail marketing é perfeito para isso!

Você sabia que o e-mail marketing representa mais de 40% das conversões das vendas online, tanto para grandes quanto para pequenos empresários? Destacar em suas mensagens descontos, possibilidades de brindes e frete grátis são maneiras de atrair ainda mais seus clientes.

Além disso, recomendamos que você pare por dez minutos para assistir este vídeo da Gazin, no qual Wellington Sousa, especialista em e-mail marketing e gerente de Marketing da plataforma All In, comenta o assunto:

A importância da segmentação do conteúdo

A principal dica de Sousa é a seguinte: “Construa sua base de clientes, não compre uma base de e-mails”. Dessa forma, você terá mais chances de enviar a mensagem certa ao seu cliente.

Quer saber por que isso é importante? Segundo a pesquisa:

  • e-mail marketing70% dos consumidores concordam com a seguinte afirmação: “A maioria dos e-mails de marcas, sites e de vendas que eu recebo não trazem ofertas de meu interesse”.
  • 84% dos consumidores estão propensos a cancelar a assinatura de e-mails que consideram irrelevantes.

Será que o e-mail marketing da sua loja também não está causando essa má impressão no seu cliente?

A importância de levar conteúdo certeiro, do título ao corpo do texto, são as seguintes:

  • 30% dos clientes deletam um e-mail comercial após lerem o assunto.
  • 31% deletam após lerem a mensagem completa.

Outro dado do levantamento da DMA revela que, ao receber uma mensagem interessante, as três ações mais frequentes tomadas pelo consumidor são:

  • Clicar diretamente no link do e-mail.
  • Salvar o e-mail para ler novamente posteriormente.
  • Acessar o site da marca diretamente pela internet, para buscar mais informações, sem clicar no link.

Essas três ações têm muito a ver com credibilidade. Quanto mais “crédito” sua marca conquistar com o cliente por meio do e-mail marketing, mais provável será que ele busque seu site e, consequentemente, que realize uma compra.

Aprenda mais!

Gostou de conhecer esses dados e quer ter acesso a dicas para melhorar a eficiência das suas campanhas de e-mail marketing? Leia os seguintes artigos:

  1. Para entender como utilizar o e-mail marketing no varejo, acesse: E-mail Marketing e Vendas – uma relação de sucesso.
  2. Para saber como escolher a melhor plataforma de envio automático, acesse: 7 ferramentas de e-mail marketing para o pequeno e médio varejista.
  3. Para conhecer os fatores cruciais para que o e-mail marketing tenha resultado, acesse: Como construir campanhas de e-mail marketing de alto impacto.
  4. Para aprender a criar conteúdos interessantes e relevantes para seus clientes, acesse: Marketing de Conteúdo para lojistas.
Informações: Pesquisa DMA   |   Imagens: Freepik; Flaticon

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