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Marketing de Conteúdo para lojistas

Marketing de Conteúdo para lojistas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/05/14

Marketing de Conteúdo para lojistas

Você com certeza já ouviu falar no conceito de “Marketing”. Você sabe realmente o que é o Marketing? E o “Marketing de Conteúdo”? Nesse post você vai entender melhor esses conceitos e saber como o Marketing de Conteúdo pode ajudar em seu relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas.

O que é Marketing

Antes de tudo, é preciso entender que “Marketing” é muito mais que a “propaganda” da marca. Sabe aquele anúncio da sua loja nos meios de comunicação? Então, isso é publicidade – que é apenas uma das ferramentas do marketing.

O marketing é um conjunto de técnicas e processos destinados ao desenvolvimento das vendas. O objetivo é entender as necessidades de um determinado mercado ou público e atender essas necessidades por meio da marca/produto.

Uma questão fundamental para o marketing é o relacionamento com os clientes – e é aqui que o “Marketing de Conteúdo” ganha destaque.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo utiliza a divulgação de conteúdos relevantes para um determinado grupo de pessoas com o objetivo de atrair um público qualificado para a empresa.

O foco principal do Marketing de Conteúdo é o fortalecimento do relacionamento com o público – seja ele formado por clientes atuais ou futuros. Funciona assim: a empresa fornece um conteúdo interessante, que ajude no cotidiano daquele grupo de pessoas e que tenha a ver com o seu negócio. Dessa forma, a marca fica gravada de maneira positiva na memória do consumidor.

Além disso, hoje em dia, os consumidores sempre buscam informações on-line antes de adquirir algum produto. Se sua loja oferecer conteúdo qualificado, quando o consumidor buscar por informações referentes ao seu segmento, irá encontrar o conteúdo que precisa sendo oferecido pela sua marca.

Como o marketing de conteúdo pode ajudar os lojistas

Veja a seguir algumas formas de utilizar o Marketing de Conteúdo para fazer sua loja ficar sempre próxima de seus clientes:

  • E-mail Marketing: essa é uma poderosa ferramenta de comunicação. Aproveite-a para enviar e-mails com conteúdo como: informações sobre seus produtos, informações sobre como utilizá-los, tendências de mercado, novidades na loja, promoções, etc. Para ficar uma comunicação ainda mais direcionada, você pode, por exemplo, enviar conteúdos referentes ao produto que o cliente comprou de você, ajudando ele a entender como usá-lo em seu dia a dia.
  • Guias e e-books: Esses são materiais mais “robustos”. São conteúdos com tom educacional, para orientar os consumidores quanto à utilização de um determinado produto, por exemplo. Imagine que um cliente que comprou uma liquidificador – com certeza ele iria adorar receber um livro com receitas só de liquidificador. Ou ainda se ele comprou um celular Android, ficaria contente em receber um guia com aplicativos que podem ajudar ele profissionalmente.
  • Vídeos: Conteúdos em vídeo atraem muito a atenção do público. Eles são interessantes no sentido de mostrar algo em funcionamento. Por exemplo: você pode utilizá-lo para fazer uma análise completa sobre o último modelo de celular do mercado. Mostre o celular em ação, faça demonstração de como os aplicativos funcionam na prática e assim por diante.
  • Blog: Os blogs atualmente são muito mais que “diários on-line”, eles tornaram-se uma ferramenta de comunicação empresarial. Nessas plataformas, utilize uma linguagem mais informal (mas não muito) e ofereça assuntos que possam ser de interesse de seu público. Se você vende eletrônicos e informática, dê informações sobre o mundo da tecnologia. Se você vende móveis, que tal algumas dicas de decoração?
  • Mídias sociais: As mídias sociais funcionam como um canal contínuo de comunicação com os clientes. Nessas plataformas, é importante que você ofereça conteúdo relevante para o seu público. Todos os outros conteúdo (e-mails, guias, vídeos, posts do blog) podem também ser divulgados nas mídias sociais. Assim, quando seu público encontrar você na rede, ele vai encontrar informações que o ajudarão.

Dicas importantes sobre o Marketing de Conteúdo

  • Conheça seu público

Para que você possa oferecer conteúdo relevante para o seu público, é fundamental que você conheça quem são seus clientes, do que eles gostam, do que precisam, como buscam informações, etc.

Para isso, sempre que possível colete informações de seus consumidores por meio de formulários e cadastros. O problema é que muitas pessoas não gostam de preencher esses cadastros, não é mesmo? Então, uma dica é: em troca dos dados que eles darão, ofereça vantagens nas compras como desconto ou parcelamento com juros menor, por exemplo.

  • Não fale só sobre sua marca

O ponto central do Marketing de Conteúdo é o diálogo. E tem coisa mais chata que conversar com alguém que só sabe falar de si? Por isso, nem sempre os conteúdos que você irá oferecer serão referentes à sua loja. Claro que é importante incluir sua marca dentro do contexto, mas o foco aqui é que sua loja seja uma referência em oferecer informações qualificadas referentes ao seu segmento. Assim, se você sempre dá dicas sobre tecnologia, quando o consumidor precisar comprar um celular, com certeza é de sua loja que ele irá lembrar primeiro.

Viu só como o Marketing de Conteúdo pode ajudar sua loja a atrair e fidelizar clientes?

Ofereça informação de qualidade sobre seu segmento de atuação e seja referência para seu público.

Boas vendas a todos!

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