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Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais

Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/08/16

Antes de falar sobre a jornada do cliente, é preciso entender Inbound Marketing. Recentemente, publicamos aqui no blog um artigo que explica o que é o Inbound Marketing e por que essa modalidade de marketing está revolucionando as vendas no mercado atual.

Se você ainda não leu esse texto, recomendamos muito que leia para entender bem esse conceito que tem ganhado cada vez mais importância no varejo. CLIQUE AQUI e confira.

jornada do clienteNo texto, explicamos que a base dessa metodologia é o Marketing de Conteúdo (outro conceito importante sobre o qual já falamos AQUI), e que o Inbound promove ações específicas para diferentes fases em que o público da sua empresa se encontra. As etapas pelas quais o consumidor passa no processo de vendas formam a “jornada do cliente”.

Ao ler essa frase, muita gente pode ter ficado com dúvidas sobre essa tal jornada do cliente.

Para ajudá-lo a entender melhor esse conceito, a seguir, vamos explicar o que é e como funciona a jornada do cliente e mostrar como sua loja pode agir em cada uma das diferentes etapas do processo de vendas para atrair e conquistar a confiança do consumidor. 

A jornada

Você pode entender a jornada do cliente como um processo de conquista em um relacionamento amoroso. Primeiro as duas pessoas se conhecem, depois veem se são compatíveis, desenvolvem um relacionamento, fortalecem a confiança e viram efetivamente um casal. 

O mesmo acontece entre sua loja e o cliente na jornada do consumidor: ele está em busca de algo, sua loja o ajuda, vocês se aproximam, se conhecem e, se o relacionamento for bem cultivado, podem virar um “casal” também.

A jornada do cliente está dividida em três fases:

jornada do cliente

  1. Estágio de Consciência: o cliente percebe – e expressa – sintomas de um problema ou uma necessidade que possivelmente tenha.
  2. Estágio de Consideração: o consumidor tem claramente definido seu problema ou necessidade.
  3. Estágio de Decisão: o usuário tem definida sua estratégia de solução, método ou abordagem para solucionar o problema ou necessidade que ele tem.

Vamos a um exemplo: uma dona de casa que começou a fazer doces para vender.

  1. jornada do clienteEstágio de Consciência: “Meus clientes têm feito mais e mais pedidos. Preciso aumentar minha agilidade na hora de fazer bolos. Quanto mais rápido fizer mais conseguirei vender.”
  2. Estágio de Consideração: “Posso comprar alguns eletrodomésticos para me ajudar no processo ou posso pedir ajuda de alguém.”
  3. Estágio de Decisão: “Não tenho como contratar alguém agora, o melhor é investir na compra de uma boa batedeira e um forno elétrico para me ajudar.”

Viu, só? A jornada do cliente nada mais é do que o processo pelo qual o consumidor passa entre identificar uma necessidade ou problema e descobrir a solução para isso.

E onde sua loja entra nessa história?

O papel de sua loja é ajudar o cliente nessa jornada, mostrando a ele o caminho para conseguir identificar e resolver seu problema ou necessidade. 

Lembra que falamos que a base do Inbound Marketing é o conteúdo? Então, apresentamos a seguir tipos de conteúdos que funcionam em cada uma das fases da jornada do cliente. Acompanhe!

Estágio de consciência

jornada do clienteConteúdos que indiquem as características de determinado problema.

  • X sinais de que seu celular está com problema
  • Roupas manchadas? Sua a máquina de lavar pode estar estragada!
  • Dores nas costas? O problema pode estar em seu sofá!
  • X problemas que confeiteiras enfrentam

Estágio de consideração

jornada do clienteConteúdos que mostrem a solução do problema.

  • Como identificar o melhor momento para trocar o celular
  • X motivos para trocar sua máquina de lavar
  • Renovar ou trocar o sofá: qual é a melhor opção?
  • X maneiras de aumentar a produtividade na confeitaria

Estágio de decisão

jornada do clienteAgora que ele já sabe o que deve fazer, você precisa ajudá-lo a decidir o melhor caminho.

  • X dicas para escolher seu novo celular
  • O que levar em consideração na hora de comprar uma máquina de lavar
  • Saiba qual é o tipo de sofá ideal para você
  • X opções de batedeiras para confeitaria profissional

Por que ajudar o consumidor nessa jornada?

Se você está se perguntando o que sua loja ganha ajudando o cliente em sua decisão, a resposta é simples: credibilidade e confiança.

Se, nesse processo, você conseguir ajudar o cliente a identificar e a resolver o problema que enfrenta ou a necessidade que tem, sua marca ficará gravada de maneira positiva na memória dele, ele irá reconhecer sua empresa como especialista em seu segmento e, na hora de comprar, as chances de escolher sua loja serão consideravelmente melhores.

E depois?

jornada do clienteBom, lembra que falamos que a jornada do cliente era semelhante ao processo de conquista em um relacionamento amoroso? Se depois do primeiro beijo você não ligar e não fizer nenhum esforço para que vocês continuem em contato, é claro que o relacionamento não vai muito longe. Vai ser um caso passageiro.

Se você quer algo mais sério com seu cliente, precisa continuar o processo de conquista depois que fechar a primeira venda. Para isso, deve investir em um trabalho de encantamento…

jornada do cliente

Como fazer isso?

Os textos abaixo podem ajudá-lo:

Aprenda mais!

No próximo artigo sobre Inbound Marketing vamos falar sobre outra etapa fundamental para que essa metodologia tenha sucesso: a criação de personas (perfis de clientes ideais).

Se você quer continuar aprendendo sobre esse tema, não perca nenhuma atualização: nos acompanhe nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e também assine nossa newsletter (preenchendo o formulário do quadro azul abaixo)

 

Informações: HubSpot  |  Imagens: Freepik

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