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Marketing local no varejo – dicas para atrair clientes na sua região

Marketing local no varejo – dicas para atrair clientes na sua região

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/08/18

Você já ouviu falar em marketing local?

Marketing local é a estratégia de marketing que ajuda a destacar um negócio na região em que ele atua, ganhando relevância na comunidade.

As ações de marketing local têm o objetivo de atrair clientes por meio de estratégias online e off-line. Ou seja, o marketing local ajuda uma loja a ser encontrada nos sites de busca e também a ser referência para as pessoas que transitam pela rua ou bairro.

No varejo, o marketing local é importante porque ajuda atrair consumidores com alta intenção de compra. Afinal, se alguém está buscando lojas em determinada região é porque já tem uma compra em mente, certo?

Gostou de tudo isso? Leia este artigo, entenda melhor a relevância dessa estratégia e conheça algumas ações que ajudarão a destacar sua marca localmente.

Por que o marketing local é importante

marketing local

Coloque-se no lugar de um cliente andando pela sua região procurando uma loja que vende celulares, por exemplo. Como consumidor, o que você faria?

Para saber onde ir, você poderia:

  • Perguntar para um amigo que mora na naquela região.
  • Pedir indicação para outro negócio naquela localidade.
  • Ou, ainda, pesquisar no Google por lojas perto de você.

Em todas essas alternativas, o marketing local pode ser útil para destacar um negócio.

Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, o marketing local se tornou ainda mais relevante, já que cada vez mais as pessoas utilizam celulares para encontrar a melhor alternativa de compra.

marketing local

Para você ter uma ideia, de acordo com o Google:

— As buscas em smartphones por negócios próximos, contendo expressões como “onde comprar produto X perto de mim” ou “lugares para comprar produto X perto de mim“, cresceram 500% nos últimos dois anos.

Repare que este é um tipo de busca que indica que o consumidor já tem uma alta intenção de comprar algo. Ele já está na fase final da jornada de compra, decidindo onde irá adquirir o que busca. Traduzindo: é um cliente valiosíssimo, que está muito mais propenso a fechar uma compra!

Como, então, aproveitar ao máximo essa oportunidade?

É o que revelamos a seguir!

3 dicas para atrair clientes perto da sua loja

O marketing local vai muito além de apenas distribuir panfletos na sua rua ou bairro. Existem algumas estratégias básicas que ajudarão sua loja a se destacar na sua região e, assim, atrair mais clientes que estejam próximos ao seu negócio. São elas:

1 – Fortaleça seu relacionamento com a comunidade local

marketing local

Se a sua loja for reconhecida e relevante em sua região, as chances de os clientes receberem indicações de moradores ou negócios locais serão muito maiores. Sendo assim, fortalecer o relacionamento com sua comunidade é uma ótima estratégia de marketing local.

Dicas práticas:

— Faça parcerias com outros negócios locais.
Seja para complementar o atendimento em sua loja com um serviço extra ou mesmo apenas para divulgar a marca um do outro em seus respectivos estabelecimentos, essa parceria pode ser positiva para todos os envolvidos.

Aprenda mais! Como fazer parcerias no varejo para vender mais

— Apoie as causas da sua comunidade.
Ao se envolver nos projetos sociais locais, sua marca ficará gravada positivamente na memória dos moradores. Quando alguém pedir indicação de uma loja na região, certamente o seu estabelecimento será recomendado.

Aprenda mais! Marketing 3.0: envolva-se com a sua comunidade  

2 – Construa sua presença na web

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O Google é o melhor amigo dos consumidores quando eles estão perdidos e não sabem aonde ir – ou comprar. Por isso, construir uma presença forte na web é fundamental para que sua loja seja encontrada quando os clientes buscarem indicação de negócios próximos a eles.

Dicas práticas:

— Use as ferramentas do Google a seu favor.
Seja com um perfil no
Google Meu Negócio ou com um anúncio no Google direcionado para os clientes que estão a determinado raio de distância da sua loja, essa plataforma pode ser muito útil para atrair clientes na sua região.

Aprenda mais! Como usar o Google para impulsionar seu negócio

— Divulgue conteúdo nas redes sociais.
Ter uma presença forte nessas plataformas vai ajudá-lo a ser encontrado pelos clientes. Quando uma página no Facebook tem bastante avaliações e interações com os seguidores, há mais chances de ela aparecer nos resultados das buscas no Google, por exemplo.

Aprenda mais! Como usar o Facebook para vender mais

— Incentive as indicações dos clientes.
Não basta apenas ser encontrado pelos consumidores na sua região, é importante que sua marca passe confiança para que ele vá até o seu estabelecimento. Nesse sentido, ter uma comunidade online forte, com bastante avaliações de clientes, ajudará a fortalecer sua marca e passar credibilidade ao seu negócio.

Aprenda mais! Como atrair mais clientes utilizando o marketing boca a boca

3 – Invista em ações direcionadas aos dispositivos móveis

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O smartphone tem um papel importantíssimo na busca dos consumidores por negócios locais. É por meio desses dispositivos que muitas pessoas pesquisam indicações de empresas na região em que se encontram. Por isso, é fundamental criar estratégias de marketing local especialmente voltadas às plataformas móveis.

Dicas práticas:

— Adapte seu site para os dispositivos móveis.
Nada pior para o cliente do que acessar um site pelo smartphone e não conseguir navegar porque o design da página não se adapta à tela do celular. Mesmo que sua loja seja encontrada pelos clientes próximos, esse “pequeno” detalhe poderá eliminar as chances de ele efetivamente ir até o seu estabelecimento.

Aprenda mais! Como conquistar o consumidor mobile

— Ofereça informações para os diferentes momentos em que o cliente se encontra.
Pode acontecer de alguém estar fazendo uma busca via celular enquanto espera em uma fila ou está aguardando um amigo em um café, por exemplo. Mesmo que, inicialmente, esse consumidor não esteja na região com a intenção de comprar algo, o fato de sua loja oferecer informações relevantes sobre os produtos que ele busca pode incentivá-lo a ir até o seu estabelecimento.

Aprenda mais! Micro-momentos – dispositivos móveis no processo de compra

— Use tecnologias móveis para se comunicar com os clientes.
Tecnologias como os
beacons, por exemplo, podem enviar mensagens com ofertas para os smartphones dos clientes que estão passando por sua loja, chamando a atenção e aumentando as chances de eles entrarem.

Aprenda mais! O que são beacons e como eles podem ajudar suas vendas

Gostou das nossas dicas de marketing local?

O que você faz para destacar sua loja na sua região?

Tem alguma dúvida sobre como colocar essa estratégia em prática? Deixe um comentário abaixo contando sua visão ou dúvida sobre este tema e enriqueça ainda mais o debate!

Bons negócios na sua região!

Imagens: Bigstock

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