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10 ideias de ações de marketing para o Dia dos Namorados

10 ideias de ações de marketing para o Dia dos Namorados

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/05/19

O dia 12 de junho é a terceira data mais importante para o varejo em termos de movimento e vendas. Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a aproveitar as oportunidades dessa ocasião da melhor forma possível, apresentamos a seguir 10 ideias de ações de marketing para o Dia dos Namorados. Confira!

Quando junho se aproxima o amor parece estar no ar…

No varejo, corações, rosas e declarações tomam conta das lojas, que querem atrair os apaixonados em busca do presente ideal para a pessoa amada. Porém, cuidar apenas do visual da loja não basta para conseguir bons resultados em vendas neste período. É preciso mais. Como o seu estabelecimento está se preparando nesse sentido?

Para ajudá-lo a destacar o seu negócio nessa época importante para o comércio, reunimos neste artigo 10 ideias de ações de marketing para o Dia dos Namorados.

Leia e inspire-se para criar promoções e estratégias para atrair e conquistar mais clientes nas semanas que antecedem o dia 12 de junho!

Ideia #1 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Alcance os clientes que compraram nesta época ano passado

marketing para o Dia dos Namorados

Antes de sair buscando novos consumidores, investigue as oportunidades entre sua base de clientes atual. Para isso, liste os e-mails das pessoas que compraram presentes para o Dia dos Namorados ano passado e encaminhe para ofertas especiais para elas, para fazê-las voltar este ano!

Neste sentido, é possível, por exemplo:

Enviar um e-mail com um desconto especial, dizendo que ela está recebendo tal oferta porque comprou na loja ano passado.
Enviar um e-mail personalizado, citando o presente que comprado ano passado e sugerindo outras ideias de itens similares ou relacionados para presentear este ano.

Esse tipo de ação fará o cliente relembrar a experiência que teve em sua loja, aumentando as chances de ele ter vontade de comprar nela novamente.

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Ideia #2 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Ofereça embalagens criativas

marketing para o Dia dos Namorados

Para incentivar os clientes a comprarem em sua loja nessa época é preciso oferecer alguns extras que os ajudem a oferecer o presente da melhor maneira. E é por isso que disponibilizar embalagens diferenciadas pode ser uma ótima tática de marketing para o Dia dos Namorados.

Para isso, você pode, por exemplo:

Oferecer embalagens com temas relacionados ao Dia dos Namorados – como estampa de flores, de cupidos, de coração etc. –, caixas com laços bem vistosos ou embalagens em formato de coração.
Criar uma embalagem especial, que tenha um espaço para o cliente colar a foto do casal ou da pessoa amada.
Fazer uma embalagem que tenha um espaço especial (no próprio pacote ou em um cartão anexado) para o cliente escrever uma declaração de amor.

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Ideia #3 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Promova um concurso cultural para os clientes declararem seu amor

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No Dia dos Namorados, sua missão é ajudar seu cliente a escolher o presente que melhor represente os sentimentos dele pela pessoa amada.

Para dar uma força a mais nesse sentido, que tal criar uma plataforma para reunir declarações de amor – e, de quebra, fortalecer sua marca?

Além disso, você pode, por exemplo:

Fazer um concurso em que a melhor declaração de amor deixada na sua página (no site ou nas redes sociais) ganhará um voucher para gastar na loja.
Pedir para os clientes enviarem (por e-mail ou por meio de comentários nas redes sociais) suas histórias de amor para concorrerem a um prêmio – como uma viagem ou um jantar romântico, por exemplo.
Pedir para os clientes enviarem fotos com a pessoa amada. O casal da foto mais votada pelo público (em uma página web especial ou em um álbum no Facebook) ganhará uma sessão fotográfica gratuita.   

Dica!
Para oferecer a premiação do concurso, faça parcerias com outros negócios para divulgar suas marcas em conjunto.

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Ideia #4 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Fique atento à diversidade de casais

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Os consumidores da atualidade buscam marcas que defendem diversidade e inclusão. Portanto, na hora de criar ações de marketing para o Dia dos Namorados, leve em conta os diferentes tipos de casais.

Para isso, você pode, por exemplo:

Incluir fotos de casais LGBTQI+ em suas campanhas de marketing.
Levar em conta a diversidade de raças nas imagens de suas campanhas.
Fazer uma campanha “Amor de todos os tipos”, e compartilhar a história de diferentes perfis de casais namorados, “ficantes”, recém-casados, casados há muitos anos etc.

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Ideia #5 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Sorteie um presente especial para os clientes celebrarem o amor

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Para mostrar que quer ajudar seus clientes a terem o melhor Dia dos Namorados possível, ofereça a possibilidade de eles complementarem o presente com algo superespecial. Isso pode ser um incentivo e tanto para comprar no seu estabelecimento nesta data!

Para isso, você pode, por exemplo, usar as seguintes mensagens:

“Compre seu presente do Dia dos Namorados em nossa loja e concorra a uma viagem.”
“Presenteie seu amor com produtos da nossa loja e concorra a um jantar romântico.”
“Vamos sortear X iPads entre os clientes que comprarem presentes para o Dia dos Namorados.”

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Ideia #6 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Envie e-mails com dicas sobre essa data

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Quer colocar sua marca na mente dos consumidores nessa época – aumentando as chances de eles comprarem em sua loja? Enviar e-mails com informações relevantes sobre o Dia dos Namorados é uma tática muito eficiente para alcançar esse objetivo.  

Para isso, você pode, por exemplo:

Enviar dicas sobre como fazer embalagens diferenciadas para essa data.
Sugerir sites onde o cliente pode criar um cartão personalizado.
Oferecer uma lista de frases e textos românticos para utilizar nas declarações do Dia dos Namorados.

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Ideia #7 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Crie kits para o presente perfeito

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Muitas pessoas vão apreciar poder escolher um kit já pronto para presentear a pessoa amada. Essa é uma estratégia muito efetiva para ajudar seus clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona as vendas em sua loja.

Para isso, você pode, por exemplo:

Fazer kits para diferentes perfis de pessoas – kits para amantes dos eletrônicos; kits para quem gosta de cozinhar etc.
Criar grupo de presentes com produtos complementares – como, por exemplo, iPad + protetor de tela + capa + teclado + mouse.
Criar ofertas com preços especiais para compra do kit de presente – incentivando o cliente a comprar o kit com mais de um item ao invés do produto isolado.

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Ideia #8 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Chame a atenção dos clientes próximos à sua loja

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Os canais online – como redes sociais e e-mail – são fundamentais para atrair clientes nessa época. Porém, também é importante colocar em prática estratégias para conquistar clientes em suas redondezas, por meio de ações de marketing mais tradicionais.

Para isso, você pode, por exemplo:

Espalhar flyers em sua região com as ofertas e promoções especiais que sua loja preparou para o Dia dos Namorados.
Distribuir um brinde para quem passar por seu estabelecimento (uma rosa, um bombom etc.) com um folheto com informações sobre as opções de presentes para essa época disponíveis em sua loja.
Distribuir um voucher com desconto especial para quem comprar o presente do Dia dos Namorados em seu estabelecimento.

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Ideia #9 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Crie um guia de presentes para o Dia dos Namorados

marketing para o Dia dos Namorados

Esta é outra ação que vai mostrar que sua loja quer ajudar os clientes na missão de escolher o melhor presente para a pessoa amada. Na hora de criar essa lista de presentes, vá além da sugestão de produtos e indique também os perfis de pessoas mais alinhadas a cada item.

Para isso, você pode, por exemplo:

Criar diferentes “personagens”, representando diferentes tipos de pessoas (como, por exemplo: o viciado em games; a fissurada por filmes etc.) e, em cada um deles, fazer uma lista de presentes que eles gostariam de ganhar.
Selecionar os itens que você acredita que estarão em destaque este ano (como, por exemplo: tablet, smartphone, TVs) e fazer uma divulgação especial desses produtos, indicando os tipos de pessoas que gostarão de receber esses itens como presente nesta data.

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Ideia #10 de ação de marketing para o Dia dos Namorados
Desenvolva ofertas para quem deixa para comprar o presente na última hora

marketing para o Dia dos Namorados

Pode acreditar: muitas pessoas deixam para comprar o presente na última hora! Sua loja pode aproveitar essa oportunidade para se destacar, ajudando o cliente a resolver o problema de encontrar o presente ideal em pouco tempo.

Para isso, você pode, por exemplo, seguir este cronograma de mensagens:

No dia 10 de junho: “Faltam apenas dois dias para o Dia dos Namorados. Ainda dá tempo de aproveitar as ofertas que preparamos para você oferecer um presente especial nessa data!”
No dia 11 de junho: “Ainda não comprou o presente? Confira nossas ofertas e kits especiais para essa época e não deixe de presentear a pessoa amada nessa importante data!”
No dia 12 de junho: “O Dia dos Namorado é hoje! Não teve tempo de comprar o presente? Passe em nossa loja e confira kits prontos para não deixar essa data passar em branco!”

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Esperamos que essas dicas e informações o inspirem a preparar ações de marketing especiais para o Dia dos Namorados. Com isso, sua loja estará em destaque nessa época e atrairá muitos clientes em busca do presente ideal.

Sucesso e boas vendas!

PS: Tem alguma dica a acrescentar? Deixe um comentário! Sua experiência pode ajudar outros profissionais do varejo!

Imagens: Rawpixel; Freepik

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