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Como conquistar o consumidor mobile

Como conquistar o consumidor mobile

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/06/17

Mais do que um simples telefone, os smartphones são, atualmente, uma importante ferramenta de comunicação e de consumo. Por isso, conquistar o consumidor mobile é fundamental para as lojas que desejam permanecer relevantes no mercado e acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor.

Esse é o seu caso, certo?

Então, confira a seguir informações que vão ajudar a destacar sua marca nesse canal, conquistando cada vez mais clientes e fortalecendo sua presença nas plataformas móveis.

A importância do mobile no dia a dia

conquistar o consumidor mobileOs consumidores atuais vivem em micro-momentos. Os micro-momentos acontecem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou de comprar algo.

São buscas e interações que acontecem ao longo do dia e que podem resultar em decisões de última hora, tomadas por impulso e/ou para resolver uma necessidade específica daquele instante.

Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Provokers:

  • conquistar o consumidor mobileOs usuários de smartphone no Brasil olham, em média, 86 vezes por dia para os seus celulares.
  • Além disso, eles esperam obter informação imediata quando usam o aparelho para procurar informações na internet.

Agora pense:

Sua loja está atendendo as necessidades desse público, oferecendo informações úteis na hora que eles precisam?

Sua loja está presente nesses micro-momentos dos consumidores ao longo do dia?

As dicas a seguir mostram como o seu negócio pode conquistar o consumidor mobile, aproveitando ao máximo o potencial da interação com o seu público nesse canal.

3 ações fundamentais para conquistar o consumidor mobile

1 – Atue em multicanais

conquistar o consumidor mobileApesar de o celular ser um importante canal de comunicação e consumo para os clientes da atualidade, ele não é o único. Aliás, o consumidor atual transita entre diversos canais ao longo da sua jornada de compra. Ele pode, por exemplo, começar a pesquisar um produto pelo celular, tirar uma dúvida por telefone e acabar comprando na loja física.

Por isso, para conquistar o consumidor mobile, é importante que sua loja tenha uma presença multicanal, acompanhando os clientes em todas as etapas do processo de compra.

Os dados abaixo, extraídos da pesquisa realizada no Brasil pela consultoria Provokers, comprovam como é importante integrar os diferentes canais nas estratégias de comunicação e vendas no varejo:

conquistar o consumidor mobile

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Para colocar em prática:

2 – Preocupe-se com a qualidade do site móvel

conquistar o consumidor mobileOutra questão fundamental para conquistar o consumidor mobile é ter um site que possa ser facilmente acessado via smartphone. O estudo da Provokers também descobriu que o consumidor não perdoa experiências ruins no mobile.

De acordo com a pesquisa:

  • Quando o site de uma marca demora muito para carregar ou não tem uma navegação intuitiva, imediatamente,43% dos consumidores acessam o site de outra marca.
  • E, ainda, 41% dos usuários declaram que há poucas chances de voltarem a um site no qual tiveram uma má experiência.

A análise da consultoria identificou ainda os fatores que mais incomodam os consumidores em um site mobile com experiência ruim. São eles:

 

conquistar o consumidor mobile

Para analisar o desempenho dos sites mobile no Brasil, a Google realizou testes com algumas páginas e descobriu que:

  • Três entre os quatro sites mobile mais acessados do país levam mais de 20 segundos para carregar.
  • 53% dos consumidores abandonam um site mobile que demora mais de três segundos para carregar.

Seu site mobile está proporcionando uma experiência positiva aos clientes? Será que sua loja não está perdendo clientes por conta de um site mobile ruim?

Para colocar em prática:

  • Invista no desenvolvimento de um site que tenha um design responsivo – ou seja, que se adapta aos diferentes tamanhos de telas. Contrate uma empresa ou profissional especializado em desenvolvimento web para garantir a qualidade do seu site móvel e, consequentemente, a qualidade da interação entre sua marca e o seu público nesse canal.

Dica: para testar a qualidade do seu site, utilize a ferramenta gratuita PageSpeed Insights. A análise nessa plataforma pode dar informações importantes para o desenvolvedor do seu site saber o que precisa ser melhorado nas páginas.

3 – Personalização é tudo – também no mobile

Para conquistar o consumidor mobile, não basta oferecer as informações sobre os produtos que ele busca de maneira rápida e eficiente. É importante que essas informações estejam alinhadas ao perfil e às necessidades dele.

É o que mostram os dados coletados na pesquisa da consultoria Provokers. Confira as preferências dos brasileiros na hora de comprar pelo mobile:

conquistar o consumidor mobile

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Quando for pensar em maneiras de se comunicar com os clientes via dispositivos móveis, preocupe-se em criar estratégias para que essa comunicação aconteça de maneira direcionada.

Por exemplo: ao invés de enviar via WhatsApp uma oferta genérica para todos os clientes da sua base, personalize sua comunicação. Para os clientes que compraram celulares no último mês, anuncie as promoções de acessórios para esses aparelhos; para os clientes que compraram uma câmera fotográfica, envia as ofertas de lentes e tripés.

Para colocar em prática:

Preparado para conquistar os consumidores mobile?

conquistar o consumidor mobile

Fortalecer sua presença nesses canais vai exigir investimento e também o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação e vendas. Mas saiba que isso é crucial para a sobrevivência do seu negócio nessa nova era digital.

Se tiver alguma dúvida, dificuldade ou opinião relacionada a esse tema, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias e necessidades conosco. Estamos aqui para ajudá-lo a tornar sua loja mais forte e mais eficiente, preparada para as mudanças do mercado e para atender com qualidade os consumidores atuais.

Boas vendas!

Informações: Think with Google
Imagens: Freepik

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