Quer fazer da internet sua aliada neste fim de ano? Sigas as 5 dicas para preparar seu e-commerce para vender mais no Natal que apresentamos neste artigo!
“It’s the most wonderful time of the year!”
Ou, em bom português, “é a época mais incrível do ano”.
A frase que dá início à célebre música de Andy Williams retrata bem o que o Natal representa. É realmente uma época incrível! Um período de muitas festas, celebrações e, é claro, compras! O que significa que enquanto a maioria das pessoas estão se preparando para comemorar, os varejistas estão trabalhando.
Pois é, nós sabemos que o Natal pode ser um período cansativo para você. Porém, ao mesmo tempo, é também um dos melhores momentos para atrair e fidelizar clientes e, é claro, vender mais.
Inclusive, já falamos bastante sobre como vender mais em sua loja durante o Natal*! Hoje, portanto, vamos focar em como você pode potencializar as suas vendas no e-commerce neste período.
Acompanhe!
– Dicas de marketing para destacar sua loja neste Natal
– Dicas de 8 especialistas para sua loja ter um Feliz Natal este ano
– Guia: tudo o que você precisa saber para vender mais no Natal
De acordo com a Ebit|Nielsen, só no Natal de 2018 o e-commerce faturou quase 10 bilhões de reais. Isso representa um crescimento de 13,5% em relação aos resultados do ano anterior.
Além disso, o número de pedidos cresceu 5,2% – passando de 19,06 milhões para 20,1 milhões. E o tícket médio subiu 8% – de R$ 457 para R$ 493.
As categorias mais compradas no e-commerce brasileiro durante o Natal do ano passado foram:
– Eletrodomésticos (14,4%)
– Perfumaria e cosméticos (10,4%)
– Moda e acessórios (10,1%)
– Casa e decoração (9,8%)
– Telefonia e celulares (7,6%).
No share de faturamento, as três categorias que se destacaram foram eletrodomésticos (24,4%), telefonia e celulares (19,4%) e casa e decoração (9,1%).
O levantamento destacou ainda que 26% do valor arrecadado no último mês do ano em 2018 corresponde à Black Friday.
Ou seja, não dá para ignorar o potencial do e-commerce durante as festas de fim de ano!
Sabendo disso, apresentamos a seguir 5 dicas para preparar o seu e-commerce para vender mais no Natal…
– 7 dicas para aproveitar a Black Friday para vender mais
– Como ir além dos descontos e fidelizar clientes na Black Friday
– 4 vídeos com dicas para destacar sua loja na Black Friday
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– 4 ideias para atrair e fidelizar clientes na Black Friday
– 4 dicas para vender eletrônicos na Cyber Monday
A última coisa que você quer é que seu site pare de funcionar durante a temporada de festas, certo?
Contudo, isso pode acontecer em épocas de acessos elevados. Principalmente se você não tiver tido uma experiência com um pico muito alto de tráfego na sua loja online anteriormente.
Portanto, verifique com frequência com os seus provedores como está o funcionamento do seu site, e faça possíveis ajustes antes mesmo de a época mais movimentada começar. Esse período é uma época muito importante, e qualquer pequena falha pode fazer a diferença entre perder e fidelizar um cliente.
– O e-commerce e as vendas de fim de ano
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– Abandono de carrinho: 5 fatores que fazem os clientes desistirem de comprar no e-commerce
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Verificar a capacidade para lidar com o tráfego é uma tarefa importante. Porém, tão importante quanto é fazer com que o seu site possa ser acessado via mobile. Afinal, atualmente, as pessoas navegam pela internet mais pelo celular ou tablet do que de qualquer outro dispositivo.
Portanto, certifique que seu e-commerce seja mobile friendly. Ou seja, verifique se é fácil procurar seus produtos e fazer uma compra na sua loja utilizando celulares e tablets, se o site é responsivo, se o tempo de carregamento das páginas é bom, e assim por diante.
– Como conquistar o consumidor mobile
– Vídeo: O poder do mobile no comércio eletrônico
Você não precisa repaginar o seu site completamente ou realizar mudanças drásticas de design para seguir essa dica. Porém, uma personalização adaptada pode ser bastante atrativa para os clientes.
Afinal, o Natal é a principal época para vendas. Portanto, alterar alguns elementos do seu site para refletir que o significado dessa época pode aumentar a disposição dos visitantes de continuar comprando e permanecer no espírito natalino.
Neste sentido, você pode, por exemplo:
– Criar banners para promover suas ações de vendas da Black Friday ou do Natal.
– Desenvolver conteúdos específicos para os clientes que acessam seu e-commerce nesta época.
– Trocar as cores do background do site para combinar mais com essa época.
– E assim por diante.
– Erros de design no e-commerce que prejudicam a experiência do cliente
– Dicas de design para atingir diferentes consumidores em sua loja online
Para não cometer os mesmos erros do passado, analise suas estatísticas do último Natal e aprenda com elas. Essa é uma ótima maneira de aprimorar a sua loja online e também de saber o que oferecer nela.
Além disso, entender o sucesso ou fracasso de suas campanhas pode ajudá-lo a criar melhores ações este ano. E, ainda, a análise de dados também pode mostrar mais maneiras de atender às necessidades de seus clientes.
Sabemos que o Natal já está próximo. Então, o ideal é deixar o seu site preparado para os clientes natalinos o mais cedo possível. Porém, essa dica que vale para todas as outras datas especiais em que você pode atrair e fidelizar novos clientes.
Ao planejar com antecedência, você reduz as chances de pequenos erros acontecerem. Além de saber o que oferecer aos clientes, e como oferecer!
– Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais ao longo do ano
– Como planejar um fim de ano de bons resultados em vendas
Esperamos que você consiga aproveitar nossos dicas para vender muito nesse final de ano. Esse período pode ser exaustivo, mas quando o trabalho é bem realizado o resultado compensa todo esforço.
Sucesso!