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4 erros que lojas online precisam evitar no Natal

4 erros que lojas online precisam evitar no Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/11/19

Saiba quais são os erros que lojas online devem evitar no Natal e aumente suas chances de conquistar bons resultados neste fim de ano.

Um estudo da Salesforce indicou que as vendas no e-commerce devem crescer 13% globalmente no Natal deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Boa notícia, é verdade. Porém, não significa que você pode simplesmente esperar que sua loja online “bombe” na reta final de 2019. Pelo contrário. Para conquistar sua fatia deste mercado você precisa fazer sua parte!

Sabendo disso, na semana passada, produzimos este artigo: Como preparar seu e-commerce para vender mais no Natal.

Contudo, saber o que fazer durante as agitadas últimas semanas do ano não é o suficiente para atingir bons resultados. Além disso, é crucial identificar – e saber como evitar – os principais erros que podem ocorrer durante esse período. 

É sobre isso que falamos a seguir!

Combinando a leitura destes dois conteúdos você estará apto não apenas para trabalhar tanto quanto o Papai Noel no Natal, mas também espalhar felicidade. Assim como o bom velhinho!

Vamos lá?

Leia também!

Os erros listados a seguir são referentes às vendas de Natal.
Para saber mais sobre outros erros que podem prejudicar seu e-commerce leia estes artigos:

Os 6 principais erros no e-commerce
Erros de design no e-commerce que prejudicam a experiência do cliente
5 erros que prejudicam as vendas online

4 erros que lojas online precisam evitar no Natal

erros que lojas online precisam evitar no natal

Erro #1 que lojas online devem evitar no Natal:
Imagens de má qualidade

Presente de Natal é especial, concorda?

A gente pesquisa, analisa alternativas, escolhe com carinho e quer que o presenteado receba tudo direitinho. Por isso mesmo, quando a compra é feita pela internet, é essencial que a imagem do produto esteja clara. Ou seja, que a resolução seja boa e que seja possível ver diferentes ângulos do produto. Afinal, só assim o cliente terá certeza de que aquele é o presente ideal!

Inclusive, ter imagens ruins já é um dos piores erros que uma loja online pode cometer. No Natal, então, fica pior ainda.

Portanto, preste atenção à qualidade das imagens que você usa no seu e-commerce. Elas podem lhe garantir algumas vendas extras neste fim de ano.

Leia também!

Como o design da sua loja virtual pode influenciar as vendas
Dicas de design para atingir diferentes consumidores em sua loja online

Erro #2 que lojas online devem evitar no Natal:
Falta de informações sobre o produto

erros de design no e-commerceBoas imagens ajudam o cliente a ter uma ideia de qual é o produto que você está oferecendo. Porém, nem sempre são suficientes para gerar uma venda. Afinal, muitas vezes não são as características de um produto que interessam, mas sim o que ele faz, para que ele serve.

Portanto, para converter visitantes em clientes, você deve fornecer uma descrição detalhada e completa sobre os itens do seu mix.

Além disso, tenha em mente que, muitas vezes, comentários de clientes satisfeitos valem mais do que a sua própria descrição. É sua missão, então, usar essas avaliações a seu favor!

Leia também!

Como apresentar melhor os produtos do seu e-commerce
Como vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente
10 formas de obter feedbacks dos clientes no e-commerce
14 táticas para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce

Erro #3 que lojas online devem evitar no Natal:
Não mencionar o prazo de entrega
Ou apresentar um prazo que não será cumprido

Quando um cliente realiza uma compra online, ele deseja receber o produto o mais rápido possível. No entanto, muitas vezes – ainda mais em época de Natal –, os pedidos podem demorar um pouco para serem entregues.

Mas, calma, não é esse o “erro” que você deve evitar no Natal! Até porque isso não é necessariamente um erro – já que todos estamos sujeitos a possíveis problemas de logística…

O erro é não deixar claro qual é o prazo de entrega. Ou, então, apresentar um prazo que não poderá cumprir.

Portanto, seja honesto com seu cliente. Evite fazer coisas que possam causar um impacto negativo nos seus negócios e até mesmo prejudicar suas vendas no longo prazo.

Ou seja, nunca esconda seu prazo de entrega – e não minta sobre ele! Até porque essas informações podem ter um grande peso na decisão de compra de seus clientes. E é muito melhor perder uma venda do que ganhar um (ex-)cliente insatisfeito.

Leia também!

Logística no e-commerce na prática
Como fazer os clientes do e-commerce voltarem sempre

Erro #4 que lojas online devem evitar no Natal:
Serviços de baixa qualidade

Produtos bons sem serviço e atendimento de alto nível não sustentam uma loja online!

Por isso, após enviar o produto ao comprador, é sua obrigação oferecer suporte.

Neste sentido, você pode, por exemplo, enviar uma mensagem para saber seu ocorreu tudo certo com a entrega e se o cliente ficou satisfeito com o produto. Além disso, coloque-se à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e ajudá-lo no que for preciso. 

Quando um atendimento é bem realizado, o cliente identifica que o serviço oferecido pela loja é de alta qualidade, e aumenta as chances de ele se tornar um comprador fiel.

Leia também!

5 serviços que farão sua loja virtual ter mais sucesso
Como aprimorar o serviço de atendimento ao cliente no e-commerce
7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

Estes, é claro, são apenas alguns erros que sua loja online deve evitar no Natal. Além disso, não se esqueça de:

– Oferecer embalagens de presente aos seus clientes.
– Validar os endereços de entrega antes de fazer o envio dos produtos comprados.
– Cuidar do seu estoque.
– Deixar sua política de trocas clara.
– Criar guias de presentes que podem ser comprados em conjunto.
– E assim por diante.

Tudo isso o ajudará a conquistar bons resultados neste Natal – e sempre.

Dicas extras!

Gostou do que leu aqui e quer continuar seu aprendizado para garantir bons resultados em vendas no e-commerce daqui até o fim do ano?

Leia estes outros conteúdos:

Como divulgar a loja virtual por meio da loja física
7 formas de utilizar as embalagens para aumentar a fidelidade dos clientes
Como criar guias de presentes e aumentar as vendas em datas comemorativas
5 dicas práticas para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce
8 segredos dos sites campeões em conversão de vendas
Como reverter o abandono de carrinho no e-commerce

Eles reúnem informações complementares e que podem ajudá-lo a aprimorar processos importantes para as vendas online no Natal e sempre.

Agora, é com você!

Fique atento para não cometer estes erros. A correria dessa época do ano pode impedi-lo de fazer tudo de maneira perfeita, mas com dedicação e atenção, você verá que conquistar bons resultados no e-commerce no Natal pode ser mais fácil do que parece.

Boas vendas e um Feliz Natal!

 

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