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O e-commerce e as vendas de fim de ano

O e-commerce e as vendas de fim de ano

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/10/19

Ter um e-commerce é crucial para quem quer aproveitar de verdade as oportunidades de vendas que a reta final do ano traz. Aprenda como dar os primeiros passos para expandir suas operações de vendas para a web e saiba como a Gazin Atacado pode ajudá-lo nessa missão!

Nos últimos dias, você leu aqui diversos artigos com informações e dicas para que sua loja possa aproveitar ao máximo as datas especiais na temporada de final de ano para atrair mais clientes e vender mais.

Como planejar um fim de ano de bons resultados em vendas
Como ir além do desconto e fidelizar clientes na Black Friday
4 dicas para vender eletrônicos na Cyber Monday
Dicas de 8 especialistas para sua loja ter um Feliz Natal este ano

Para completar esse tema, precisamos falar sobre um canal que é crucial para que o seu negócio possa efetivamente usufruir de TODAS as oportunidades comerciais que essa época oferece.

Estamos falando da internet!

Não dá mais para negar!

O e-commerce é mais que uma “modinha” ou uma tendência passageira: a venda e compra de produtos e serviços online veio para ficar, e tende a crescer cada vez mais.

E em datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal, a internet é um canal extremamente importante, em que os consumidores realizam não apenas pesquisas, como também muitas compras!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers:

– 69% dos consumidores compram online na Black Friday.
– 45% realizam compras na web no Natal.
 

Ou seja, ao deixar de atuar no comércio eletrônico, sua loja está perdendo uma enorme parcela das compras realizadas nesse período. 

Contudo, sabemos que vender na internet não é fácil e pode parecer assustador. Se você tem interesse em expandir suas operações para a web, mas não sabe por onde começar, nós podemos ajudá-lo!

Confira a seguir algumas dicas importantes para dar os primeiros passos no e-commerce e entenda como você pode aprender mais sobre como começar a vender na internet!

O primeiro passo fundamental para o sucesso no e-commerce:
planejamento
 

planejamento e-commerce

Assim como faria para abrir qualquer empresa, antes de abrir seu negócio na web, é fundamental que você desenvolva um planejamento estratégico do negócio online.

A seguir, listamos algumas dicas do Sebrae em relação aos primeiros passos para o desenvolvimento desse plano. A instituição destaca que o planejamento estratégico da loja virtual deve ser sucinto e acessível a todos que integram a empresa.

Os elementos básicos desse plano incluem, dentre outras coisas:

✔︎ Breve descrição do projeto do e-commerce a ser desenvolvido – não mais de uma página.

✔︎ Objetivos a serem atingidos por meio da operação de e-commerce – corte de custos, aumento da base de clientes, adequação às demandas do mercado etc.

✔︎ Análise de mercado e da concorrência – descreva as oportunidades do mercado de e-commerce para a sua empresa e o perfil dos consumidores visados.

✔︎ Estratégias de preços – defina sua política de preços e descontos e estabeleça quais serão as modalidades de pagamento, tais como boleto bancário, cartão de crédito etc.

✔︎ Estratégias de vendas – indique como será feita a recepção e o processamento de pedidos.

✔︎ Estratégias de logística – aponte como será feita a entrega física dos produtos ao comprador.

✔︎ Estratégias de pós-venda – defina quais serão os canais e os tipos de atendimento e comunicação oferecidos ao cliente depois que ele efetuar a compra em sua loja online.

✔︎ Orçamento – faça um orçamento que cubra o período de instalação da operação de e-commerce, o início de operações e a entrada em funcionamento normal da operação.

✔︎ Outras análises financeiras necessárias – projeção de fluxo de caixa, análise do ponto de equilíbrio, planejamento de vendas etc.

➔ Confira o guia completo do Sebrae sobre como realizar o planejamento estratégico do seu e-commerce clicando aqui.

DICA DE ESPECIALISTA SOBRE INÍCIO NO E-COMMERCE!

Em uma entrevista exclusiva para o Blog do Varejo, Osmar Dalquano Junior, que foi coordenador de varejo do Sebrae-PR por mais de uma década, alertou para os seguintes fatores fundamentais a serem levados em conta na hora de abrir um e-commerce:

– É preciso entender que o e-commerce é um outro negócio, não é apenas uma extensão da loja física.
– É crucial ter conhecimento sobre o mercado de vendas online antes de abrir um e-commerce.
– Deve-se escolher com atenção a plataforma de venda que será utilizada nas operações online.
– Planejamento é fundamental para não prejudicar a imagem da marca – especialmente se você já possui uma marca no ambiente físico.
 

➔ Assista ao vídeo com a entrevista de Osmar:

Escolhendo a “casa” do seu e-commerce 

Se você estivesse procurando um local para sua loja física, não escolheria uma sala sem a estrutura adequada, certo?

Pois bem, da mesma forma, é preciso ter muita atenção na hora de selecionar a plataforma de e-commerce onde irá abrigar sua loja virtual.

Basicamente, você tem dois possíveis caminhos:

– Desenvolver sua própria estrutura. Ou seja, “construir” sua loja virtual.
– Utilizar uma plataforma pronta para abrigar o seu negócio na web – como se você estivesse alugando um prédio, só que no mundo digital. 

Para seguir o primeiro caminho, você precisa de pessoas aptas a construir esse e-commerce: os desenvolvedores web. Existem profissionais e empresas especializados nesse tipo de trabalho.

Mas, para muitos empresários, especialmente para quem está começando e não tem muito capital, é mais prático e barato ir pelo segundo caminho, escolhendo uma ferramenta já pronta.

Se optar pela segunda opção, é fundamental que você tenha muito cuidado na hora de definir qual sistema de e-commerce utilizará.

Para ajudá-lo a entender o que deve levar em consideração nessa escolha, criamos um guia com as 15 importantes perguntas que você deve responder na hora de definir qual é a melhor plataforma para montar uma loja virtual.

➔ Confira clicando aqui.

VOCÊ CONHECE O PROJETO PARCEIRO GAZIN?

e-commerce parceiro gazin

Ele funciona da seguinte forma:

✓ A Gazin disponibiliza todo o seu estoque na plataforma de comércio eletrônico.
✓ Você escolhe os produtos que quer vender e disponibiliza para o consumidor em sua loja virtual.
✓ O consumidor escolhe os produtos e fecha o pedido pelo site.
✓ O pagamento é direcionado para sua loja.
✓ Você faz o pedido para a Gazin dos itens que o consumidor escolheu.
✓ A Gazin separa o produto e fatura para sua loja.
✓ Depois, é só enviar o item para o consumidor. 

Vantagens do Parceiro Gazin:

1) Você não precisa ter estoque para vender

Pode oferecer milhares de produtos a seus clientes utilizando o estoque Gazin.

2) Sua loja virtual será configurada e personalizada em até 5 dias

Configuração e personalização completa: Layout, Banners, Meios de Pagamento, Transportadoras, Cadastro de produtos, Textos, Domínio e muito mais.

3) É uma plataforma de e-commerce completa!

Trabalhamos com ferramentas de alta tecnologia, que irão garantir que sua loja virtual funcionará com toda eficácia e segurança.

4) O site é muito fácil de personalizar

Assim, você pode deixar sua loja virtual com a cara da sua marca.

➔  Para mais informações e cadastro, clique aqui.

3 dicas práticas para fazer suas primeiras vendas no e-commerce

dicas de e-commerce

Colocou sua loja virtual no ar, mas os primeiros clientes ainda não apareceram? Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer suas primeiras vendas online:

1) Envie um e-mail para uma lista qualificada

Se você já tem uma loja física, pode aproveitar os contatos de seus clientes atuais para avisá-los que agora também irá vender pela internet. Além disso, avise seus amigos e familiares, e peça para eles ajudarem a espalhar a novidade!

2) Venda para pessoas próximas

Falando em amigos e familiares, esses podem ser seus potenciais primeiros clientes! Não estamos sugerindo que você obrigue sua mãe a comprar algo em sua loja, mesmo que ela não vá utilizar. Trata-se de aproveitar o relacionamento próximo que você tem com essas pessoas para mostrar sua loja, seus produtos e incentivá-las a comprar com você.

3) Faça anúncios na web

Outra forma de mostrar sua loja ao mundo e atrair os primeiros compradores é promovendo anúncios nas redes sociais e também campanhas pagas no Google, para que seu e-commerce apareça em destaque nas buscas do seu público-alvo.

QUER APRENDER MAIS SOBRE COMO VENDER NA INTERNET? 

Além de oferecer o Parceiro Gazin para que você possa criar sua loja online de maneira fácil e prática, a Gazin Atacado também promove um treinamento online gratuito para ajudá-lo a vender na internet!

As dicas que listamos neste artigo são apenas uma amostra das lições que você terá acesso neste curso online, que é dividido em nove módulos: 

Módulo 1: Primeiros passos para vender na internet
Módulo 2: Marketing e comunicação para e-commerce
Módulo 3: Como criar conteúdo online para vender mais
Módulo 4: Dicas de design que irão aumentar suas vendas online
Módulo 5: Como usar as redes sociais para vender mais na web
Módulo 6: Táticas para aumentar as vendas online
Módulo 7: Como dar mais credibilidade e segurança à sua loja virtual
Módulo 8: A importância do mobile no e-commerce
Módulo 9: Como oferecer uma experiência de compra marcante na web 

Os módulos são lançados bimestralmente, e os três primeiros já estão disponíveis!

Além de não ter nenhum custo de inscrição, você não precisa criar contas em diferentes plataformas e nem baixar nenhum aplicativo: receberá todas as aulas por e-mail, usando uma ferramenta que já utiliza no seu dia a dia!

Interessado?

➔  Inscreva-se gratuitamente nos módulos do seu interesse clicando aqui.

E bora vender pela internet!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


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