Ter um e-commerce é crucial para quem quer aproveitar de verdade as oportunidades de vendas que a reta final do ano traz. Aprenda como dar os primeiros passos para expandir suas operações de vendas para a web e saiba como a Gazin Atacado pode ajudá-lo nessa missão!
Nos últimos dias, você leu aqui diversos artigos com informações e dicas para que sua loja possa aproveitar ao máximo as datas especiais na temporada de final de ano para atrair mais clientes e vender mais.
– Como planejar um fim de ano de bons resultados em vendas
– Como ir além do desconto e fidelizar clientes na Black Friday
– 4 dicas para vender eletrônicos na Cyber Monday
– Dicas de 8 especialistas para sua loja ter um Feliz Natal este ano
Para completar esse tema, precisamos falar sobre um canal que é crucial para que o seu negócio possa efetivamente usufruir de TODAS as oportunidades comerciais que essa época oferece.
Não dá mais para negar!
O e-commerce é mais que uma “modinha” ou uma tendência passageira: a venda e compra de produtos e serviços online veio para ficar, e tende a crescer cada vez mais.
E em datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal, a internet é um canal extremamente importante, em que os consumidores realizam não apenas pesquisas, como também muitas compras!
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a consultoria Provokers:
Ou seja, ao deixar de atuar no comércio eletrônico, sua loja está perdendo uma enorme parcela das compras realizadas nesse período.
Contudo, sabemos que vender na internet não é fácil e pode parecer assustador. Se você tem interesse em expandir suas operações para a web, mas não sabe por onde começar, nós podemos ajudá-lo!
Confira a seguir algumas dicas importantes para dar os primeiros passos no e-commerce e entenda como você pode aprender mais sobre como começar a vender na internet!
Assim como faria para abrir qualquer empresa, antes de abrir seu negócio na web, é fundamental que você desenvolva um planejamento estratégico do negócio online.
A seguir, listamos algumas dicas do Sebrae em relação aos primeiros passos para o desenvolvimento desse plano. A instituição destaca que o planejamento estratégico da loja virtual deve ser sucinto e acessível a todos que integram a empresa.
Os elementos básicos desse plano incluem, dentre outras coisas:
✔︎ Breve descrição do projeto do e-commerce a ser desenvolvido – não mais de uma página.
✔︎ Objetivos a serem atingidos por meio da operação de e-commerce – corte de custos, aumento da base de clientes, adequação às demandas do mercado etc.
✔︎ Análise de mercado e da concorrência – descreva as oportunidades do mercado de e-commerce para a sua empresa e o perfil dos consumidores visados.
✔︎ Estratégias de preços – defina sua política de preços e descontos e estabeleça quais serão as modalidades de pagamento, tais como boleto bancário, cartão de crédito etc.
✔︎ Estratégias de vendas – indique como será feita a recepção e o processamento de pedidos.
✔︎ Estratégias de logística – aponte como será feita a entrega física dos produtos ao comprador.
✔︎ Estratégias de pós-venda – defina quais serão os canais e os tipos de atendimento e comunicação oferecidos ao cliente depois que ele efetuar a compra em sua loja online.
✔︎ Orçamento – faça um orçamento que cubra o período de instalação da operação de e-commerce, o início de operações e a entrada em funcionamento normal da operação.
✔︎ Outras análises financeiras necessárias – projeção de fluxo de caixa, análise do ponto de equilíbrio, planejamento de vendas etc.
➔ Confira o guia completo do Sebrae sobre como realizar o planejamento estratégico do seu e-commerce clicando aqui.
Em uma entrevista exclusiva para o Blog do Varejo, Osmar Dalquano Junior, que foi coordenador de varejo do Sebrae-PR por mais de uma década, alertou para os seguintes fatores fundamentais a serem levados em conta na hora de abrir um e-commerce:
– É preciso entender que o e-commerce é um outro negócio, não é apenas uma extensão da loja física.
– É crucial ter conhecimento sobre o mercado de vendas online antes de abrir um e-commerce.
– Deve-se escolher com atenção a plataforma de venda que será utilizada nas operações online.
– Planejamento é fundamental para não prejudicar a imagem da marca – especialmente se você já possui uma marca no ambiente físico.
➔ Assista ao vídeo com a entrevista de Osmar:
Se você estivesse procurando um local para sua loja física, não escolheria uma sala sem a estrutura adequada, certo?
Pois bem, da mesma forma, é preciso ter muita atenção na hora de selecionar a plataforma de e-commerce onde irá abrigar sua loja virtual.
Basicamente, você tem dois possíveis caminhos:
– Desenvolver sua própria estrutura. Ou seja, “construir” sua loja virtual.
– Utilizar uma plataforma pronta para abrigar o seu negócio na web – como se você estivesse alugando um prédio, só que no mundo digital.
Para seguir o primeiro caminho, você precisa de pessoas aptas a construir esse e-commerce: os desenvolvedores web. Existem profissionais e empresas especializados nesse tipo de trabalho.
Mas, para muitos empresários, especialmente para quem está começando e não tem muito capital, é mais prático e barato ir pelo segundo caminho, escolhendo uma ferramenta já pronta.
Se optar pela segunda opção, é fundamental que você tenha muito cuidado na hora de definir qual sistema de e-commerce utilizará.
Para ajudá-lo a entender o que deve levar em consideração nessa escolha, criamos um guia com as 15 importantes perguntas que você deve responder na hora de definir qual é a melhor plataforma para montar uma loja virtual.
➔ Confira clicando aqui.
Ele funciona da seguinte forma:
✓ A Gazin disponibiliza todo o seu estoque na plataforma de comércio eletrônico.
✓ Você escolhe os produtos que quer vender e disponibiliza para o consumidor em sua loja virtual.
✓ O consumidor escolhe os produtos e fecha o pedido pelo site.
✓ O pagamento é direcionado para sua loja.
✓ Você faz o pedido para a Gazin dos itens que o consumidor escolheu.
✓ A Gazin separa o produto e fatura para sua loja.
✓ Depois, é só enviar o item para o consumidor.
Vantagens do Parceiro Gazin:
Pode oferecer milhares de produtos a seus clientes utilizando o estoque Gazin.
Configuração e personalização completa: Layout, Banners, Meios de Pagamento, Transportadoras, Cadastro de produtos, Textos, Domínio e muito mais.
Trabalhamos com ferramentas de alta tecnologia, que irão garantir que sua loja virtual funcionará com toda eficácia e segurança.
Assim, você pode deixar sua loja virtual com a cara da sua marca.
➔ Para mais informações e cadastro, clique aqui.
Colocou sua loja virtual no ar, mas os primeiros clientes ainda não apareceram? Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer suas primeiras vendas online:
Se você já tem uma loja física, pode aproveitar os contatos de seus clientes atuais para avisá-los que agora também irá vender pela internet. Além disso, avise seus amigos e familiares, e peça para eles ajudarem a espalhar a novidade!
Falando em amigos e familiares, esses podem ser seus potenciais primeiros clientes! Não estamos sugerindo que você obrigue sua mãe a comprar algo em sua loja, mesmo que ela não vá utilizar. Trata-se de aproveitar o relacionamento próximo que você tem com essas pessoas para mostrar sua loja, seus produtos e incentivá-las a comprar com você.
Outra forma de mostrar sua loja ao mundo e atrair os primeiros compradores é promovendo anúncios nas redes sociais e também campanhas pagas no Google, para que seu e-commerce apareça em destaque nas buscas do seu público-alvo.
Além de oferecer o Parceiro Gazin para que você possa criar sua loja online de maneira fácil e prática, a Gazin Atacado também promove um treinamento online gratuito para ajudá-lo a vender na internet!
As dicas que listamos neste artigo são apenas uma amostra das lições que você terá acesso neste curso online, que é dividido em nove módulos:
Módulo 1: Primeiros passos para vender na internet
Módulo 2: Marketing e comunicação para e-commerce
Módulo 3: Como criar conteúdo online para vender mais
Módulo 4: Dicas de design que irão aumentar suas vendas online
Módulo 5: Como usar as redes sociais para vender mais na web
Módulo 6: Táticas para aumentar as vendas online
Módulo 7: Como dar mais credibilidade e segurança à sua loja virtual
Módulo 8: A importância do mobile no e-commerce
Módulo 9: Como oferecer uma experiência de compra marcante na web
Os módulos são lançados bimestralmente, e os três primeiros já estão disponíveis!
Além de não ter nenhum custo de inscrição, você não precisa criar contas em diferentes plataformas e nem baixar nenhum aplicativo: receberá todas as aulas por e-mail, usando uma ferramenta que já utiliza no seu dia a dia!
Interessado?
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E bora vender pela internet!