Os dispositivos móveis revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e, especialmente, como compram. Atualmente, o chamado “mobile” influencia o consumidor em todas as etapas de uma relação comercial – na pesquisa, no processo de decisão, na hora da compra e também depois dela. Quando têm uma dúvida, quando querem saber mais sobre como usar determinado item ou comparar preços, os consumidores recorrem ao seu “amigo” de todas as horas: o smartphone.
Já imaginou se sua loja pudesse estar presente na vida dos seus clientes ao longo do dia, oferecendo o que eles precisam em situações específicas e nos dispositivos de sua preferência?
Isso é possível através dos micro-momentos!
Não sabe do que estamos falando? Calma, explicaremos esse conceito e revelaremos como sua loja pode utilizá-lo para conquistar mais clientes, fortalecer o relacionamento com o público e aumentar as vendas. Acompanhe!
Com a possibilidade de obter informações a qualquer hora e em qualquer lugar por meio dos dispositivos móveis, as pessoas usam o tempo que têm entre uma tarefa e outra para tirar dúvidas e buscar produtos.
Essas são interações instantâneas que acontecem ao longo do dia e que podem resultar em decisões de última hora, tomadas por impulso e/ou para resolver uma necessidade específica daquele instante. É isso que o Google chama de “micro-momentos”.
Esses micro-momentos ocorrem quando as pessoas usam o smartphone para satisfazer uma vontade pontual de aprender, de fazer, de descobrir, de assistir ou de comprar algo.
Os micro-momentos podem acontecer quando as pessoas ainda nem conhecem sua loja ou quando estão prestes a comprar de você. Um estudo do Google nos Estados Unidos mostrou que:
O Google dividiu os micro-momentos em quatro diferentes tipos. São eles:
Se você reparar, esses micro-momentos têm tudo a ver com a jornada do cliente – que são as etapas pelas quais os clientes passam até chegar à sua loja.
–> Para saber mais sobre a jornada do cliente, clique aqui.
Diferentes micro-momentos ao longo do dia podem fazer com que o consumidor acabe encontrando sua loja quando for buscar alguma informação ou produto que ele precisa.
Mesmo um pequeno negócio de varejo pode utilizar esses micro-momento para se aproximar do seu público. Para isso, basta seguir este caminho:
Conhecendo as preferências, o perfil e as necessidades dos seus clientes, ficará mais fácil entender o que ele busca no dia a dia. Para isso, além de conduzir pesquisas com seus clientes e manter o histórico de compras deles, é interessante avaliar o comportamento dos seus possíveis consumidores nas redes sociais, por exemplo.
Artigos que podem ajudá-lo nessa missão:
De acordo com o perfil do seu público e com os produtos que sua loja vende, você poderá fazer uma lista de perguntas ou necessidades que levariam os consumidores até sua loja.
Por exemplo: digamos que sua loja venda celulares. As buscas que poderiam resultar na visita à sua loja são:
–> Dica para colocar em prática: Faça uma reunião por semana com seus vendedores e, em cada encontro, peça para eles apontarem as dúvidas que os clientes mais têm em relação a determinados produtos. Dessa forma, com a ajuda da equipe, você conseguirá listar os principais micro-momentos que podem conectar sua loja aos consumidores.
Depois de entender quais são os micro-momentos mais relevantes para sua loja, é hora de preparar as informações que farão com que, naquela ocasião, sua empresa efetivamente ajude o consumidor – e, a partir daí, crie um relacionamento com ele.
Usando ainda o exemplo do celular, para atender aqueles micro-momentos listados acima, sua loja pode preparar um conteúdo (texto ou vídeo) explicando qual é o aparelho com a melhor câmera frontal, outro indicando os melhores smartphones para jogos e assim por diante.
Outro caminho é fazer algumas páginas especiais com ofertas específicas para esses micro-momentos. Se, por exemplo, para sua loja, um desses micro-momentos está relacionado à busca de “presentes para o Dia dos Pais”, que tal preparar uma página em seu site ou loja virtual com várias indicações de presentes para essa ocasião?
Artigos que podem ajudá-lo nessa missão:
Todo o processo dos micro-momentos começa e se desenvolve por meio dos smartphones. Por isso, é fundamental que sua loja esteja preparada nesse sentido. Isso significa oferecer canais de comunicação alinhados à essa plataforma móvel – com design e funcionalidades específicas.
⇒ Para entender melhor como se preparar para essa nova realidade, assista ao vídeo: O poder do mobile no comércio eletrônico.
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Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Tem alguma sugestão de assunto a ser abordado aqui no blog? Deixe um comentário abaixo com suas indicações e perguntas. Assim, poderemos ajudá-lo cada vez mais, oferecendo conteúdos alinhados às suas necessidades!
Boas vendas!