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Novos formatos de lojas no varejo

Novos formatos de lojas no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/04/18

A tecnologia tem influenciado de maneira cada vez mais profunda a forma como os consumidores interagem com as marcas. Como consequência, estão surgindo novos modelos de compra e novos formatos de lojas.

Quer aprender mais sobre esse tema? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais novidades em termos de modelos de lojas no varejo!

A evolução dos canais de compra

novos formatos de lojas

Você já reparou como atualmente existem diversos caminhos para uma compra? O consumidor pode:

  • Pesquisar na internet e comprar na loja física (ou o contrário).
  • Comprar na web e retirar na loja física.
  • Comprar por celular, por computador, por aplicativos e até por meio de redes sociais.

Tudo isso graças a tecnologias que suportam a interação dos clientes com as marcas em diferentes plataformas.

Todas essas possibilidades estão dando origem a novos formatos de lojas no varejo.

Saiba mais a seguir e entenda como a tecnologia deve apoiar as diferentes jornadas de compra dos consumidores da nova geração.

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Novos formatos de lojas no varejo

e-commerce no Brasil

As vendas na web crescem a cada ano. Mas mesmo com o crescimento do e-commerce, o ambiente físico do varejo continua tendo um papel importante no processo de compra e no relacionamento com o consumidor.

No entanto, as lojas físicas como conhecíamos há alguns anos devem ser extintas, tanto em termos de design e layout, quanto de propósito. O principal objetivo do contato presencial com o cliente deve ser promover uma experiência marcante, por meio da experimentação e do conhecimento dos profissionais da loja.

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Entre as principais mudanças que estão impactando o varejo físico e impulsionando a criação de novos formatos de lojas, destacam-se:

1) Processos de compra multicanais

novos formatos de lojas

Não existe um limite definido que separa as atividades online e offline. As pessoas utilizam diferentes plataformas ao mesmo tempo para se comunicar, se informar, se relacionar e também para comprar.

Assim, cada vez mais as lojas físicas devem criar processos que integram a experiência presencial com canais e ferramentas digitais.

Na prática!

  • A empresa de móveis IKEA tem um aplicativo que permite que o cliente faça uma lista de compra online e receba um mapa da loja com a indicação de onde estão os itens que ele procura.

Aprenda mais!

2) Diferentes modelos de lojas para diferentes jornadas de compra

novos modelos de lojas

Com tantas possibilidades para fazer uma compra, a jornada do consumidor se tornou mais complexa. O modelo de interação entre os clientes e as marcas é muito variado. Por isso, as lojas precisam se adaptar para atender os clientes que vêm de diferentes canais.

Neste contexto, a ferramenta utilizada tem um papel fundamental, já que a tecnologia pode definir como será a jornada de compra.

Na prática!

A loja laboratório Omnistory, desenvolvida pela consultoria GS& Gouvêa de Souza, mistura diferentes tecnologias para criar experiências variadas. O cliente pode:

  • Comprar pela internet e retirar pessoalmente;
  • Contar com a ajuda do assistente digital na loja física;
  • Comprar pelo aplicativo na loja, sem precisar fazer check-out.

Aprenda mais!

3) Tecnologia para aprimorar a experiência do cliente

novos formatos de lojas

As lojas físicas e online estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para oferecer uma experiência de compra marcante aos clientes.

Tecnologias como realidade virtual e aumentada ou assistentes de compra digitais ajudam a criar uma experiência mais imersiva, ajudando o consumidor a vivenciar o produto antes mesmo de comprá-lo.

Na prática!

  • A loja de departamento Macy’s disponibiliza aos clientes um aplicativo em que eles podem montar um quarto, utilizando móveis vendidos pela empresa. Depois, por meio de óculos de realidade virtual, o cliente pode “entrar” no ambiente e conferir o resultado final.

Aprenda mais!

Como as tendências globais se refletem no varejo brasileiro

  • Você tem a impressão de que muitas dessas tecnologias e tendências estão distantes da realidade do pequeno e médio varejista brasileiro?
  • Tem dificuldade em visualizar essas grandes transformações globais acontecendo aí na sua região?

Foi pensando nisso que o Data Varejo, Instituto de pesquisas e tendências da Gazin Atacado, desenvolveu uma pesquisa para entender como as tendências globais se refletem no mercado brasileiro, e como você, pequeno lojista, adapta conceitos que vêm de fora e/ou cria novas estratégias a partir das tendências internacionais.

Clique aqui para participar e receba em primeira mão o relatório que será produzido a partir dessa pesquisa. Ele reunirá informações e dicas que o ajudarão a acompanhar as movimentações no mercado brasileiro.

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  • Tem alguma dúvida sobre tendências do varejo ou quer sugerir um tema relacionado às mudanças do mercado que você gostaria de ver publicado aqui no Blog do Varejo? Deixe um comentário com sua pergunta ou indicação. Será um prazer atender sua solicitação!

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