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Branding no varejo – como trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica

Branding no varejo – como trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/07/17

Com tantas opções disponíveis – no varejo físico e online – as pessoas preferem fazer suas compras nas lojas com as quais elas mais se identificam. Daí a importância de se ter uma marca forte no mercado. Neste artigo, você vai conhecer melhor o conceito de branding, vai entender a importância do branding no varejo e aprender algumas dicas sobre como trabalhar a marca da loja de maneira estratégica.

Para começar, vamos entender melhor esse conceito:

O que é branding

A palavra inglesa brand significa “marca”. Branding, portanto, é o ato de trabalhar a marca da empresa, e está relacionado à gestão estratégica da marca, à criação de sua identidade e o valor percebido pelo público.

Branding é um conceito que tem forte ligação com o marketing, pois a forma como você se posiciona no mercado e se comunica com seus consumidores, ajuda a fortalecer a imagem da loja. Mas branding vai além do marketing, porque ele tem sua base no desenvolvimento estratégico da empresa.

O branding está ligado aos seguintes fatores:

Marcia Auriani, pesquisadora na área de branding, usa a frase de Al Ries e Jack Trout, responsáveis pelo conceito de posicionamento, para explicar a importância do branding:

“O que torna uma empresa sólida não é o seu produto ou seus serviços, mas sim a posição que ela ocupa na mente do público-alvo.”

A importância do branding no varejo

Você já percebeu que muitas pessoas chegam às lojas para comprar marcas, e não produtos? Basta você analisar o seu próprio dia a dia e pensar: alguém já perguntou se na sua loja tinha uma Brastemp, um iPhone ou um Samsung? Pois é, essas marcas conseguiram transformar a forma como são vistas no mercado a ponto de fazerem muitas pessoas perceberem seu valor e, assim, seus produtos virarem objeto de desejo de consumo. O responsável por isso é o branding que essas empresas executam.

branding no varejoO branding no varejo ajuda a fazer com que a marca de uma loja seja reconhecida como referência no mercado em que atua. Assim, quando um cliente deseja comprar determinado produto que aquela empresa vende, ele sabe que é até lá que deve ir.

Além disso, o branding no varejo também ajuda a destacar os seus diferenciais e a fortalecer o relacionamento com seu público. Como? As ações de branding expõem os valores que a loja defende e a missão dela. Assim, os clientes que têm os mesmos ideais se identificam com a marca e passam a ser fiéis a ela.

4 dicas práticas para desenvolver branding no varejo

Como citado anteriormente, o branding está diretamente relacionado ao propósito e aos valores de uma empresa. Por isso, o primeiro passo para sua loja investir em branding é ter bem definidos sua missão, visão e valores.

A partir daí, é possível conhecer o DNA de sua empresa e quais são seus principais diferenciais. A seguir, confira algumas dicas importantes sobre como trabalhar o branding no varejo:

1 – Tenha um posicionamento claro

branding no varejoDeixe bem claro qual é o seu posicionamento no mercado. Traduzindo: pelo que sua loja quer ser reconhecida? Por ser a que tem o melhor preço? A que oferece mais variedade? A que tem a melhor seleção de eletrônicos? Ou por ser a loja que atende a um tipo específico de consumidor?

Defina o seu próprio DNA e invista em seus pontos fortes. Ao definir um posicionamento claro, você aumenta as chances de atrair e conquistar clientes fiéis à sua proposta.

Aprenda mais:

2 – Comunique seu posicionamento

branding no varejoEstes pontos fortes e o posicionamento de sua empresa não podem ser conhecidos apenas pelo departamento de comunicação e marketing. O branding de sua marca deve estar bem claro para todas as pessoas que trabalham nela para que cada ação que realizada tenha o foco no mesmo objetivo.

Assim, quando o consumidor interagir com a marca na web, telefonar para o SAC ou for até a loja física, ele vai perceber uma continuidade na experiência com a marca.

Aprenda mais:

3 – Aprimore a experiência de compra em todos os pontos de contato

branding no varejoSeja em uma venda online ou no atendimento na loja física, o consumidor precisa ter uma experiência de compra marcante. Faça com que todos os clientes que entrarem na loja (online ou física) se sintam bem-recebidos e acolhidos e consigam perceber o DNA da empresa em todos os canais.

Isso exige cuidados especiais com o design do site, os canais de atendimento, a preparação dos vendedores, a decoração da loja, o merchandising, a localização etc. Todos os pontos de contato com o cliente devem estar alinhados com o posicionamento e a identidade da sua marca.

Aprenda mais:

4 – Conheça a fundo seu público

branding no varejoNão adianta desenvolver ações de branding no varejo se a identidade da marca não estiver alinhada ao perfil do público.

Conhecer quem são os consumidores que a loja atende é importante para saber quais são os diferenciais e valores que esse público valoriza, e também saber quais são os melhores canais para que sua empresa possa se comunicar eles de maneira efetiva.

Aprenda mais:

Aplicar o branding no varejo não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante para que sua loja se destaque e se torne uma referência, conquistando os clientes não apenas pelos produtos, mas pelo que a marca representa.

E aí, vai dar mais atenção a isso daqui em diante?

Caso não tenha entendido alguma informação deste artigo, deixe um comentário abaixo com sua pergunta. Saber quais são suas dúvidas é importante para que possamos criar conteúdo qualificado e que o ajude no seu dia a dia como lojista.  

Sucesso e boas vendas!

Informações: Marcia AurianiUniverso Varejo   |   Imagens: FreepikFlaticon

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