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O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial

O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/11/18

Conhecer os diferenciais da sua loja e trabalhá-los para destacar sua marca e se conectar com seu público pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Leia este artigo e saiba como fazer isso!

Existem dezenas de filmes, livros, palestras, artigos, blogs, sites e especialistas falando sobre um assunto que mexe com a cabeça de todos os profissionais, de todas as áreas.

O que esses materiais e profissionais abordam é a busca pela resposta a uma pergunta que aposto que já passou pela sua cabeça – se é que ainda não está aí, martelando seus pensamentos. A dúvida em questão é a seguinte:

Afinal, qual é o segredo para o sucesso? 

diferenciais

É claro que existem vários fatores que influenciam o sucesso de um profissional ou de um negócio – desde conhecimento, experiência até determinação. Porém, em um mundo globalizado e conectado, em que você precisa se preocupar não somente com o concorrente que está do outro lado da rua, mas também com aquele que está do outro lado do mundo, uma coisa é essencial para o sucesso:

A DIFERENCIAÇÃO

– Se perguntássemos o que faz sua loja diferente das concorrentes, qual seria sua resposta?

Sabemos que não é nada fácil se destacar em um mercado tão concorrido como o atual. Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir algumas dicas sobre como identificar seus verdadeiros diferenciais e, assim, destacar sua loja. Acompanhe!

Diferente para quem?

diferenciais

Para começar, é preciso saber quais são os diferenciais que realmente importam para o seu público.

Para isso, é necessário conhecer muito bem seus consumidores. Afinal, um diferencial como atendimento via redes sociais, por exemplo, não seria muito útil se a maioria dos seus clientes não utilizasse esses canais…

Outro grande erro é oferecer “preço baixo” como diferencial.

Será mesmo que o preço é o melhor atrativo para os consumidores?

A princípio, pode parecer que sim, mas se o atendimento for ruim, se a entrega atrasar – ou seja, se “o barato sair caro” –, esse diferencial não vai fazer sua marca se destacar. Aliás, pelo contrário; pode até prejudicar seus resultados.

Por isso, procure conhecer e entender o seu público e saber não só que tipo de produto eles buscam, mas também quais são os valores que eles defendem.

Saiba como conhecer a fundo seu público lendo os artigos abaixo:

Como analisar o comportamento do consumidor
Como descobrir o que os clientes querem
O que são e como criar as personas de sua loja
Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais
O que é o Big Data e como ele pode alavancar suas vendas
O que é CRM e como ele pode ajudar sua loja

Diferente em relação a quem?

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Ao conhecer bem seu público, você poderá identificar quem são seus reais concorrentes. Ou seja, aquelas lojas que atendem consumidores que têm o mesmo perfil dos seus clientes.

Se você vende eletrodomésticos, por exemplo, não há motivo em se preocupar com as lojas que vendem móveis. Portanto, preste atenção naqueles negócios que podem realmente atrapalhar suas vendas!

Além disso, a venda pela internet tem crescido cada vez mais. Porém, o e-commerce não precisa ser inimigo do varejo físico. Ele pode ser seu aliado! Sabendo disso, analise o mercado on-line e estude maneiras de se inserir nele. Dessa forma, você ampliará seu mercado e se adequará ao momento do mercado.

Como identificar os diferenciais da sua loja

Existem três perguntas que são essenciais para ajudá-lo a identificar os diferenciais de sua loja. São elas:

1) Quais são os principais valores que seu negócio defende?

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Avalie se esses valores estão alinhados aos valores do seu público – interno e externo. Ser um negócio que pensa não apenas nos aspectos financeiros, mas também sobre questões sociais importantes para a comunidade em que está inserido, é um grande diferencial.

Realizar projetos relacionados aos valores que sua loja defende é uma maneira de mostrar que vocês querem ajudar seus clientes na construção de um mundo melhor, por exemplo.

Acredite: para muitos consumidores, esse pode ser o diferencial que vai fazê-los escolher comprar em sua loja, e não no concorrente!

Aprenda mais!

→ Consumidores buscam marcas que defendem diversidade e inclusão
→ Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes
→ Marketing 3.0: envolva-se com sua comunidade e ganhe a lealdade dos clientes
→ Cultura interna como marca

2) Quais são os principais pontos fortes da sua loja?

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Analise seus próprios pontos fortes e os de seus concorrentes. Depois, entenda de que maneira você se destaca em relação a eles e também em que sentido eles são superiores. A partir daí, estude formas de compensar isso.

Digamos, por exemplo, que o ponto forte do seu concorrente seja a entrega rápida. Neste caso, o seu atendimento personalizado pode ser mais importante para os clientes.

Aprenda mais!

→ Como se diferenciar da concorrência?
→ Conheça a matriz SWOT e saiba como ela pode ajudar a vender mais
 Como ganhar dos concorrentes mais baratos, sem ter que baixar seu preço
→ Pesquisa de mercado no varejo: como e o que analisar em lojas concorrentes

3) Quais são os principais pontos fracos da sua loja?

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Conhecer as suas falhas é importante porque a partir das correções pode surgir um grande diferencial. Mas é fundamental, também, analisar em que sentido seus concorrentes deixam a desejar. Afinal, os erros deles podem gerar oportunidades para que sua loja ofereça um diferencial consistente.

Se, por exemplo, o Serviço de Atendimento ao Consumidor do seu concorrente é ruim, ao fornecer um SAC de qualidade sua loja irá se destacar, oferecendo justamente aquilo que os consumidores não irão encontrar no concorrente.

Aprenda mais!

→ Como se diferenciar da concorrência?
→ Como transformar reclamações on-line em algo positivo para a sua empresa
→ Como usar as reclamações de seus clientes para treinar seus vendedores
→ Como sua loja pode se tornar uma autoridade no seu mercado

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Boas reflexões, não é mesmo?

Esperamos que esse guia possa ajudá-lo a identificar e desenvolver diferenciais que farão sua loja se destacar, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes.

Bom trabalho e boas vendas!

Imagens: Unsplash

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