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Como os clientes buscam inspirações e ideias

Como os clientes buscam inspirações e ideias

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/11/18

Atualmente, os smartphones são grandes aliados dos consumidores. Afinal, eles utilizam esses dispositivos móveis para buscar informações que os ajudem a tomar boas decisões de compra. Mas como será que seus clientes buscam inspirações e ideias na web? É o que revelamos a seguir!

Além disso, falamos, é claro, sobre o que você precisa fazer para posicionar sua loja para ajudar os consumidores durante essa pesquisa.

Acompanhe!

Como os clientes buscam inspirações e ideias

Na internet, é possível ter acesso a uma infinidade de informações e opções de escolha durante o processo de compra.

No entanto, mais do que informações sobre serviços, produtos e empresas, os consumidores procuram ideias e dicas para inspirá-los e ajudá-los a tomar decisões de compra mais seguras e informadas.

clientes buscam inspirações e ideias

Segundo um levantamento realizado pelo Google, as três principais formas pelas quais os clientes buscam inspirações e ideias em dispositivos móveis são:

Busca por ideias;
Criação de listas;
Indicação de marcas.

Busca por ideias

Muitas vezes uma jornada de compra se inicia com a busca de ideias que ajudem os clientes a entenderem o que eles podem/precisam comprar.

clientes buscam inspirações e ideias

Prova disso é que, de acordo com o Google, pesquisas mobile utilizando o termo “ideias” cresceram 55% nos últimos dois anos.

Na prática, isso significa, por exemplo, que as pessoas pesquisam coisas como:

  • “Ideias de presentes para professores”;
  • “Ideias de presentes de até R$10”;
  • “Ideias de presentes para quem gosta de cozinhar”.

Criação de listas

Além disso, conhecer uma lista desenvolvida por outros consumidores ajuda os clientes a entenderem melhor o que eles precisam. Assim, eles têm subsídios que os ajudam a criar suas próprias listas!

clientes buscam inspirações e ideias

Neste sentido, segundo o Google, as buscas mobile por “listas de compras” cresceram mais de 150%.

Há pessoas, por exemplo, que procuram “lista de equipamentos para marcenaria”, enquanto outras buscam “lista de eletrodomésticos para quem está começando a cozinhar”, “lista de equipamentos básicos para fotografia” e assim por diante.

Indicação de marcas

Em muitos casos, os clientes já têm uma ideia pronta do que eles querem comprar, mas precisam de dicas sobre qual marca escolher.

clientes buscam inspirações e ideiasTanto é que as buscas mobile no Google contendo o termo “Melhores marcas de…” cresceram 95% nos últimos dois anos.

Aqui, encaixam buscas como “melhores marcas de smartphones”, “melhores marcas de eletrodomésticos” e “a melhor marca de geladeiras”.

Como usar essas informações em suas ações de marketing 

Saber como os clientes buscam inspirações e ideias na web é o primeiro passo para criar estratégias para alcançar os consumidores durante essa pesquisa. No entanto, não dá para parar nesta etapa. Depois disso, preocupe-se também em:

Criar conteúdo qualificado

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Responder às principais dúvidas dos consumidores por meio de conteúdo multimídia é uma ótima forma de fortalecer seu relacionamento com prospects e clientes e, assim, aumentar as chances de sua loja estar sempre cheia.

Para isso, você pode, por exemplo, usar como ponto de partida as indicações do levantamento do Google que listamos acima. Mas também é interessante realizar um levantamento com seus clientes para conhecer necessidades específicas deles.

Artigos que irão ajudá-lo a colocar essa ação em prática:

Guia de marketing de conteúdo para lojistas
Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo
Como produzir conteúdo para sua loja gastando pouco
Como descobrir o que os clientes querem

Estar presente em multicanais

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Os clientes buscam inspirações e ideias na web em qualquer momento e lugar, por meio de diferentes dispositivos e plataformas. Neste sentido, sua loja precisa estar presente nos canais que eles utilizam para poder ser encontrada pelos consumidores durante a jornada de compra.

Além dos tradicionais telefone e site, pense também em posicionar sua marca nas redes sociais e em aplicativos de mensagem – como o WhatsApp, por exemplo.

Artigos que irão ajudá-lo a colocar essa ação em prática:

Guia gratuito: Multicanal para pequenos varejistas
6 passos para construir uma estratégia de comunicação multicanal
Guia: como usar as redes sociais no varejo
Como montar uma estratégia de comunicação e vendas no WhatsApp

Conhecer a jornada do consumidor

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Os consumidores passam por diferentes estágios durante a jornada de compra, e cada fase do processo demanda um tipo de informação diferente.

Por isso, é fundamental conhecer a fundo como funciona a jornada do seu cliente para poder oferecer o conteúdo que ele busca, no momento ideal.

Artigos que irão ajudá-lo a colocar essa ação em prática:

Entenda a jornada do cliente, conecte-se com seu público e venda mais
Conheça a jornada de compra online e venda mais pela internet
Como os consumidores descobrem as marcas

amenidades

Neste artigo, você entendeu como os clientes buscam inspirações e ideias durante a jornada de compra e conheceu algumas ações que irão posicionar sua marca de maneira estratégica.

Agora, é com você! Coloque essas dicas em prática para alcançar e atrair mais consumidores para a sua loja!

Sucesso!

Imagens: Unsplash; Rawpixel

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