Quando você encontra uma boa oportunidade, quer aproveitá-la antes que ela passe, não é mesmo? Os seus clientes também! É por isso que promover exclusividade e senso de urgência é uma das principais formas de persuadir seus clientes a comprarem mais no curto prazo.
Aprenda mais sobre essa estratégia e entenda como utilizá-la para movimentar as vendas de determinados produtos em sua loja.
Já escrevemos aqui no Blog do Varejo sobre o livro “As Armas da Persuasão”, de Roberto Cialdini. Na obra, o autor mostra que existem alguns princípios psicológicos que podem ser usados pelas empresas para persuadir seus clientes a comprarem.
Entre esses princípios está a “escassez”. Cialdini explica este conceito da seguinte forma: “o medo de perder uma oportunidade é um grande motivador de compra para seus consumidores”.
Nesse sentido, como ferramenta de persuasão, sua loja pode promover ações que criem exclusividade e senso de urgência para condicionar o cliente a fechar a compra o quanto antes. Para isso, é preciso mostrar aos consumidores que sua loja está oferecendo uma chance única de negócio.
Quer ver isso acontecendo na prática? Siga estas dicas:
Esse é o tipo de ação que mostra ao cliente que é aquela a última chance que ele tem de adquirir aquele produto com uma condição especial. Além de criar o senso de urgência, isso ajuda você a movimentar determinados itens parados no estoque.
Exemplos:
⇒ Leia também! 2 dicas para vender produtos parados no estoque
Outra maneira de criar exclusividade e senso de urgência é mostrando que sua loja pode ajudar o consumidor a conseguir aquele modelo de celular que acabou de ser lançado, ou aquele novo produto revolucionário.
Exemplos:
⇒ Leia também! Como fidelizar clientes usando gatilhos mentais
Este tipo de abordagem funciona na loja física também, mas tem ainda mais apelo em lojas online, em que a entrega é um dos fatores decisivos para a compra.
Exemplos:
⇒Leia também! Logística no e-commerce na prática
Quer fazer seu cliente ir até sua loja imediatamente? Ofereça alguma condição especial para quem comprar primeiro. Se ele demorar muito, vai perder a chance!
Exemplos:
⇒ Leia também! 4 técnicas de vendas poderosas
Você ainda pode criar senso de urgência e exclusividade mesmo depois que o seu cliente acabar de levar um produto de sua loja! Como? Oferecendo um bônus exclusivo para a próxima compra, mas com um prazo limite para ser utilizado.
Exemplos:
⇒ Leia também: Dê motivos para os clientes continuarem comprando em sua loja
Mostre ao cliente que sua loja pode oferecer algo único para ele. Pode ser uma condição, um brinde ou mesmo um evento. O importante é mostrar que, comprando na sua loja, seu cliente saiba que terá exclusividade.
Exemplos:
⇒ Leia também! Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos
Gostou das dicas?
Esperamos que elas possam ajudar a ativar o princípio de escassez em seus clientes e, assim, movimentar as vendas de sua loja.
Se você tem mais alguma ideia ou opinião sobre este tema, que tal deixar um comentário aqui no blog?