Temos falado muito sobre a era digital aqui no Blog do Varejo. E não poderia ser diferente. Afinal, essa nova realidade vem provocando transformações importantes em nosso mercado. E, consequentemente, deixando muitos profissionais preocupados.
A verdade é que a transformação digital é um desafio para todos os lojistas, especialmente para os pequenos e médios. No entanto, se você ainda pensa nessa evolução como um “bicho de sete cabeças”, está na hora de mudar essa visão!
Pensando em ajudá-lo a encarar a era digital sob uma ótica mais positiva, reunimos neste artigo todos os conteúdos já publicados aqui sobre este assunto. Dessa forma, você saberá o que precisa fazer para adaptar sua loja à era digital. Assim, ficará muito mais fácil garantir um bom relacionamento com o consumidor e alavancar suas vendas neste novo mundo.
Vamos lá?
Quer adaptar sua loja à era digital?
Antes de sair investindo em ferramentas digitais, preocupe-se em criar uma cultura interna focada em se adaptar a essa nova realidade.
Afinal, de nada adianta ter as ferramentas necessárias para viver esse mundo novo, se não houver uma transformação cultural que faça a equipe encarar essa mudança como prioridade.
Neste sentido, o primeiro passo para viver esses novos tempos de forma sadia é ter liderança e engajamento de todos os envolvidos.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Varejo, Alberto Serrentino, especialista em varejo e consumo com mais de 30 anos de experiência, falou mais sobre isso. Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.
Da mesma forma, é fundamental capacitar os profissionais para estarem preparados para lidar com as novas tecnologias e com as características do novo consumidor.
Treinamento, aliás, é algo que a gente defende constantemente por aqui.
Não sabe como treinar sua equipe?
Você pode começar realizando dinâmicas de grupo simples, mas extremamente eficientes para aprimorar diversos aspectos – como a comunicação entre os membros da sua equipe, a forma como você escolhe vendedores para o seu time, o engajamento dos profissionais, e assim por diante.
Para facilitar o seu trabalho no que diz respeito à aplicação de dinâmicas, preparamos um guia gratuito com 18 atividades superfáceis de serem implementadas. Clique no banner abaixo e faça o download do seu exemplar!
Qual é a primeira coisa que você pensa quando falamos em estar presente nos meios digitais?
Se a sua resposta foi: ter um e-commerce, saiba que a “presença digital” vai muito além disso!
Claro que uma loja virtual faz toda a diferença e deve ser uma das suas preocupações. Porém, existem outras ferramentas que também fazem a diferença e deveriam estar no seu radar. Basicamente, sua loja precisa estar cada vez mais presente na web, pois a jornada de compra do consumidor acontece pelos meios digitais.
O primeiro passo, então, é entender a jornada de compra do consumidor atual e conhecer o perfil de quem entra em sua loja diariamente. Assim, você saberá quais devem ser as suas preocupações no que diz respeito à era digital. Sim, porque nem tudo que preocupa um varejista, precisa preocupar outro! Entender a realidade do seu cliente o fará entender quais são as necessidades DA SUA LOJA nesse processo de transformação digital.
Nessa jornada de compreensão do impacto da era digital no seu negócio, você rapidamente perceberá que um dos canais essenciais para sua loja hoje são as redes sociais. Isso porque seus clientes estão lá. E você quer estar onde eles estão, certo?
Mas as redes sociais não devem ser utilizadas apenas para divulgar sua marca, seus produtos e suas promoções! Elas podem ser suas aliadas para entender o comportamento do consumidor e estabelecer um relacionamento com ele. Se você ainda não possui uma página no Facebook, ou um perfil no Instagram, não perca mais tempo, pois você pode estar perdendo grandes oportunidades!
Selecionamos alguns conteúdos que podem ajudá-lo nesta etapa. Leia clicando nos links abaixo.
O próximo passo de preparação à era digital diz respeito à integração dos seus canais de atendimento e de relacionamento. É aqui que entra a importância dos conceitos de omnichannel e multicanal. Afinal, estamos falando tanto de sua atuação online, como do que você faz offline.
Estar presente em todos os canais pelos quais o cliente pode decidir pela compra é fundamental para garantir uma experiência única e personalizada. Porém, para trazer os resultados que você espera, esses canais precisam estar interligados – assim como as estratégias de vendas.
No fim das contas, se o cliente não encontra barreiras e conflitos nos canais da sua loja, ele fica mais propenso a se tornar fiel. Afinal, em todas essas interações, ele enxerga a sua marca e não o canal! E se a experiência for positiva em cada contato, melhor para você!
Saiba mais sobre multicanal e omnichannel clicando nos links abaixo!
Já deu para entender também que não basta apenas interligar os canais, certo? É preciso também integrar as informações!
Para isso, você precisa utilizar ferramentas que centralizem os dados sobre os seus clientes e, é claro, se preocupar em fazer um marketing mais individualizado, de acordo com as preferências e necessidades do seu público.
Existem muitos softwares que podem ajudá-lo nessa missão e na gestão da sua loja como um todo – seja para processos internos, como controle de estoque, controle de caixa e emissão de nota fiscal, como para o contato direto com o cliente, como cadastro e relacionamento. Confira aqui 10 destas ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio!
E leia também:
Por último, se você está preocupado em adaptar sua loja à era digital, precisa ficar de olho em quem está se destacando nesse sentido. E bons exemplos não faltam!
É claro que a maioria vem de empresas de grande porte. No entanto, mesmo que a realidade delas seja diferente da sua, você pode aprender muito com esses cases.
A Magazine Luiza, por exemplo, conseguiu recentemente aumentar as vendas na loja física, utilizando campanhas de marketing digitais. Estas foram algumas das estratégias utilizadas para isso:
Um bom ponto de partida, não?
E este é apenas um exemplo. Aqui no blog, já compartilhamos muitos outros. Leia também:
Gostou do que leu aqui e quer começar já a adequar sua loja à era digital? Tome nota das últimas dicas importantes sobre este assunto!
Agora, é com você!
Leve tudo isso em consideração para iniciar a transformação que vai levar a sua loja à era digital. Seus clientes e seu caixa agradecem!
Sucesso!