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Multicanal e Omnichannel – entenda esses conceitos e saiba qual é a importância deles

Multicanal e Omnichannel – entenda esses conceitos e saiba qual é a importância deles

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/02/15

Pouco mais de 20 anos atrás, as empresas tinham apenas duas maneiras para realizar suas vendas: via telefone/correio e pessoalmente. Hoje, as formas de contato de uma marca e seu público aumentaram não somente em quantidade, mas também em velocidade. E-mail, redes sociais, blogs, sites, SMS, WhatsApp são alguns exemplos de meios de se chegar aos clientes atualmente. 

É nesse contexto que surgem os conceitos de “multicanal” e “omnichannel”, cada vez mais presentes e fortes no varejo. Mas você sabe o que eles significam? Muitas vezes são utilizados como sinônimos, mas há uma diferença crucial entre eles. Entenda:

Multicanal

Uma empresa é multicanal quando oferece diversas opções de canais de vendas e comunicação a seus clientes.

Exemplo: venda via site e-commerce, via e-mail, via telefone e na loja física. Se sua loja é multicanal, o consumidor tem várias formas de adquirir seu produto.

Omnichannel

Ser omnichannel significa que sua empresa não só oferece diversas opções de canais de compra, como também mantém esses canais em sintonia.

Exemplo: receber um cliente na loja e ter um histórico sobre suas compras e ações no site e por telefone.

Como você pode perceber, o omnichannel é como uma evolução do conceito de multicanal. É importante, sim, oferecer diversas opções de canais de compra para o consumidor, mas é também fundamental que esses canais estejam integrados, tornando a interação com o cliente cada vez mais personalizada às necessidades específicas dele.

Por que ser multicanal e omnichannel é importante para sua loja?

Estar presente em diversos canais para se comunicar e vender seus produtos é importante para:

1) Atender as expectativas dos clientes

Ser uma loja multicanal é importante pelo simples fato de que os próprios clientes são multicanais. Seu consumidor espera que sua loja esteja presente nas diversas plataformas que ele também está.

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2) Criar oportunidades de vendas

Ter o histórico do cliente em outros canais pode ajudar o vendedor da loja física a criar oportunidade de vendas. Se ele sabe, por exemplo, que o cliente já comprou uma televisão 3D no site, pode oferecer produtos complementares, como Blu-Ray e Home Theater.

3) Aumentar os pontos de contato com o público

Ter diversos canais aumenta seus pontos de contato com os clientes e, consequentemente, suas oportunidades de vendas também crescem. Se você oferecer ferramentas de compra por telefone ou site, seu consumidor não vai deixar de fazer negócio com você porque está muito longe de sua loja, por exemplo. Ou então, se tiver uma plataforma e-commerce, enquanto o cliente espera em uma fila, pode conferir seu site e fazer suas compras ali mesmo.

DICA IMPORTANTE

Se você ainda não possui uma estrutura online, uma ótima dica para iniciar sua trajetória multicanal é por meio do programa Parceiro Gazin. Por meio dele, você pode ter sua loja online de maneira rápida e prática e, o melhor de tudo, não precisa de estoque extra para isso. No Parceiro Gazin, você utiliza toda a estrutura e o estoque da Gazin Atacado para vender na web. Essa é uma excelente maneira de começar a oferecer diferentes canais de compras para seus clientes. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o programa e como se inscrever nele.

E aí, preparado para ser multicanal e omnichannel? Se ficou com alguma dúvida sobre o tema deixe um comentário abaixo. Nosso objetivo aqui é ajudar você a vender mais – e melhor. Por isso, se você achar necessário, falaremos mais sobre o assunto em breve.

Boas vendas!

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