fbpx

Nossas Sugestões

Como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual.

Como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual.

Por Presença Digital Publik • 14/09/20

Tempo de leitura: 7 minutos.

Se você é empresário ou comerciante, muito provável que já tenha ouvido falar sobre identidade visual. Muitos confundem a identidade visual com a logomarca da empresa.
A identidade visual é mais do que as cores e a logo do seu negócio. Confira neste artigo o que é e como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual. 

O que é Identidade Visual

A identidade visual é a combinação de elementos visuais utilizados para refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.

Ela é responsável por comunicar quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. Pense na identidade visual como a “cara” da sua marca.

Para que sua marca seja reconhecida de forma positiva no mercado, é necessário destacar suas melhores qualidades, para que ela se torne interessante aos olhos do consumidor.

Dessa forma, no momento de tomada de decisão ou de compra, ele vai relacionar e identificá-la como a melhor escolha.

Ela abrange itens visuais, tais como:

Logomarca, cores, tipografia, frases e slogans, materiais de divulgação impresso e digital (como: flyers, tablóide, artes para site e redes sociais). 

A importância da identidade visual

A identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marca. 

Marcas como a Apple e Mcdonald’s, são exemplos de identidades visuais que deram certo.

Quando você vê a maçã, logo reconhece a marca, ou, quando vê as cores vermelho e amarelo com o “Mc” e logo reconhece que é McDonald’s.

Além do reconhecimento da marca, ambas criaram um estilo de vida, uma cultura, uma experiência para envolver seus consumidores. 

Quando acontece essa identificação do consumidor com a marca, ele passa a confiar mais nos seus produtos, ele passa a pertencer a cultura dela. Quando isso acontecer, você terá certeza de que fez um bom trabalho com a sua identidade.

Leia também: Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Contrate um profissional ou uma agência

Na hora de construir e criar sua identidade visual é muito importante contratar um profissional da área de designer/criação para desenvolver o trabalho. Pois uma boa identidade visual é capaz de posicionar sua marca no mercado. 

Muitos empresários acabam contratando o serviço de pessoas amadoras ou conhecidos para criar sua logomarca e identidade visual e acabam apresentando um péssimo resultado.

É a imagem do seu negócio que estará exposta, invista em profissionais qualificados que conseguirão, através dos elementos criativos, comunicar a identidade da sua marca para o público alvo.

Crie um Manual de Marca

O manual de marca é um documento que traz todas as informações sobre como os elementos visuais relacionados a uma empresa devem ser utilizados, tanto no branding como em campanhas de marketing e publicidade.

Para criá-lo é importante partir do propósito da sua marca, dos valores e da sua personalidade.
Dessa forma, a imagem transmitida para o público será mais fiel ao que a marca é na sua essência. 

Passo a passo para criar um bom manual

O briefing de ideias

No briefing você vai reunir os pontos mais importantes da sua marca, através dele será definido o conceito e a imagem que sua empresa quer passar para o público.

Algumas questões para serem levantadas no briefing do Manual de Marca:

  • Como você quer que sua marca seja identificada pelo público?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quem são seus concorrentes?
  • Como sua empresa se diferencia dos concorrentes.
  • Quais são os pontos fortes do seu negócio e de maior interesse do público?

Persona

Persona nada mais é do que a definição do seu público através das características e do comportamento de compra dele.

A identidade visual da sua marca precisa se conectar com o cliente, por isso, entender o seu público é o caminho mais fácil para se comunicar com ele.

Defina a tipografia/fonte, cor e estilo

Tipografia

O manual deve mostrar quais são os estilos de letras, se há variações para o negrito, o tamanho em cada aplicação, quando usar cada uma e informar o nome da fonte adequadamente.

Na hora de definir a fonte, as informações levantadas sobre a persona definirá o melhor estilo, tamanho, design. 

A tipografia a ser utilizada deve ser perfeitamente legível para o público.

Cores e estilo

As cores são muito importante! Pois, existe um estudo delas onde cada uma representa e estimula emoções diferentes. As cores como vermelho e amarelo, por exemplo, são muito utilizadas em marcas de alimentos, pois estimulam a fome.

Sendo assim, as cores da sua identidade visual precisam comunicar o estilo do seu negócio e principalmente o perfil do seu público.

Ao selecionar as cores de sua identidade, pesquise o significado de cada uma e busque criar motivos coerentes para que elas sejam utilizadas em sua identidade.

Toda marca que busca um bom posicionamento no mercado e uma comunicação eficaz com seu público precisa criar padrões e respeitá-los. O manual de marca deverá ser sempre a base de qualquer campanha para sua empresa!

Confira abaixo três exemplos de manual de marca completos e de sucesso para você se inspirar!
Oi
McDonald’s
Spotify

Uma identidade visual assertiva é capaz de posicionar o seu negócio no mercado

O processo de criação da identidade visual determinará a forma que ele será visto pelo público. 

Não se trata apenas de chamar atenção: é preciso inspirar qualidade, profissionalismo e confiança. É dessa forma que marcas de sucesso se posicionam.
Como está a identidade visual do seu negócio? Se achar necessário, refaça todo o processo, renovando-a. Uma atualização do visual da sua marca poderá trazer um novo olhar do público a respeito do seu negócio, e a identificação de novos consumidores.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossos posts! Sempre temos uma novidade e conteúdos relevantes para impulsionar o seu negócio! Cadastre-se para receber nossos conteúdos no seu e-mail! 

Leia também: 

Branding no varejo – como trabalhar a marca da sua loja de maneira estratégica

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual."

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo