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Se você é empresário ou comerciante, muito provável que já tenha ouvido falar sobre identidade visual. Muitos confundem a identidade visual com a logomarca da empresa.
A identidade visual é mais do que as cores e a logo do seu negócio. Confira neste artigo o que é e como posicionar o seu negócio através da sua identidade visual.
A identidade visual é a combinação de elementos visuais utilizados para refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.
Ela é responsável por comunicar quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade. Pense na identidade visual como a “cara” da sua marca.
Para que sua marca seja reconhecida de forma positiva no mercado, é necessário destacar suas melhores qualidades, para que ela se torne interessante aos olhos do consumidor.
Dessa forma, no momento de tomada de decisão ou de compra, ele vai relacionar e identificá-la como a melhor escolha.
Ela abrange itens visuais, tais como:
Logomarca, cores, tipografia, frases e slogans, materiais de divulgação impresso e digital (como: flyers, tablóide, artes para site e redes sociais).
A identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marca.
Marcas como a Apple e Mcdonald’s, são exemplos de identidades visuais que deram certo.
Quando você vê a maçã, logo reconhece a marca, ou, quando vê as cores vermelho e amarelo com o “Mc” e logo reconhece que é McDonald’s.
Além do reconhecimento da marca, ambas criaram um estilo de vida, uma cultura, uma experiência para envolver seus consumidores.
Quando acontece essa identificação do consumidor com a marca, ele passa a confiar mais nos seus produtos, ele passa a pertencer a cultura dela. Quando isso acontecer, você terá certeza de que fez um bom trabalho com a sua identidade.
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A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
Na hora de construir e criar sua identidade visual é muito importante contratar um profissional da área de designer/criação para desenvolver o trabalho. Pois uma boa identidade visual é capaz de posicionar sua marca no mercado.
Muitos empresários acabam contratando o serviço de pessoas amadoras ou conhecidos para criar sua logomarca e identidade visual e acabam apresentando um péssimo resultado.
É a imagem do seu negócio que estará exposta, invista em profissionais qualificados que conseguirão, através dos elementos criativos, comunicar a identidade da sua marca para o público alvo.
O manual de marca é um documento que traz todas as informações sobre como os elementos visuais relacionados a uma empresa devem ser utilizados, tanto no branding como em campanhas de marketing e publicidade.
Para criá-lo é importante partir do propósito da sua marca, dos valores e da sua personalidade.
Dessa forma, a imagem transmitida para o público será mais fiel ao que a marca é na sua essência.
No briefing você vai reunir os pontos mais importantes da sua marca, através dele será definido o conceito e a imagem que sua empresa quer passar para o público.
Algumas questões para serem levantadas no briefing do Manual de Marca:
Persona nada mais é do que a definição do seu público através das características e do comportamento de compra dele.
A identidade visual da sua marca precisa se conectar com o cliente, por isso, entender o seu público é o caminho mais fácil para se comunicar com ele.
Defina a tipografia/fonte, cor e estilo
O manual deve mostrar quais são os estilos de letras, se há variações para o negrito, o tamanho em cada aplicação, quando usar cada uma e informar o nome da fonte adequadamente.
Na hora de definir a fonte, as informações levantadas sobre a persona definirá o melhor estilo, tamanho, design.
A tipografia a ser utilizada deve ser perfeitamente legível para o público.
As cores são muito importante! Pois, existe um estudo delas onde cada uma representa e estimula emoções diferentes. As cores como vermelho e amarelo, por exemplo, são muito utilizadas em marcas de alimentos, pois estimulam a fome.
Sendo assim, as cores da sua identidade visual precisam comunicar o estilo do seu negócio e principalmente o perfil do seu público.
Ao selecionar as cores de sua identidade, pesquise o significado de cada uma e busque criar motivos coerentes para que elas sejam utilizadas em sua identidade.
Toda marca que busca um bom posicionamento no mercado e uma comunicação eficaz com seu público precisa criar padrões e respeitá-los. O manual de marca deverá ser sempre a base de qualquer campanha para sua empresa!
Confira abaixo três exemplos de manual de marca completos e de sucesso para você se inspirar!
Oi
McDonald’s
Spotify
O processo de criação da identidade visual determinará a forma que ele será visto pelo público.
Não se trata apenas de chamar atenção: é preciso inspirar qualidade, profissionalismo e confiança. É dessa forma que marcas de sucesso se posicionam.
Como está a identidade visual do seu negócio? Se achar necessário, refaça todo o processo, renovando-a. Uma atualização do visual da sua marca poderá trazer um novo olhar do público a respeito do seu negócio, e a identificação de novos consumidores.
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