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Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Personalidade da loja: o segredo para o sucesso no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/04/17

Se o sucesso no varejo tivesse uma receita, o ingrediente principal seria a personalidade da sua loja. É claro que são necessárias boas doses de gestão qualificada, com generosas colheres de marketing e várias xícaras de treinamento para a equipe. Mas essa mistura não vai render bons resultados se sua marca não tiver personalidade. É isso que vai fazer o cliente saborear a experiência de compra em sua loja – e querer repetir a dose.

É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Entenda a seguir a importância da personalidade da loja para o sucesso no varejo e saiba como o seu negócio pode se destacar e conquistar os consumidores que entram em seu estabelecimento.

A personalidade da loja e a experiência do cliente

sucesso no varejoA personalidade da loja está intimamente ligada à experiência do consumidor – que é a percepção que o cliente tem em relação à sua marca, ao seu estabelecimento, ao seu site, aos produtos e serviços que você oferece e ao seu atendimento.

>> Nós já escrevemos um artigo especialmente falando sobre a importância da experiência do cliente. Clique aqui para ler e entender melhor esse conceito, que é crucial para quem busca se destacar e ter sucesso no varejo.

Queremos que você reflita sobre as seguintes questões:

  • Qual é a impressão que o cliente tem ao entrar em sua loja?
  • sucesso no varejoDe que maneira a sua loja fica gravada na memória dos consumidores?
  • Como a experiência de compra em seu estabelecimento impacta os clientes?

Se a sua loja não tiver personalidade, é provável que o cliente se esqueça dela assim que for embora – tenha ele comprado algo ou não. Aliás, a personalidade da loja pode ser o fator fundamental na decisão de compra do consumidor.

Quem é “bege” não consegue ter sucesso no varejo

Bob Phibbs, especialista em vendas e autor do blog Retail Doctor, explica a falta de personalidade de uma maneira interessante. Ele diz que quando a loja é “bege” (ou seja, sem cor), para o cliente, ela não é uma boa loja e também não é uma loja ruim. Ela é apenas comum, previsível, tediosa, que não inspira nada. 

sucesso no varejo“Um dos erros mais comuns e fatais que os lojistas cometem é serem ‘beges’. E esse erro faz com que eles percam clientes. Quando sua loja é ‘bege’, os consumidores saem dela sem nenhuma impressão sobre sua marca. As pessoas estão sempre ocupadas e elas têm uma imensa variedade de lugares onde elas podem comprar as mesmas coisas. Se a sua loja não deixar uma impressão extraordinária nos clientes, eles se esquecerão dela antes mesmo de chegarem na calçada”, destaca Phibbs.

Se a sua loja faz mais do mesmo, se não oferece nada de diferente em relação à concorrência e se não se preocupa em oferecer uma experiência de compra extraordinária, corre o risco de ser “bege” para o cliente. 

Só ressaltando que ser “bege” não tem nada a ver com a cor da loja. “Bege” está sendo utilizado aqui como uma analogia a algo neutro, que não se destaca. Se a cor da sua loja for mesmo bege, não necessariamente você precisa pintá-la com outro tom. 😉

Apesar de a identidade visual ser um fator importante na personalidade da loja, existem outras questões que envolvem a experiência do cliente e a impressão que a sua marca deixa nele. Como detalhamos a seguir:

Ações fundamentais para ter uma loja com personalidade

Se você quer ter sucesso no varejo e deixar a marca de sua loja gravada positivamente na memória do seu consumidor, precisa se preocupar em realizar as ações listadas abaixo:

1) Promova uma experiência marcante

sucesso no varejo Para deixar uma impressão positiva e não ser apenas mais uma loja no meio de tantas opções, é importante que o cliente tenha uma experiência positiva em seu estabelecimento. A qualidade no atendimento é uma das questões cruciais para isso.

DicaClique aqui e conheça algumas sugestões sobre como oferecer uma experiência de compra positiva.

2) Tenha profissionais qualificados

sucesso no varejo E se o bom atendimento é imprescindível para que o consumidor tenha uma boa experiência em seu estabelecimento, preparar a equipe de vendas é uma necessidade primordial. Não seria nada mau se sua loja fosse lembrada pelos clientes por ser aquela que possui vendedores com grande conhecimento sobre os produtos, não é mesmo?

DicaClique aqui e saiba quais são os erros que você precisa evitar para que o treinamento da equipe traga os resultados esperados.

3) Tenha uma identidade visual forte e consistente

sucesso no varejo A identidade visual não tem a ver só com o logo da sua marca, ela está relacionada também com as cores, as letras e todos os símbolos que representam a sua empresa. A identidade visual precisa ser consistente (estar na loja, no site e em todos os canais e materiais de divulgação) para que o cliente possa reconhecer a loja sempre que visualizar esses elementos.

Dica: contrate um profissional da área de design para criar os elementos que irão compor a identidade visual de sua loja. Isso vai ajudar a deixar o seu negócio mais profissional e com mais personalidade.

4) Desenvolva o merchandising de maneira estratégica

sucesso no varejo O merchandising também é fundamental para o sucesso no varejo. Afinal, ele influencia diretamente a forma como o cliente interage com sua loja. Desde a forma como você organiza a vitrine até à maneira como expõe os produtos, tudo isso diz muito sobre a personalidade da marca.

DicaClique aqui e baixe gratuitamente o nosso Guia de Merchandising para Varejo.

5) Inclua serviços e brindes que valorizem a compra em sua loja

sucesso no varejo Oferecer alguns serviços e brindes extras vai fazer sua loja se destacar dos concorrentes e conquistar os clientes. Pode ser uma embalagem mais bonita, garantia do produto por mais tempo, assistência técnica gratuita por um ano ou a chance de ganhar um prêmio. Use sua criatividade para dar aquele toque a mais no atendimento e surpreender os consumidores.

DicaClique aqui e conheça algumas formas de fortalecer o relacionamento com o cliente por meio da inclusão de serviços na venda de produtos.

Importante!

sucesso no varejo Depois de deixar uma impressão incrível no cliente, mostrando que sua loja tem personalidade, você terá grandes chances de ver o consumidor voltar e recomendar seu estabelecimento para os amigos. Mas o seu trabalho não termina por aqui!

Se você quer garantir a sustentabilidade do seu sucesso no varejo, é importante continuar em contato com o cliente para garantir que sua marca permaneça sempre viva na memória dele.

Para ajudá-lo nesse sentido, criamos um guia completo sobre as ações básicas e mais importantes do pós-venda: clique aqui e confira!

Então, será que sua loja está “bege” ou está deixando uma boa impressão nos clientes? De que forma seu estabelecimento mostra personalidade no atendimento?

Com este artigo, esperamos que você reflita sobre essas questões tão importantes e comece a colocar em prática as ações necessárias para que possa se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes!

Sucesso e boas vendas!

Informações: Retail Doctor; Imagens: Freepik; Flaticon

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