Saiba como definir estratégias de merchandising para o Dia das Mães para atrair clientes e vender mais nesta data que é tão importante para o varejo!
A forma como você organiza sua loja tem o poder de atrair e guiar o olhar do consumidor. A essa organização, transformada em ferramenta de marketing, dá-se o nome de merchandising.
Na prática, o merchandising utiliza uma série de técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor. Além disso, também ajuda a transmitir uma mensagem e a tornar o processo de compra mais dinâmico.
Motivos de sobra para se preocupar em criar um merchandising específico para datas comemorativas, não é mesmo?
“As datas comemorativas sempre ajudam a loja a ter um motivo para mudar e criar, por alguns dias, um ambiente diferente. Para o consumidor é uma alegria visual perceber que tem coisa nova no pedaço”, destaca Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma.
>> Para ler a entrevista com Regina na íntegra, clique aqui. <<
Para ajudá-lo a preparar o ambiente da loja da melhor forma para impulsionar as vendas do Dia das Mães, apresentamos a seguir algumas informações e dicas importantes sobre este tema.
Acompanhe e aprenda a organizar sua loja de forma estratégica para atrair e conquistar mais clientes nessa época!
No varejo, o merchandising abrange muito mais do que a simples exposição de produtos. Se realizada de maneira correta, esta estratégia tem o poder de:
>> Chamar a atenção dos consumidores que passam na rua.
>> Atrair o cliente para a loja.
>> Fazer o consumidor circular pelos diferentes ambientes da loja.
>> Expor os produtos disponíveis de forma estratégica.
>> Ajudar e facilitar o processo de venda.
>> Potencializar os resultados de uma loja.
Porém, para aproveitar ao máximo cada centímetro da sua loja e alcançar os resultados listados acima, é preciso se dedicar a organizar os produtos de maneira estratégica, de modo que tudo chame a atenção dos clientes (e sem deixar nada amontoado ou no caminho).
Na hora de pensar no merchandising para o Dia das Mães, estas quatro dicas podem ser muito úteis:
As cores podem provocar diferentes emoções nas pessoas e até influenciar a decisão de compra. Por isso mesmo, elas podem ser utilizadas para direcionar o olhar dos consumidores para determinado produto e até mesmo para destacar o seu estabelecimento do concorrente ao lado. O segredo é saber utilizar o contraste entre diferentes cores e tons.
Na prática!
– Quer chamar a atenção para determinado produto? Utilize um display com uma cor bem diferente das usadas no resto do ambiente. Assim, você criará um alto contraste, que irá captar a atenção dos clientes.
– Quer evidenciar a sua loja na rua? Que tal pintar a fachada ou utilizar um toldo com uma cor diferente das que as lojas vizinhas estão utilizando?
Placas com chamadas dentro da loja não servem apenas para informar o preço e indicar o produto. Estes avisos também podem ser utilizados para direcionar a atenção dos clientes. Para isso, cabe a você incluir elementos informativos e divertidos nas placas.
Na prática!
– As chamadas geralmente são feitas em papéis brancos, no formato quadrado ou retangular, certo? Quebre esse padrão para chamar a atenção de determinado produto. No Dia das Mães, por exemplo, você pode sinalizar os produtos em promoção com uma chamada em um coração.
– Inclua informações que ajudarão o cliente. O nome e o modelo do produto, o preço e as possíveis condições de pagamento, por exemplo, já eliminam algumas das primeiras dúvidas do consumidor quando ele está olhando os itens.
– Além disso, utilizar placas com chamadas criativas na vitrine também pode ser uma ação efetiva para chamar a atenção dos clientes e destacar seu estabelecimento na região.
Para usar o merchandising a seu favor, não basta apenas colocar todos os produtos de cozinha em uma mesma área. É importante organizar o ambiente de uma maneira que os consumidores entendam o que aqueles itens podem oferecer.
Na prática!
– Monte ambientes completos, incluindo itens extras que podem ajudar a alimentar a imaginação dos clientes. Por exemplo: uma sala com alguns livros e filmes; uma cozinha com batedeira e outros utensílios de confeitaria e um bolo na mesa ou dentro do forno.
– Outra maneira de contar uma história por meio dos produtos é colocando uma placa com depoimentos de clientes que já compraram os itens expostos, dizendo o que eles gostaram naqueles produtos e como estão utilizando-os.
É verdade que cada produto da sua loja é importante e você quer que os clientes vejam tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer. Porém, mostrar tudo de uma vez, da mesma forma, pode ter o efeito contrário e acabar sobrecarregando o olhar dos consumidores.
Com isso em mente, estabeleça uma hierarquia de acordo com os itens que você quer dar mais destaque no Dia das Mães. Além disso, respeite o tamanho da loja e dos produtos.
Na prática!
– Crie um ponto focal dentro da loja e disponha os produtos ao redor. Assim, você fará com que o cliente possa ter uma visão geral quando entrar na loja, de forma coerente e natural.
– Cuide para que nenhum produto esteja sobrepondo outro.
– Na entrada da loja, coloque os itens que têm mais chance de chamar a atenção dos consumidores, como aparelhos de TV com algumas imagens passando, rádio tocando música ou mesmo um ambiente decorado.
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Lições das Lojas Gazin sobre merchandising no varejo
Quando o assunto é especificamente o merchandising para o Dia das Mães, estas são algumas táticas em que você pode apostar:
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6 dicas práticas para criar uma vitrine atrativa
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– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
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Dessa forma, você e sua equipe estarão muito mais preparados para aproveitar as oportunidades de vendas que o Dia das Mães trará.
Sucesso!
Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado.