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Prepare sua loja para o Dia das Mães com a ajuda do merchandising

Prepare sua loja para o Dia das Mães com a ajuda do merchandising

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/04/19

Saiba como definir estratégias de merchandising para o Dia das Mães para atrair clientes e vender mais nesta data que é tão importante para o varejo!

A forma como você organiza sua loja tem o poder de atrair e guiar o olhar do consumidor. A essa organização, transformada em ferramenta de marketing, dá-se o nome de merchandising.

merchandising para o Dia das Mães – Regina BlessaNa prática, o merchandising utiliza uma série de técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor. Além disso, também ajuda a transmitir uma mensagem e a tornar o processo de compra mais dinâmico.

Motivos de sobra para se preocupar em criar um merchandising específico para datas comemorativas, não é mesmo?

“As datas comemorativas sempre ajudam a loja a ter um motivo para mudar e criar, por alguns dias, um ambiente diferente. Para o consumidor é uma alegria visual perceber que tem coisa nova no pedaço”, destaca Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma.

>> Para ler a entrevista com Regina na íntegra, clique aqui. <<

Para ajudá-lo a preparar o ambiente da loja da melhor forma para impulsionar as vendas do Dia das Mães, apresentamos a seguir algumas informações e dicas importantes sobre este tema.

Acompanhe e aprenda a organizar sua loja de forma estratégica para atrair e conquistar mais clientes nessa época!

4 táticas de merchandising para aumentar as vendas

merchandising

No varejo, o merchandising abrange muito mais do que a simples exposição de produtos. Se realizada de maneira correta, esta estratégia tem o poder de:

>> Chamar a atenção dos consumidores que passam na rua.
>> Atrair o cliente para a loja.
>> Fazer o consumidor circular pelos diferentes ambientes da loja.
>> Expor os produtos disponíveis de forma estratégica.
>> Ajudar e facilitar o processo de venda.
>> Potencializar os resultados de uma loja.

Porém, para aproveitar ao máximo cada centímetro da sua loja e alcançar os resultados listados acima, é preciso se dedicar a organizar os produtos de maneira estratégica, de modo que tudo chame a atenção dos clientes (e sem deixar nada amontoado ou no caminho).

Na hora de pensar no merchandising para o Dia das Mães, estas quatro dicas podem ser muito úteis:

#1 de merchandising para o Dia das Mães:
Utilize cores e contrastes para chamar a atenção

As cores podem provocar diferentes emoções nas pessoas e até influenciar a decisão de compra. Por isso mesmo, elas podem ser utilizadas para direcionar o olhar dos consumidores para determinado produto e até mesmo para destacar o seu estabelecimento do concorrente ao lado. O segredo é saber utilizar o contraste entre diferentes cores e tons.

Na prática!

– Quer chamar a atenção para determinado produto? Utilize um display com uma cor bem diferente das usadas no resto do ambiente. Assim, você criará um alto contraste, que irá captar a atenção dos clientes.
– Quer evidenciar a sua loja na rua? Que tal pintar a fachada ou utilizar um toldo com uma cor diferente das que as lojas vizinhas estão utilizando?

#2 de merchandising para o Dia das Mães: 
Use as placas da loja de forma estratégica

Placas com chamadas dentro da loja não servem apenas para informar o preço e indicar o produto. Estes avisos também podem ser utilizados para direcionar a atenção dos clientes. Para isso, cabe a você incluir elementos informativos e divertidos nas placas.

Na prática!

– As chamadas geralmente são feitas em papéis brancos, no formato quadrado ou retangular, certo? Quebre esse padrão para chamar a atenção de determinado produto. No Dia das Mães, por exemplo, você pode sinalizar os produtos em promoção com uma chamada em um coração.
– Inclua informações que ajudarão o cliente. O nome e o modelo do produto, o preço e as possíveis condições de pagamento, por exemplo, já eliminam algumas das primeiras dúvidas do consumidor quando ele está olhando os itens.
– Além disso, utilizar placas com chamadas criativas na vitrine também pode ser uma ação efetiva para chamar a atenção dos clientes e destacar seu estabelecimento na região.

#3 de merchandising para o Dia das Mães:
Conte uma história com seus produtos

Para usar o merchandising a seu favor, não basta apenas colocar todos os produtos de cozinha em uma mesma área. É importante organizar o ambiente de uma maneira que os consumidores entendam o que aqueles itens podem oferecer.

Na prática!

– Monte ambientes completos, incluindo itens extras que podem ajudar a alimentar a imaginação dos clientes. Por exemplo: uma sala com alguns livros e filmes; uma cozinha com batedeira e outros utensílios de confeitaria e um bolo na mesa ou dentro do forno.
– Outra maneira de contar uma história por meio dos produtos é colocando uma placa com depoimentos de clientes que já compraram os itens expostos, dizendo o que eles gostaram naqueles produtos e como estão utilizando-os.

merchandising para o Dia das Mães

#4 de merchandising para o Dia das Mães:
Estabeleça uma hierarquia dos produtos

É verdade que cada produto da sua loja é importante e você quer que os clientes vejam tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer. Porém, mostrar tudo de uma vez, da mesma forma, pode ter o efeito contrário e acabar sobrecarregando o olhar dos consumidores.

Com isso em mente, estabeleça uma hierarquia de acordo com os itens que você quer dar mais destaque no Dia das Mães. Além disso, respeite o tamanho da loja e dos produtos.

Na prática!

– Crie um ponto focal dentro da loja e disponha os produtos ao redor. Assim, você fará com que o cliente possa ter uma visão geral quando entrar na loja, de forma coerente e natural.
– Cuide para que nenhum produto esteja sobrepondo outro.
– Na entrada da loja, coloque os itens que têm mais chance de chamar a atenção dos consumidores, como aparelhos de TV com algumas imagens passando, rádio tocando música ou mesmo um ambiente decorado.

Veja também!

Lições das Lojas Gazin sobre merchandising no varejo

Merchandising para o Dia das Mães na prática

Quando o assunto é especificamente o merchandising para o Dia das Mães, estas são algumas táticas em que você pode apostar:

Dicas de merchandising para o Dia das Mães

Outras dicas de merchandising para o Dia das Mães

Leia também!

6 dicas práticas para criar uma vitrine atrativa

Vídeo: 4 dicas de merchandising para o Dia das Mães

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– A importância de preparar sua loja para as datas comemorativas.
– Como planejar as ações para as datas comemorativas no varejo.
– Técnicas de merchandising para vender mais no Dia das Mães.
– Como criar promoções para o Dia das Mães.
– Exercícios práticos para treinar a equipe para vender mais no Dia das Mães.
– Como fidelizar clientes do Dia das Mães e fazê-los voltar o ano inteiro.

Além disso, terá acesso a um checklist de ações para vender mais no Dia das Mães. Clique aqui e faça o download!

Dessa forma, você e sua equipe estarão muito mais preparados para aproveitar as oportunidades de vendas que o Dia das Mães trará.

Sucesso!

Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado.

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