Quer aumentar a eficiência da sua gestão na hotelaria? Então preocupe-se em monitorar de perto o desempenho do seu estabelecimento em diferentes áreas! Afinal, dessa forma você entenderá de verdade tudo o que acontece no seu negócio e, assim, poderá tomar melhores decisões estratégicas. Precisa de ajuda para isso? Conte com a gente! No artigo de hoje – e no próximo –, falaremos sobre os indicadores que todo gestor de hotelaria deve acompanhar para aumentar o faturamento e a satisfação dos hóspedes.
Vamos lá?
Controlar gastos, pensar em maneiras de aumentar o faturamento, gerenciar a equipe, gerenciar os processos e garantir a satisfação dos hóspedes estão entre os principais desafios diários dos gestores hoteleiros.
⇒ Saiba mais! 5 grandes desafios da gestão hoteleira
Para superar estes obstáculos, o gestor precisa orientar seu trabalho por meio de alguns indicadores básicos. As informações sobre o desempenho do estabelecimento em diferentes áreas ajudarão estes profissionais a terem uma visão mais clara sobre o negócio. Assim, tomar boas decisões ficará muito mais fácil!
Neste sentido, estes são os indicadores que todo gestor de hotelaria deve acompanhar:
Esse indicador está relacionado a quanto o seu hotel ou pousada tem a ofertar ao mercado e quais são as principais demandas que precisa atender.
No que diz respeito à oferta, é importante saber:
Já quanto à demanda, é importante atentar-se a questões como:
Por que tudo isso é importante? Essas informações o ajudarão a entender se você precisa criar alguma ação para atrair mais hóspedes ou (caso a demanda seja alta) se pode estudar a possibilidade de aumentar as tarifas.
Ocupação dos quartos, RevPar (receita por quarto disponível no hotel), ADR (média dos preços das diárias) e MCPB (receita gerada por reserva) são alguns dos principais indicadores que revelam a performance atual do estabelecimento.
⇒ Aprenda mais! Como medir a performance do seu hotel ou pousada
Por que tudo isso é importante? Avaliar o desempenho do hotel no que diz respeito à ocupação atual e ao faturamento gerado é crucial para entender se as ações estratégicas de marketing e vendas estão dando resultados ou se há necessidade de ajustar o posicionamento.
Além de entender a situação atual do seu estabelecimento, é importante ficar atento ao que deve acontecer em um futuro próximo, para poder desenvolver um planejamento realista. Assim, é importante analisar os seguintes indicadores:
Por que tudo isso é importante? Estes dados indicarão se será preciso, por exemplo, aumentar ou diminuir o preço das diárias, se o estabelecimento vai precisar de algum esforço extra para atender a demanda ou se serão necessárias ações para atrair mais viajantes.
O ROI (retorno sobre o investimento) está entre os principais indicadores que todo gestor de hotelaria deve acompanhar. Na prática, significa avaliar quais são os resultados (em termos de satisfação e número de reservas) que determinadas ações estão trazendo.
Alguns dos fatores que podem indicar o ROI são:
Por que tudo isso é importante? Quanto mais você entender as ações e ferramentas que dão ou não dão resultado, melhor você conhecerá o seu público e a sua equipe, e melhor poderá direcionar seus futuros investimentos.
Todas essas informações são muito valiosas para o seu negócio. Monitorando esses quatro primeiros indicadores já será possível melhorar consideravelmente a gestão do seu hotel ou pousada.
Mas não acaba por aí!
Em nosso próximo artigo falaremos sobre mais quatro indicadores que todo gestor de hotelaria deve acompanhar. Trataremos de informações relacionados ao comportamento dos seus clientes, que podem indicar maneiras de fortalecer sua marca e aumentar seu faturamento. Aguarde!
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