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Vendas: 5 dicas para melhorar sua Abordagem ao Cliente

Vendas: 5 dicas para melhorar sua Abordagem ao Cliente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/04/14

Vendas: 5 dicas para melhorar sua Abordagem ao Cliente

Quem nunca se irritou com um “estou só dando uma olhadinha” que atire a primeira pedra. Pois é, é realmente muito chato querer vender e abordar alguém que (pensa que) não quer sua ajuda.

Mas o que você precisa ter em mente é que uma abordagem bem feita, um atendimento de qualidade pode transformar um “estou só olhando” em “vou levar”.

Sabendo disso, resolvemos reunir neste artigo cinco dicas que com certeza vão garantir que sua abordagem e aumente suas chances de conversão.

Vamos lá?

3 dicas de fechamento de venda

Dica 01: Não desanime diante de um “só estou dando uma olhadinha”

Sorria, coloque-se à disposição, monitore o cliente e depois de alguns minutos volte para ajudá-lo. Por exemplo: se ele estiver na área das televisões, comece a fazer perguntas do tipo: para que ambiente você procura uma televisão? Quem vai assistir tevê com você? Que programas vocês gostam de assistir? E assim por diante…

Na sequência, apresente algumas opções e deixe novamente o cliente livre para pensar e explorar a loja. Você já vai ter criado empatia com ele e esse é o começo para uma relação de sucesso acontecer.

Dica 02: Cuide dos mínimos detalhes

Sorria. Mantenha contato visual. Ouça atentamente tudo o que seu cliente disser. Enfim, atente-se aos pequenos detalhes do atendimento. Isso fará uma grande diferença no valor que o cliente dá a você. E vai ajudá-lo a vender.

Dica 03: Esteja preparado para responder as dúvidas do cliente

abordagem em vendas

Todo vendedor que se preze precisa conhecer muito bem cada produto do mix que vende. Isso ajuda a fazer com que o cliente se sinta mais seguro a comprar com você, além, é claro, de fazê-lo entender qual produto realmente atende seus desejos e necessidades – e com isso compreendido o fechamento se torna quase certo.

Dica 04: Não se preocupe apenas em vender

Antes de querer levar seu cliente para o caixa você precisa conquistar e confiança dele. Para isso, ir direto ao ponto em termos da venda (preço, formas de pagamento e de entrega, etc.) não é a melhor opção. Converse sobre assuntos aleatórios, como: “essa televisão é ótima; tenho uma em casa e assisto desenho com meu filho todo sábado. Aliás, você também tem filhos?”, ou “dei um fogão deste para minha mãe ano passado e me convenci de que não havia nada melhor para dar para ela, pois com essa máquina o almoço fica ainda mais caprichado, e quem ganha sou eu”. É mais uma forma de criar empatia com ele e ganhar sua confiança.

Dica 05: Nunca deixe um cliente esperar por muito tempo sem atenção

Você está atendendo, todos os seus colegas também, e um novo cliente acaba de entrar na loja? Peça licença ao cliente que está atendendo, vá até o novo cliente e explique está ocupado, mas que logo alguém irá atendê-lo. Além disso, convide-o para explorar a loja e ficar à vontade. Se tiver água e café à disposição este também é o momento de oferecer a ele. Ele terá tempo para “dar uma olhadinha” e ficará grato por sua atenção.

Este é apenas o começo de um atendimento de qualidade, mas é um começo que fará a diferença. Aposte na aplicação dessas dicas e veja os resultados aparecerem logo, logo.

Tem outras dicas para acrescentar? Comente! Será ótimo saber o que você faz de especial em termos de abordagem ao cliente. Com certeza outros profissionais se beneficiarão de suas dicas. Juntos vamos mais longe!

Sucesso!

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comentários em "Vendas: 5 dicas para melhorar sua Abordagem ao Cliente"

Comentar

  1. amaro antonio disse:

    Gosto de ver sempre de interagir isso mostra que eu preciso cada vez mais está atualizado.
    Obrigado muito obrigado, espero receber mais artigo.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Olá, Amaro. Tudo bem?
      Ficamos felizes em saber que gosta do conteúdo que publicamos aqui. Pode deixar que sempre teremos artigos novos aqui no blog. Três vezes por semana entram conteúdos voltados aos varejistas e duas vezes por semana publicamos materiais feitos especialmente para quem trabalha no segmento hoteleiro.
      Abraço!

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