Nossas Sugestões

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/05/14

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda

Se você quer que sua loja se destaque tanto em vendas quanto em fidelização e satisfação de clientes precisa entender que o processo de venda não termina no momento do fechamento.

Muito pelo contrário.

Um pós-venda bem feito é essencial para o sucesso no varejo.

Com isso em mente, decidimos reunir neste post cinco dicas para você melhorar seu pós-venda.

Acompanhe, coloque-as em prática e veja os resultados aparecerem dia após dia!

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda1) Comece o pós-venda durante a venda

No momento do fechamento, abra espaço para o seu cliente entrar em contato com você se nos próximos dias, semanas ou meses tiver qualquer dúvida sobre o produto que você vendeu.

Para isso, informe os telefones, e-mails, canais nas redes sociais nos quais vocês podem ser contactados e lembre-o que vocês estão sempre à disposição para ajudá-lo.

2) Nunca demore para responder

Agilidade é um fator que faz toda a diferença em vendas. Por isso, jamais demore para responder um contato de cliente – seja o contato para criticar ou para elogiar. Se o cliente apresentar um problema e você não puder solucionar imediatamente, informe-o quando vocês entrarão em contato e cumpra o prazo. Assim, ele se sentirá valorizado e ficará satisfeito com o seu atendimento.

No que diz respeito ao atendimento também é bom lembrar que é importante responder os contatos de maneira personalizada. Ninguém quer ser atendido por robô ou receber respostas padrão. Se o contato tiver sido por e-mail, leia atentamente tudo o que o cliente disse e responda todas as dúvidas, sem deixar nada de lado. Isso é importante para mostrar para o cliente que você se preocupa com ele.

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda-Gazin

3) Mantenha contato com seu cliente frequentemente

Se o cliente não o procurar, cabe a você entrar em contato com ele algum tempo após a venda para saber como as coisas estão, se ele precisa da sua ajuda para melhorar aproveitar o produto e, claro, para sondar as novas necessidades dele – que podem resultar em novas vendas para ele.

Mas, cuidado! Nada de só querer aproveitar o contato para tentar vender. Neste momento, preocupe-se com o cliente, com a construção do relacionamento com ele e com a fidelização. A venda virá naturalmente com o tempo. Pode esperar!

4) Responsabilize-se pelo SEU cliente

Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda-relacionamento

Atendeu um cliente e ele reclamou com o gerente do produto que você vendeu? Responsabilize-se por lidar com esse problema. O cliente é SEU!

Também deve ser SUA missão ligar no aniversário do cliente, contactá-lo quando uma promoção interessante entrar em vigor e assim por diante.

Afinal, o cliente é da loja, mas é seu também!

5) Faça do pós-venda uma pré-venda

Lançamentos, promoções, novidades da loja, horários especiais nas vésperas de datas comemorativas… tudo precisa ser utilizado a seu favor no processo de pós-venda pensando na próxima venda. Entre em contato com seu cliente por telefone, e-mail ou redes sociais e em um bate-papo com ele apresente as novidades. É uma ótima forma de levá-lo para loja antes do que ele pensava.

Siga essas dicas e comece a revolucionar o pós-venda na sua loja. Você vai ver como vai valer a pena!

Tem outras dicas para acrescentar à lista? Comente! Juntos nós vamos mais longe.

Sucesso.

Já falamos sobre outros passos da venda por aqui recentemente. Não deixe de ler:

*5 dicas para melhorar sua abordagem ao cliente

*3 dicas de fechamento de vendas

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Vendas: 5 dicas para melhorar o pós-venda"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo