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10 dicas para ter boas conversas – com qualquer pessoa

10 dicas para ter boas conversas – com qualquer pessoa

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/05/16

Você evita conversar com quem tem opiniões diferentes das suas? Já teve uma discussão por conta de pontos de vista distintos? Saiba que é possível, sim, ter grandes debates e aprender muito com quem pensa diferente de você. E a gente pode ajudá-lo nisso… 

Verdade seja dita: é muito mais fácil dialogar com quem tem a mesma visão que a gente. No entanto, a habilidade de ter boas conversas mesmo com pessoas com pensamentos distintos – e com os quais não concordamos – é fundamental para que possamos aprender mais e conviver de maneira pacífica com os que são diferentes.

Essa habilidade é importante inclusive para o seu crescimento profissional! Pense bem: como gestor de uma loja, você precisa conversar com diferentes tipos de pessoas o tempo todo – funcionários, clientes, fornecedores. Um vendedor, por sua vez, diariamente tem que conversar com diversos tipos de clientes.

Imagine se o vendedor de uma loja só atendesse a clientes que tivessem os mesmos gostos que ele. Ou, então, se um lojista só contratasse profissionais que votassem do mesmo partido político que ele. Muitas oportunidades seriam perdidas, não é mesmo?

Para ajudá-lo a ter melhores diálogos mesmo com pessoas que pensam completamente diferente de você, reunimos boas dicas a seguir. Confira, entenda quais são os ingredientes para uma boa conversa, coloque as sugestões em prática e veja os resultados surgirem.

como falar melhor (6)1) Não seja multitarefa – esteja presente de corpo e alma no diálogo

Estar verdadeiramente presente em uma conversa é o primeiro passo para que ela seja positiva. Para isso, não use o telefone enquanto conversa, não fique olhando seu tablet ou olhando para qualquer coisa ao redor. Foque sua atenção 100% no seu interlocutor.

Além disso, permita que seu pensamento esteja focado no diálogo também. Se ficar pensando no que vai fazer para o jantar, no que aconteceu no escritório ou em qualquer outra coisa senão na conversa, é bem provável que ela não acabe bem.

como falar melhor (3)2) Não dê lição de moral – esteja disposto a aprender

Há quem entre em uma conversa já pensando em “converter” o outro a pensar da sua forma. Essa atitude acaba criando uma barreira ainda maior entre os envolvidos. Agora, se você entra em um debate disposto a aprender com o outro, já começa muito bem.

Deixe um pouco de lado sua opinião pessoal e tente efetivamente entender o que a outra pessoa está dizendo. Dessa maneira, ela também vai se sentir mais aceita e, consequentemente, mais passível a escutar o seu lado.

como falar melhor (8)3) Faça perguntas abertas – permita que o outro fale por si

Você sabe o que é uma pergunta tendenciosa? É aquele tipo de pergunta que condiciona a pessoa a dar uma determinada resposta. Evite esse caminho em suas conversas! Deixe a outra pessoa falar por si, sem criar hipóteses antes mesmo de ela dizer qualquer coisa.

Uma dica boa é usar a tática dos jornalistas e fazer perguntas que comecem com: o que, quando, onde, por que ou como. Por exemplo: ao invés de perguntar “Você ficou nervoso com essa situação”, pergunte “Como você se sentiu nesse momento?”.

como falar melhor (1)4) Deixe a conversa fluir – não interrompa o outro

Quem aí não fica agoniado quando o Faustão fica o tempo todo interrompendo os convidados que vão ao seu programa? É muito chato assistir, não é mesmo? Agora, imagine participar de uma conversa assim…

Enquanto estiver conversando com alguém, muitos pensamentos e perguntas virão à sua mente, mas não interrompa o outro para se expressar, espere ele terminar de falar. Afinal, pode ser que ele responda à dúvida que você havia tido antes ao longo da sua fala.

como falar melhor (7)5) Se você não sabe, não diga – nem minta ou suponha algo que pode não ser verdade

Pode parecer óbvio, mas ter certeza do que se está falando é fundamental para uma boa conversa. Infelizmente, porém, algumas pessoas usam como base para conversas seus próprios achismos ou suposições.

Muitos fazem isso porque não querem admitir que não sabem, outros para não se sentirem inferiores. Mas, adivinha só: inventar ou fazer suposições sobre algo só vai prejudicar sua imagem. Tenha humildade para afirmar que não sabe algo – isso pode, inclusive, quebrar grandes barreiras. Esteja aberto para ouvir o outro e, principalmente, para aprender com e sobre ele. 

como falar melhor (2)6) Não faça comparações – cada pessoa é única

Outra forma de matar uma conversa é ficar comparando sua experiência com a do outro. Entenda que cada pessoa é única e, por isso, reage de forma diferente, mesmo em situações parecidas. Quando alguém estiver contando algo, evite interromper e virar o assunto para si mesmo.

Preste atenção no que o outro tem a dizer e, se achar necessário, mostre que você compreende o que ele passou, diga que já passou por isso. Isso chama-se empatia. Se julgar conveniente, pode também compartilhar dicas para resolver determinado problema – sem impor nenhuma regra, pois o que funciona para você, pode não funcionar para o outro.

como falar melhor (9)7) Não seja repetitivo – isso pode irritar o outro

Você já conversou com alguém que, não importa o que você fale, parece que a pessoa simplesmente não o ouve, apenas fica se repetindo, tal qual um disco arranhado? Muito chato, não é mesmo?

Repetir não vai fazer sua mensagem entrar à força na mente do outro. Se você falar claramente, na hora certa, sua mensagem será ouvida e compreendida, não há necessidade de falar várias vezes a mesma coisa. Se for muito repetitivo, vai deixar claro que só está interessado no que você tem a falar, e que não está nem aí para os outros.

como falar melhor (4)8) Não seja tão detalhista – foque na mensagem principal

Ao conversar com alguém, não se apegue a detalhes como datas, horários, anos, nomes. É bem provável que o outro também não se recorde desses pormenores depois. O importante é a maneira como você passa a sua mensagem.

Por exemplo, se em uma conversa, você se lembrar de uma frase que leu em determinado livro e que se encaixa perfeitamente na situação, não deixe de citá-la apenas porque você não lembra o nome do autor. As pessoas não estão interessadas em saber se você lê esse ou outro livro, e sim na mensagem que você tem a passar.

como falar melhor (5)9) Saiba ouvir – essa é a base mais forte para uma boa conversa

Se você apenas desenvolver essa habilidade, já estará pronto para ter conversas incríveis com qualquer um. Ouvir é a parte mais fundamental de um bom diálogo.

Para algumas pessoas, ouvir pode ser intimidador: você não está no controle e pode escutar algo que não queira. Mas se não estiver preparado para ouvir, não está preparado para conversar, pois é nisso que se baseia um diálogo – fala e escuta.

Ouvir com atenção o que o outro tem a dizer (sem mentalmente já ficar pensando em uma resposta) vai fazê-lo entender melhor as pessoas e, consequentemente, vai aprender mais – sobre os outros e sobre si mesmo.

como falar melhor (10)10) Seja breve – objetividade e clareza são fundamentais

Em parte pelo motivo apontado no item anterior – não saber ouvir –, é comum que algumas pessoas apenas falem, falem, falem e falem em uma conversa. Mas ter um bom diálogo não é uma disputa para saber quem fala mais e por mais tempo.

Para ter uma conversa positiva é importante saber a hora de se expressar e de se calar. Você não precisa falar por horas para mostrar que sabe sobre determinado assunto. A verdadeira sabedoria está em saber mostrar conhecimento de forma concisa e também estar aberto para aprender com o outro.

Dica final para o gestor de loja

Os pontos desse texto irão ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz e positiva com seus funcionários, parceiros, fornecedores e clientes. Essas dez dicas podem ser úteis ainda para melhorar processos de feedback e reuniões. Mas sua preparação para isso não termina aqui. Confira a seguir mais artigos que podem ajudá-lo nessas questões:

O que achou dessas dicas? Você já aplica alguma delas em seu dia a dia? Deixe sua opinião nos comentários e nos conte quais são as suas sugestões para ter boas conversas com qualquer pessoa. Suas boas práticas podem ajudar outros vendedores e gestores Brasil afora!

Informações: TED
Imagens: Freepik e Iconfinder

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