fbpx

Nossas Sugestões

6 dicas para atrair hóspedes na baixa temporada

6 dicas para atrair hóspedes na baixa temporada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/03/16

No post anterior (leia aqui), você viu o que é preciso fazer para se preparar antecipadamente para a baixa temporada. Agora, vamos mostrar algumas ações práticas que podem ser realizadas durante essa fase de baixa movimentação para atrair mais hóspedes para seu hotel ou pousada. 

1. Saiba o momento certo para baixar o preço

dicas baixa temporada 1Uma das primeiras coisas que hotéis e pousadas fazem em baixa temporada é diminuir o preço da diária. Essa tática pode até funcionar, mas é preciso entender quando e como fazer isso para não sair no prejuízo. Não basta simplesmente diminuir o valor da diária. Saber o momento certo para isso é fundamental para evitar que seus quartos e (e caixa) fiquem vazios. Se em determinado período você notar que tem movimento nos sábados e domingos, mas fica sem ninguém durante a semana, pode direcionar ações para esses dias específicos. Por exemplo: descontos apenas para estadias entre segunda a quinta. Assim, vai chamar a atenção dos clientes para a possibilidade de se hospedar durante a semana, sem prejudicar o final de semana que já tem um bom fluxo de hóspedes.

2. Crie pacotes especiais

dicas baixa temporada 2

Outra forma de evitar que o desconto seja o principal atrativo, é oferecer outros tipos de vantagens. Criar pacotes especiais é uma maneira para isso. Ainda considerando o caso citado acima, você pode criar pacotes voltados aos dias de semana. Exemplo: pague duas noites e ganhe três em estadias de segunda a quinta. Além disso, pode agregar valor para a hospedagem oferecendo serviços além da estadia. Algo como: “Hospede-se conosco e ganhe X”. Esse algo a mais oferecido deve estar relacionado aos interesses do cliente: se ele gosta de gastronomia, ofereça um jantar; se ele gosta de atividades culturais, pode dar um ingresso para uma peça de teatro, e assim por diante.

3. Dê desconto para quem voltar na baixa temporada

dicas baixa temporada 3

Você tem muitos clientes durante a alta temporada. Então, aproveite o contato com eles nessa época para atraí-los para os períodos com baixa movimentação. Que tal oferecer condições especiais para aqueles clientes que quiserem voltar na baixa temporada? Ao fazer isso, além de dar uma vantagem exclusiva, você estará colocando uma ideia na mente dele. Poder ser que o cliente nem pensasse em vir ao seu hotel naquele período, mas, como você está oferecendo esse desconto especialmente, o hóspede vai passar a considerar a possibilidade de voltar sim – principalmente se ele teve uma boa experiência na estadia.

4. Crie uma tradição em seu hotel

dicas baixa temporada 4

Se o clima ou a sua região não oferece nenhum grande atrativo durante o período de baixa temporada, o seu hotel pode criar sua própria atração – que pode virar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos naquela época. Você pode promover, por exemplo, uma feira ou um encontro anual baseando-se na cultura de sua região. Ou então realizar eventos de acordo com o perfil mais comum de hóspedes que recebe. Se muitos empreendedores se hospedam em seu hotel ou pousada, eles gostarão de saber que todo ano você promove uma conferência sobre gestão, por exemplo. Ou se a maioria de seus clientes são mulheres, que tal realizar anualmente uma semana especial para elas, com atividades e palestras relacionadas ao universo feminino?

5. Entre em contato com possíveis hóspedes

dicas baixa temporada 5

Pessoas que se hospedaram com você em períodos de baixa temporada nos anos anteriores, clientes que avaliaram bem a estadia, hóspedes que demonstraram que gostam de estar sempre viajando. Entre em contato com essas pessoas, pois a probabilidade de eles terem interesse em se hospedar com você novamente é bem grande – basta você oferecer um bom motivo (como promoções especiais e eventos).

Além disso, contate também aqueles que procuraram seu hotel na alta temporada, mas você não conseguiu recebê-los porque estava lotado. Ou os clientes que reservaram, mas, por algum motivo, tiveram que cancelar, deixando claro que gostariam de ir em alguma outra oportunidade. Essas pessoas também são seus possíveis hóspedes na baixa temporada.

6. Atualize suas informações na internet

dicas baixa temporada 6

Muitos hotéis colocam em suas páginas, redes sociais e também nos sites de reservas (como Booking.com, por exemplo) as promoções de alta temporada e, quando a movimentação acaba, eles esquecem de atualizar as informações voltadas para a baixa temporada. Como há muito mais vagas nesse período de baixa movimentação, as opções de seu cliente são bem maiores. Então, estar com as informações de preços, eventos e promoções atualizadas faz toda diferença para que ele escolha o seu hotel ao invés do concorrente.

Colocando essas dicas em prática, você estará deixando seu hotel em destaque no mercado, fazendo com que suas reservas nunca parem, mesmo em baixa temporada.

Imagens: Freepik

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 14
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "6 dicas para atrair hóspedes na baixa temporada"

Comentar