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A baixa temporada não precisa ser um problema!

A baixa temporada não precisa ser um problema!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/07/18

Quer manter seu estabelecimento movimentado o ano inteiro? Está na hora de pensar em ações para atrair hóspedes mesmo em períodos de baixa temporada e em usar o marketing como seu aliado. Não sabe como fazer isso? Leia esta reportagem e descubra!

Períodos de baixa temporada são inevitáveis no setor de hotelaria. Por isso mesmo, se você quer ter sucesso o ano inteiro, precisa saber se preparar para os momentos em que movimento tem tudo para diminuir.

Pensando em ajudá-lo nesta missão, apresentamos a seguir dicas práticas para você lidar com a sazonalidade da melhor forma possível. Se você utilizá-las em seu dia a dia, a baixa temporada deixará de ser um problema para o seu faturamento.

Vamos lá?

O que fazer antes do início da baixa temporada

Existem diversas ações que você pode fazer antes da baixa temporada para se planejar devidamente para esse período. Entre elas, destacam-se:

  • Definir o que é baixa temporada para o seu estabelecimento. Dependendo da sua região, isso pode variar.
  • Entender quem é o seu público durante a baixa temporada. O perfil dos hóspedes de verão é diferente do dos de inverno, por exemplo.
  • Verificar o calendário de eventos em sua região. Um evento pode transformar uma época de baixa movimentação em período de alta temporada temporária.
  • Planejar os eventos que podem ser promovidos em seu estabelecimento. Eventos podem gerar uma demanda específica para o seu hotel ou pousada.
  • Pedir indicações para os seus hóspedes. A concorrência aumenta muito na baixa temporada, e ter boas avaliações ajuda a destacar a sua marca nesta época.

Essas ações de planejamento deixarão o seu estabelecimento mais preparado para enfrentar o período de baixo movimento.

Mas o trabalho não acaba por aí!

6 dicas para atrair hóspedes na baixa temporada

Mesmo durante a baixa temporada é fundamental desenvolver ações focadas em aumentar as reservas. Aqui vão algumas dicas importantes nesse sentido:

1 – Saiba o momento certo de baixar o preço 

Uma das primeiras coisas que hotéis e pousadas fazem em tempos de baixa temporada é diminuir o preço da diária. Mas saber o momento certo para aplicar essa tática é fundamental para evitar que seus quartos (e o seu caixa) fiquem vazios.

Se em determinado período você notar que o movimento está bom aos sábados e domingos, mas muitos quartos ficam vazios durante os dias úteis, pode direcionar seus esforços para equilibrar essa conta.

  • Por exemplo!
    Clientes que fizerem reservas para estadias entre segundas e quintas-feiras têm desconto especial.
    Assim, você chamará a atenção dos clientes para a possibilidade de se hospedar em seu estabelecimento durante a semana, sem prejudicar o fim de semana, que já tem um bom fluxo de hóspedes.

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2 – Crie pacotes especiais para a baixa temporada

Para evitar que o desconto seja o principal atrativo do seu estabelecimento durante a baixa temporada, é importante oferecer outros tipos de vantagens. Criar pacotes especiais é uma maneira de fazer isso. Ainda considerando o caso citado acima, você pode criar pacotes voltados aos dias de semana.

  • Por exemplo!
    Em estadias de segunda a quinta-feira, pague duas noites e ganhe a terceira.
    Além disso, você pode agregar valor para a hospedagem oferecendo serviços extras – melhor ainda se os serviços estiverem alinhados aos interesses do cliente.

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Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

3 – Durante a alta temporada, ofereça descontos para quem quiser voltar na baixa temporada

Aproveite o contato com os clientes na alta temporada para atraí-los para os períodos com pouco movimento.

Que tal oferecer, por exemplo, condições especiais para os viajantes que quiserem voltar na baixa temporada?

Pode ser que o cliente nem estivesse pensando em se hospedar no seu estabelecimento naquele período, mas, como você está oferecendo esse desconto exclusivo, ele vai passar a considerar a possibilidade de encaixar mais uma viagem em seu calendário.

4 – Crie uma tradição em seu hotel

marketing local na hotelariaSe o clima ou a sua região não oferecem nenhum grande atrativo durante a baixa temporada, você pode criar uma atração com a assinatura do seu estabelecimento.

No futuro, ela pode virar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos na mesma época – transformando um período que antes era ruim, em excelente!

Ideias de ações nesse sentido:

  • Promover uma feira ou um encontro anual baseando-se na cultura de sua região.
  • Realizar eventos de acordo com o perfil mais comum de hóspedes que seu estabelecimento recebe. Se muitos empreendedores se hospedam em seu hotel ou pousada, eles gostarão de saber que todo ano você promove uma conferência sobre gestão, por exemplo.
  • Se as mulheres compõem a maior fatia de seus clientes, que tal realizar anualmente uma semana especial para elas, com atividades relacionadas ao universo feminino?

5 – Entre em contato com possíveis hóspedes 

marketing de conteúdoEntre os públicos com maior potencial para se hospedar no seu hotel durante a baixa temporada, destacam-se:

  • Pessoas que já estiveram aí em períodos de baixa temporada nos anos anteriores.
  • Clientes que avaliaram bem a estadia.
  • Hóspedes que demonstraram que gostam de estar sempre viajando.
  • Viajantes que procuraram seu hotel na alta temporada, mas que você não conseguiu receber porque o estabelecimento estava lotado.
  • Os clientes que fizeram uma reserva, mas, por algum motivo, tiveram que cancelar, deixando claro que gostariam de ir em alguma outra oportunidade.

Em tempos de baixa temporada, não espere ser contactado por esses grupos de possíveis clientes. Vá você mesmo atrás deles!

Vale mandar e-mail, telefonar, mandar uma mensagem pelas redes sociais… Enfim, entenda que proatividade é tudo!

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6 – Atualize suas informações na internet 

erros de design no e-commerceMuitos hotéis publicam as promoções de alta temporada em seus canais digitais e, quando esse período acaba, esquecem de atualizar as informações voltadas para a baixa temporada.

Como geralmente há muito mais vagas em épocas de baixa movimentação, seu cliente tem muito mais alternativas para analisar. Então, estar com as informações de preços, eventos e promoções atualizadas faz toda diferença para que os viajantes escolham o seu estabelecimento ao invés do concorrente.

Baixa temporada na hotelaria

7 ideias de eventos para a baixa temporada

Por último, é importante lembrar que eventos são excelentes ferramentas para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento o ano todo.

Durante a baixa temporada, eles podem salvar o seu caixa!

Estas são algumas ideias de eventos que ajudarão a manter seu hotel (ou sua pousada) movimentado mesmo durante a baixa temporada:

1 – Festival gastronômico

Promova um festival gastronômico e torne seu estabelecimento uma atração para viajantes e também para os moradores locais.

O tema pode ser alguma especialidade do chef, estar relacionado à época do ano (festival de chocolate na Páscoa; de sopas, no inverno; etc.) ou ainda promover a gastronomia típica da região.

2 – Eventos corporativos

Prepare a estrutura do seu estabelecimento para abrigar atividades como convenções, treinamentos, reuniões etc. Ao oferecer espaço para que as empresas realizem eventos em seu hotel ou pousada, você poderá aumentar a receita do seu negócio, fazendo com que o estabelecimento não seja prejudicado pela baixa temporada.

3 – Festa tradicional da cidade

Realize um evento tradicional da cidade para ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada. Tal evento pode ter um tema único, ligado às tradições da sua região, ou, ainda, reunir diversos artesãos e negócios independentes da região, ajudando a incentivar o crescimento da economia local.

4 – Cursos e workshops

Outra maneira de atrair hóspedes na baixa temporada é promovendo cursos e workshops.

Aproveite o conhecimento dos seus colaboradores – o chef pode dar um workshop de gastronomia, por exemplo –, ou ofereça espaços para que outras empresas e profissionais realizem seus cursos e workshops no seu estabelecimento. 

5 – Congressos

Congressos geralmente são direcionados a um público específico e, muitas vezes, duram mais de um dia – garantindo oportunidades de renda extra. O segredo para o sucesso desse tipo de evento é oferecer estrutura completa e serviços personalizados aos participantes, tais como transporte e condições especiais nas diárias.

6 – Casamentos e aniversários

Além de atrair hóspedes na baixa temporada, festas como casamentos e aniversários têm grande potencial de conquistar novos clientes. Afinal, aqueles que estiveram aí só por causa do evento podem gostar do atendimento, da estrutura e do estabelecimento em si e acabar voltando em outras ocasiões. Nesse sentido, é interessante oferecer serviços exclusivos para os participantes do evento.

7 – Shows e festivais de música

Se for para ver seu cantor ou banda favorita, os amantes de música viajam não importa qual seja a distância. Ao promover shows e festivais musicais em seu estabelecimento, seu hotel tem muito a ganhar, pois é bem provável que os participantes do evento que vieram de mais longe precisem de um lugar para dormir, certo?

Boas dicas, não é mesmo?

Agora, é com você!

Coloque-as em prática e garanta que a baixa temporada não seja um problema para o seu estabelecimento!

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Imagens: Bigstock

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