Quer manter seu estabelecimento movimentado o ano inteiro? Está na hora de pensar em ações para atrair hóspedes mesmo em períodos de baixa temporada e em usar o marketing como seu aliado. Não sabe como fazer isso? Leia esta reportagem e descubra!
Períodos de baixa temporada são inevitáveis no setor de hotelaria. Por isso mesmo, se você quer ter sucesso o ano inteiro, precisa saber se preparar para os momentos em que movimento tem tudo para diminuir.
Pensando em ajudá-lo nesta missão, apresentamos a seguir dicas práticas para você lidar com a sazonalidade da melhor forma possível. Se você utilizá-las em seu dia a dia, a baixa temporada deixará de ser um problema para o seu faturamento.
Vamos lá?
Existem diversas ações que você pode fazer antes da baixa temporada para se planejar devidamente para esse período. Entre elas, destacam-se:
Essas ações de planejamento deixarão o seu estabelecimento mais preparado para enfrentar o período de baixo movimento.
Mas o trabalho não acaba por aí!
Mesmo durante a baixa temporada é fundamental desenvolver ações focadas em aumentar as reservas. Aqui vão algumas dicas importantes nesse sentido:
Uma das primeiras coisas que hotéis e pousadas fazem em tempos de baixa temporada é diminuir o preço da diária. Mas saber o momento certo para aplicar essa tática é fundamental para evitar que seus quartos (e o seu caixa) fiquem vazios.
Se em determinado período você notar que o movimento está bom aos sábados e domingos, mas muitos quartos ficam vazios durante os dias úteis, pode direcionar seus esforços para equilibrar essa conta.
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Para evitar que o desconto seja o principal atrativo do seu estabelecimento durante a baixa temporada, é importante oferecer outros tipos de vantagens. Criar pacotes especiais é uma maneira de fazer isso. Ainda considerando o caso citado acima, você pode criar pacotes voltados aos dias de semana.
Saiba mais!
Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes
Aproveite o contato com os clientes na alta temporada para atraí-los para os períodos com pouco movimento.
Que tal oferecer, por exemplo, condições especiais para os viajantes que quiserem voltar na baixa temporada?
Pode ser que o cliente nem estivesse pensando em se hospedar no seu estabelecimento naquele período, mas, como você está oferecendo esse desconto exclusivo, ele vai passar a considerar a possibilidade de encaixar mais uma viagem em seu calendário.
Se o clima ou a sua região não oferecem nenhum grande atrativo durante a baixa temporada, você pode criar uma atração com a assinatura do seu estabelecimento.
No futuro, ela pode virar uma tradição, fazendo os clientes voltarem todos os anos na mesma época – transformando um período que antes era ruim, em excelente!
Ideias de ações nesse sentido:
Entre os públicos com maior potencial para se hospedar no seu hotel durante a baixa temporada, destacam-se:
Em tempos de baixa temporada, não espere ser contactado por esses grupos de possíveis clientes. Vá você mesmo atrás deles!
Vale mandar e-mail, telefonar, mandar uma mensagem pelas redes sociais… Enfim, entenda que proatividade é tudo!
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Muitos hotéis publicam as promoções de alta temporada em seus canais digitais e, quando esse período acaba, esquecem de atualizar as informações voltadas para a baixa temporada.
Como geralmente há muito mais vagas em épocas de baixa movimentação, seu cliente tem muito mais alternativas para analisar. Então, estar com as informações de preços, eventos e promoções atualizadas faz toda diferença para que os viajantes escolham o seu estabelecimento ao invés do concorrente.
Por último, é importante lembrar que eventos são excelentes ferramentas para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento o ano todo.
Durante a baixa temporada, eles podem salvar o seu caixa!
Estas são algumas ideias de eventos que ajudarão a manter seu hotel (ou sua pousada) movimentado mesmo durante a baixa temporada:
Promova um festival gastronômico e torne seu estabelecimento uma atração para viajantes e também para os moradores locais.
O tema pode ser alguma especialidade do chef, estar relacionado à época do ano (festival de chocolate na Páscoa; de sopas, no inverno; etc.) ou ainda promover a gastronomia típica da região.
Prepare a estrutura do seu estabelecimento para abrigar atividades como convenções, treinamentos, reuniões etc. Ao oferecer espaço para que as empresas realizem eventos em seu hotel ou pousada, você poderá aumentar a receita do seu negócio, fazendo com que o estabelecimento não seja prejudicado pela baixa temporada.
Realize um evento tradicional da cidade para ajudar a atrair hóspedes na baixa temporada. Tal evento pode ter um tema único, ligado às tradições da sua região, ou, ainda, reunir diversos artesãos e negócios independentes da região, ajudando a incentivar o crescimento da economia local.
Outra maneira de atrair hóspedes na baixa temporada é promovendo cursos e workshops.
Aproveite o conhecimento dos seus colaboradores – o chef pode dar um workshop de gastronomia, por exemplo –, ou ofereça espaços para que outras empresas e profissionais realizem seus cursos e workshops no seu estabelecimento.
Congressos geralmente são direcionados a um público específico e, muitas vezes, duram mais de um dia – garantindo oportunidades de renda extra. O segredo para o sucesso desse tipo de evento é oferecer estrutura completa e serviços personalizados aos participantes, tais como transporte e condições especiais nas diárias.
Além de atrair hóspedes na baixa temporada, festas como casamentos e aniversários têm grande potencial de conquistar novos clientes. Afinal, aqueles que estiveram aí só por causa do evento podem gostar do atendimento, da estrutura e do estabelecimento em si e acabar voltando em outras ocasiões. Nesse sentido, é interessante oferecer serviços exclusivos para os participantes do evento.
Se for para ver seu cantor ou banda favorita, os amantes de música viajam não importa qual seja a distância. Ao promover shows e festivais musicais em seu estabelecimento, seu hotel tem muito a ganhar, pois é bem provável que os participantes do evento que vieram de mais longe precisem de um lugar para dormir, certo?
Boas dicas, não é mesmo?
Agora, é com você!
Coloque-as em prática e garanta que a baixa temporada não seja um problema para o seu estabelecimento!