fbpx

Nossas Sugestões

Como os eventos podem combater a sazonalidade em seu hotel

Como os eventos podem combater a sazonalidade em seu hotel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/07/16

Um dos maiores desafios do setor hoteleiro é combater os períodos de baixa temporada e evitar quartos vazios o ano inteiro. Inclusive, nós já escrevemos sobre esse tema aqui no blog. Confira:

Para ajudá-lo ainda mais nesse sentido, o artigo de hoje vai mostrar de que maneira seu hotel pode utilizar os eventos como ferramenta contra os prejuízos causados pela sazonalidade. Confira as informações e dicas a seguir e mantenha suas reservas sempre em alta.

eventos-sazonalidade (5)A importância dos eventos na hotelaria

Segundo uma pesquisa feita pela ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) em parceria com o Sebrae, estabelecimentos do setor hoteleiro são os espaços em destaque para a realização de eventos. Ao todo, de acordo com a associação, são 1.700 espaços desse segmento no Brasil. Além disso, especialistas do ramo afirmam que a realização de eventos já é responsável por 60% da ocupação de hotéis que possuem espaços específicos para essa atividade.

Motivos para apostar em eventos contra sazonalidade

A seguir, veja por que os eventos são excelentes opções para atrair hóspedes o ano inteiro – especialmente em épocas de baixa ocupação.

eventos-sazonalidade (4)Presença garantida em qualquer época do ano

Quando há um evento, essa ocasião torna-se um compromisso para o participante. Então, ele vai comparecer – independentemente de época do ano ou clima. Diferente de uma viagem de férias, em que os hóspedes escolhem o melhor período de acordo com a região.

→ Para aplicar na prática: faça um levantamento das épocas com menos movimento em seu hotel e crie um cronograma de eventos nesses períodos. Para entender que tipos de eventos criar, avalie o perfil do seu público e as oportunidades de sua região. Por exemplo: um evento explorando os vinhos de sua cidade durante o inverno; ou um congresso de esportes radicais com dicas de destinos na região.

eventos-sazonalidade (2)Maior faturamento

Segundo o mesmo estudo da ABEOC, o valor médio gasto por um participante de evento que vem de outra cidade é de 200 dólares – enquanto os que residem na mesma cidade gastam cerca de 32 dólares. Portanto, os hotéis ganham diretamente com isso. Quando alguém seleciona um evento para participar, se for em outra cidade, já inclui o valor da hospedagem. Nesse sentido, os eventos corporativos – pagos pelas empresas – podem ser muito benéficos para ocupar os quartos do seu hotel ou pousada.

→ Para aplicar na prática: busque promover eventos em seu hotel que atendam o público corporativo. Avalie quais são os segmentos de atuação dos profissionais que mais se hospedam em seu hotel e invista nesses ramos – promova palestras, congressos e cursos com especialistas. Clique aqui e entenda melhor como aproveitar o turismo corporativo para movimentar o seu hotel ou pousada.

eventos-sazonalidade (1)Promoção das particularidades da região

Os eventos promovidos durante períodos de baixa temporada podem servir para movimentar seu hotel e também atrair mais turistas durante o ano inteiro. Digamos, por exemplo, que um profissional venha em junho, no inverno, para um evento corporativo em um hotel na praia. Ao conhecer a região e se encantar por ela, é bem provável que ele queira retornar durante as férias, no verão.

→ Para aplicar na prática: faça parcerias com as associações e órgãos de turismo de sua região para que, ao promover um evento em seu hotel, divulgue também as atrações locais e os destaques da cidade. Lembre-se: todo e qualquer contato com o hóspede é uma oportunidade de conquistá-lo e fazê-lo voltar.

Então, gostou das dicas? Esperamos que elas possam ser úteis para movimentar seu hotel durante o período de baixa temporada, combatendo a sazonalidade e melhorando os resultados. E se você tem alguma sugestão extra a acrescentar, não deixe de comentar. Outros leitores podem se beneficiar das suas ideias. Juntos somos mais fortes!

Informações: Pires & Associados
Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 14
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Como os eventos podem combater a sazonalidade em seu hotel"

Comentar