Você provavelmente já viveu ou conhece alguém que passou por esta situação: seu Zé, aquele bom cliente que há anos compra na sua loja, chega para comprar os presentes do Dia das Crianças para os filhos e se depara com um problema: a falta de crédito.
Por conta do momento econômico no Brasil, com alta inflação, juros subindo e alto endividamento da população, os bancos seguraram o crédito e negam o direito à compra. Mas você, que sempre atendeu seu Zé, sabe que ele costuma honrar os compromissos. Só que dessa vez seu Zé não poderá fazer a alegria dos pequenos. A não ser, claro, que ele pague à vista – o que você já sabe que não tem como, certo?
Para dar um basta à dependência, alguns varejistas estão apostando no crediário próprio. Uma forma de tornar o atendimento mais próximo e pessoal. Para isso, entretanto, convém tomar alguns cuidados para atrair bons clientes, sem deixar o risco dominar o seu negócio.
Conheça as redes de informações que podem fazer a ligação do seu crediário com dados de outras empresas. Assim você terá um banco de dados para analisar bons e maus pagadores. Dessa forma, irá administrar suas vendas a prazo com mais segurança, reduzindo perdas, fraudes e inadimplência. Não esqueça de incluir os cadastros do SPC e Serasa.
Além da análise de pagamentos, aproveite para entender o histórico de compras de seus principais clientes. Isso lhe ajudará a oferecer soluções customizadas para seus clientes, além de informações para gerenciar o seu estoque.
Aproveite as facilidades que a tecnologia tem a oferecer. Informe-se sobre as ferramentas disponíveis no mercado para tornar o seu crediário mais automatizado e moderno, reduzindo o tempo de espera de cada cliente e diminuindo os riscos.
Saiba quais as modalidades de pagamento existentes e os riscos envolvidos em cada uma. É possível oferecer as seguintes opções para os clientes: carnê, cheque, boleto bancário e cartão private label. Analise quais as mais atraentes para o seu público e para o seu negócio.
Estude como será feita a cobrança dos inadimplentes (assunto deste nosso outro artigo). Você pode optar por contratar uma equipe própria ou terceirizar a função. Se optar pela primeira opção, considere os custos para recrutamento e seleção de funcionários, treinamento, estrutura e manutenção. Se preferir terceirizar, estude as opções avaliando não só os custos, mas os retornos das empresas de cobrança e o nível de satisfação dos clientes atendidos por elas. Lembre-se que cobrar um cliente inadimplente é diferente de ofendê-lo. É preciso diferenciar um mau pagador de alguém que está passando por alguma dificuldade.
Proponha formas de negociação das dívidas que ajudem o cliente a voltar a ter crédito, antes mesmo de incluí-lo como inadimplente nos serviços de proteção ao crédito. Tais cobranças podem ser feitas por ligações telefônicas, sms, e-mails e cartas. Há inclusive empresas que oferecem aos contratantes a opção de pagar apenas pelas parcelas que iniciarem o processo de cobrança.
Incentive seu cliente a voltar à loja para pagar os carnês e boletos pessoalmente. Isso pode gerar novas oportunidades de venda.
Entenda quanto a sua empresa pode suportar de riscos, ao invés de sair oferecendo créditos a todos. Lembre-se de zelar pela saúde do seu negócio.
Pense nisso para alcançar a independência e manter a fidelidade dos seus clientes.
Tem alguma dica, pergunta ou exemplo de como criar um crediário próprio? Compartilhe conosco! Deixe um comentário com suas experiências, sugestões e dúvidas!
Sucesso e boas vendas!
no momento vivemos um mercado muito defasado com as dificuldades de lidar com a chamada inadimplência que veio a aumentar muito mais.ja tenho 22 ano de mercado sempre tive crediário pro pio mas atualmente vejo que aumentou muito e estou tentando fazer algumas mudanças como fidelizar os clientes mais pontual e adquiri um credito financeiro para aqueles clientes que ja tiveram varias situação de pagamentos em atraso pois ficamos dando oportunidade e continuam atrasando. parece que já acostumou.
obrigado pelas dicas que vou tenta colocar em praticas
Gostei, muito das dicas oferecidas no Blog, a Confecção onde trabalho esta entrando forte no mercado de varejo e precisamos utilizar todas a s formas de venda para alavancar nossas vendas, que são boas, porém nossa ideia é crescer……. Grande abraço
Ficamos muito felizes por poder ajudá-lo, Agenor! Um abraço.
Boa tarde, meu comércio é em uma pequena cidade, Arambaré, balneario da Lagoa dos Patos, tenho crediário próprio,
e adotei por método, quando não conheço o cliente ou tenho uma certa insegurança com o mesmo, solicito que ele seja apresentado por um cliente mais antigo da casa, e, sempre nas primeiras compras uma entrada de aproximadamente
30% do valor do produto. Trabalhamos tambem com cartões e cheques, foi uma maneira de controlar a inadimplencia,
conforme o procedimento do cliente, vai se facilitando o crediario,normalmente com uma entrada na hora da compra.
Um abraço, Marcos.
Muito legal seu relato, Marcos. Agradecemos sua participação e esperamos vê-lo por aqui sempre.
Sucesso!
Abraços,
Equipe Redação Blog Gazin Atacado
Já vendo no crediário próprio
Que legal, Carlos.
Sucesso sempre!
Abraço
ok irei ai ver, area de meu interesse, tarbalho final auditoria e pericia contabil, e aproveitamento para conclusao do curso de controladoria e gerencia financira que comecei na uem