Como diz a famosa música de Natal: “O ano termina… E nasce outra vez”.
Depois do Réveillon, começa tudo de novo, e sua loja precisa estar preparada para um novo ano, cheio de coisas novas. Para lhe ajudar a estar atualizado com o mercado, conversamos com Julio Silva, Gerente Geral do Varejo Gazin, para dar algumas dicas.
Confira a seguir quais são as tendências que o Varejo Gazin pretende seguir em 2015 e que você, lojista, precisa ficar de olho para o ano que vem também aplicar aí em sua loja:
Julio destaca que, cada vez mais, as promoções terão menos foco em “preço baixo” e mais em “melhor atendimento”. Nosso Gerente Geral do Varejo ressalta que é mais importante para o mercado atual a boa entrega de serviços do que o preço em si.
Para avaliar:
Julio conta que há uma tendência para a procura de talentos com habilidades em liderança e capacidade de aprendizagem. Alinhado a isso, é preciso investir cada vez mais em treinamentos para preparar melhor os profissionais.
Para avaliar:
“Personalização no atendimento continua sendo a palavra de ordem no varejo”, aponta o gerente do Varejo Gazin. Ele avalia ainda que a automatização nos processos de atendimento, dando agilidade e autonomia aos consumidores, é outra tendência para 2015.
Para avaliar:
Os produtos tecnológicos serão foco em 2015. A tendência é que a tecnologia evolua de forma contínua e, com isso, os produtos mudem cada vez mais rápido. As lojas precisam se adaptar para acompanhar essas mudanças. Estar informado e atualizado com o mercado nunca foi tão importante.
Para avaliar:
- De que maneira você obtém informações sobre os produtos que vende?
- Como poderia conseguir mais informações e repassar esse conhecimento ao seu cliente?
Julio revela que há uma forte tendência de marketing direto com a base de clientes. Além disso, ele acredita que a comunicação no varejo em 2015 deve ser muito mais voltada aos benefícios e aos serviços oferecidos do que à apelação de ofertas.
Para avaliar:
- Como é a linguagem do seu marketing atual? Que tipo de ações você faz?
- Como poderia criar uma comunicação mais personalizada para cada tipo de público?
- De que maneira poderia abordar mais valores e benefícios em seus materiais?
Então, o que achou dessas tendências? Pode ser que você tenha ficado perdido em alguns temas novos como “personalização de atendimento” ou “marketing direto”, por exemplo. Mas não se preocupe, ainda falaremos mais aqui no blog sobre esses conceitos para que você esteja sempre informado e preparado para seguir as tendências mais atuais do mercado de varejo.
E se você tem alguma opinião ou sugestão sobre tendências do varejo, deixe um comentário aqui no blog para trocarmos ideias, experiências e conhecimentos. 😉
O atendimento ao cliente é muito importante. O atendimento personalizado . Cada cliente tem suas características.
Temos que ser interpessoais procurar entender cada um com sua personalidade. Desde o cliente pequeno( crianças) que serão os de amanhã até os com idades mais avançadas(os aposentados). Precisamos gostar muito do que fazemos e eu gosto. Já 28 anos que faço esse trabalho Amo o que eu faço. O atendimento é o diferencial.
Obrigada! Cleusa.