Gabi comprou um celular em uma loja online. A previsão de entrega era de 15 dias, mas ela recebeu o produto em uma semana. Ela ficou tão empolgada e feliz que, toda vez que alguém perguntava sobre o celular, ela fazia questão de dizer o site em que comprou e o quão rápido eles foram para entregar.
Com certeza iria atrair muitos consumidores por meio da indicação dela, não é mesmo? O post de hoje vai mostrar que essa pode, sim, ser a história de sua loja.
A princípio, muitos pensam que a relação online entre uma loja virtual e seus consumidores é algo distante. Porém, existem algumas maneiras de surpreender e encantar seu cliente mesmo que você nunca tenha contato pessoalmente com ele.
Quer saber como? Confira as dicas a seguir sobre como superar as expectativas de seu público no e-commerce.
Quando o consumidor vai comprar online, ele sabe que não terá um vendedor à sua disposição para tirar as dúvidas sobre o produto. Ele mesmo vai ter que pesquisar sobre o que ele quer comprar. Se você ajudar seu cliente nessa etapa, com certeza vai superar as expectativas dele. Veja algumas formas de fazer isso:
- Ofereça conteúdo qualificado, tais como guias sobre como utilizar os produtos que vende.
- Forneça vídeos que mostrem o como o produto funciona.
- Providencie um canal – como um chat – com atendentes online para tirar as dúvidas do cliente em tempo real.
- Deixe na página de cada produto depoimentos e avaliações de outros clientes sobre os itens à venda.
Que tal ajudar o seu cliente a surpreender e a encantar outras pessoas? Dessa forma, sua marca vai ganhar muitos pontos com ele. Para isso, você pode oferecer a possibilidade de a loja enviar o produto para um terceiro. Saiba como:
- Pergunte se o cliente gostaria de enviar o produto como presente na hora do fechamento da compra.
- Se ele optar por enviar como presente, tire o preço do produto e forneça uma embalagem diferenciada.
- Dê a opção de ele escrever um cartão personalizado para quem irá receber o presente.
Lembra o caso da Gabi, que apresentamos no início do texto? Esse exemplo mostra bem de que maneira entregar o produto antes do tempo que o cliente imagina receber pode ajudar sua loja a ganhar credibilidade. O mínimo que o consumidor espera é receber o item no prazo. Se você surpreender enviando antes, irá além das expectativas dele. Veja algumas dicas:
- Na hora de calcular o prazo, inclua um ou dois dias a mais.
- Faça parcerias com a empresa de entrega, criando metas de entregas antecipadas.
- Dê a possibilidade de o cliente acompanhar o caminho do produto, isso cria uma sensação do tipo “nem acredito que já está chegando!”.
Seu cliente espera receber o produto que ele comprou com o máximo de qualidade e rapidez. Se você fizer isso e ainda oferecer algo a mais, ele vai ficar surpreso e encantando com a sua loja. Quer saber como colocar isso em prática? Temos algumas dicas:
- Envie junto com o produto algum conteúdo relacionado a ele. Se for uma batedeira, por exemplo, que tal enviar um livro de receitas? Se for uma câmera, pode enviar um guia com dicas de fotografia.
- Envie brindes de sua loja – chaveiros, camisetas, capas de telefone etc.
- Forneça um cupom de desconto para a próxima compra dele (com um prazo curto de validade – para ele usar, por exemplo, no mesmo mês).
Se tem algo que o consumidor valoriza é saber que ele não está sendo tratado como qualquer um, ou como “mais um”. Mostrar que você o conhece e que sabe de suas preferências, vai deixá-lo muito satisfeito com sua loja. Para saber como oferecer essa comunicação direcionada, confira nossas dicas:
- Sempre aponte o histórico de compra e visita dele nos e-mails. Exemplo “Você já comprou essa câmera. Que tal aumentar suas possibilidades com essa lente?”. Ou: “Vimos que você visitou nossa seção de celulares. Veja aqui um guia comparativo entre os modelos disponíveis”.
- Clique aqui e leia o post. “O que significa oferecer um “atendimento personalizado” e como fazer isso?”, que vai lhe ajudar muito a colocar em prática um verdadeiro atendimento personalizado.
Só porque você vende pela internet, isso não significa que a relação com seu consumidor deve ser fria e distante. Seguindo essas dicas, sua marca vai encantar seus clientes e fortalecer o relacionamento com o seu público, ganhando credibilidade e atraindo mais compradores para sua loja online.
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