fbpx

Nossas Sugestões

Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/05/17

A sustentabilidade na hotelaria é mais do que uma tendência ou ação de marketing, essa é uma questão importante para a perenidade de um negócio, para a preservação do meio ambiente local e também uma demanda cada vez mais comum dos hóspedes.

Com o objetivo de inspirá-lo a adotar ações mais sustentáveis na gestão do seu hotel, apresentamos a seguir a história de um estabelecimento que vem se destacando quando o assunto é sustentabilidade na hotelaria: o Cambará Eco Hotel.

sustentabilidade na hotelariaNo início de 2017, o Cambará recebeu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em duas categorias: Meios de Hospedagem e Top Sustentabilidade. A premiação é feita pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo e é a única reconhecida pela Organização Mundial de Turismo (OMT).

O que o Cambará Eco Hotel fez de tão relevante no que diz respeito à sustentabilidade na hotelaria para se destacar? Você já vai descobrir. Antes, porém, para entender um pouco da estratégia adotada pelo estabelecimento, vamos situar você geograficamente…

Cambará do Sul é uma cidade do Rio Grande do Sul que fica quase na divisa com Santa Catarina. “O atrativo da cidade são os dois grandes cânions. A cidade é conhecida como a terra dos cânions”, afirma Emiliano Brugnera, proprietário do hotel.

Com abundância de natureza em seu entorno, é de se imaginar que o hotel valorize o meio ambiente, não é mesmo? E algumas das ações de sustentabilidade na hotelaria que eles colocam em prática diariamente você também pode fazer em seu hotel, pousada, hostel, ou pequena hospedagem. Quer descobrir quais são? Siga a leitura deste artigo!

Caminhos para promover a sustentabilidade na hotelaria

1 – Parceria com produtores locais

sustentabilidade na hotelariaA primeira ação que recomendamos não é nada complexa: olhar para seus vizinhos. Parcerias com produtores de alimentos locais – ou mesmo confeitarias, empresas de alimentos, sucos – pode ser uma mão na roda para você oferecer ao hóspede um café da manhã com qualidade.

Desenvolvemos projetos do pequeno agricultor local. Incentivamos a produzir sua pequena agricultura e a destinar para o café da manhã do hotel”, revela Brugnera.

Além de, muitas vezes, ficar mais em conta do que buscar produtos industrializados, por que não vender esses produtos no próprio hotel? Ambos os lados (você e seu parceiro) só têm a faturar!

Como o hotel vencedor do prêmio de sustentabilidade na hotelaria faz isso no dia a dia:

  • Um produtor local chamado Sabores da Querência acaba sendo uma das estrelas do hotel gaúcho. “Nós produzimos as geléias que eles consomem no café da manhã. É como se fosse uma roda: um ajuda o outro. Você precisa ter uma cadeia, não precisa ser autossuficiente em tudo”, avalia Claudia Freher, proprietário da Sabores da Querência.

2 – Uso inteligente de recursos

Ações de sustentabilidade na hotelaria são benéficas para o meio ambiente, mas também podem ajudar a preservar o seu capital. O vencedor do Prêmio Braztoa teve uma ideia que, a longo prazo, vai reduzir muito os custos de água, luz e outros recursos básicos consumidos em larga escala por qualquer estabelecimento hoteleiro. “A gente acredita que nosso grande parceiro é o meio ambiente”, afirma o proprietário do hotel.

Vamos ver uma listinha?

  • Captação de água da chuva: sistema que capta e reutiliza a água da chuva para fins não potáveis, como a descarga de banheiros, por exemplo. Poço artesanal para fornecimento de água potável. Energia solar: placas de captação de energia solar estão cada vez mais acessíveis e baratas. O eco hotel da pequena cidade gaúcha praticamente não utiliza energia convencional, da rede elétrica local, segundo o proprietário. Que tal fazer um orçamento e planejar isso para seu estabelecimento? Uso de resíduos orgânicos para compostagem nas hortas do hotel. Resíduos recicláveis: materiais que podem ser destinados à reciclagem são encaminhados a cooperativas locais. Captação de água da chuva: sistema que capta e reutiliza a água da chuva para fins não potáveis, como a descarga de banheiros, por exemplo.
  • Poço artesanal para fornecimento de água potável.
  • Energia solar: placas de captação de energia solar estão cada vez mais acessíveis e baratas. O eco hotel da pequena cidade gaúcha praticamente não utiliza energia convencional, da rede elétrica local, segundo o proprietário. Que tal fazer um orçamento e planejar isso para seu estabelecimento?
  • Uso de resíduos orgânicos para compostagem nas hortas do hotel.
  • Resíduos recicláveis: materiais que podem ser destinados à reciclagem são encaminhados a cooperativas locais.

Todas essas são ações de sustentabilidade na hotelaria que, inclusive, inspiram clientes e funcionários – ser sustentável também vai ajudar a motivar suas equipes de trabalho. “Conheci as ações da sustentabilidade aqui e, vendo o que é feito, eu consegui absorver [essas ideias] e tenho levado isso para a minha casa“, diz Alice Tomé, funcionária do hotel, afirmando ainda que passa essa educação sustentável à sua família.

Assista ao vídeo do Ministério do Turismo feito no Cambará Hotel e inspire-se:

Mapa de iniciativas de ações de sustentabilidade na hotelaria

sustentabilidade na hotelariaQuer mais exemplos de como aplicar ações sustentáveis em seu estabelecimento hoteleiro? Em 2016, o Ministério do Turismo e a Braztoa lançaram o Mapa da Sustentabilidade do Turismo Brasileiro.

Essa ferramenta mostra iniciativas que se destacaram no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e que, certamente, vão inspirar você. Ao todo, são 56 exemplos que podem mudar sua vida como empreendedor do ramo do turismo. O objetivo é disseminar práticas de sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Nossa dica!

Avalie as ações de sustentabilidade na hotelaria que fazem mais sentido para seu estabelecimento, aplique-as e não deixe de divulgar as mudanças. Utilize seu site, suas mídias sociais (como Facebook e Instagram) e mostre a possíveis hóspedes que você tem práticas alinhadas ao Mapa da Sustentabilidade. Isso certamente será um belo atrativo para ampliar a ocupação de seu estabelecimento de hospedagem.

Sucesso!

 Leia também: Dicas para tornar seu hotel mais sustentável

Imagens: Freepik; Divulgação

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 14
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel"

Comentar