Nossas Sugestões

Uso de plástico na hotelaria – por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão

Uso de plástico na hotelaria – por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/08/19

Entenda melhor a tendência “plastic free” e conheça algumas iniciativas e dicas para diminuir o uso de plástico na hotelaria.

O mercado de Viagem e Turismo é responsável por uma parte significativa das toneladas de plástico que estão poluindo os oceanos.

Sabendo disso, muitas empresas do setor estão agindo para reverter esse problema – atendendo inclusive à demanda de viajantes ambientalmente conscientes.

Que tal engajar seu estabelecimento na causa?

Nós podemos ajudá-lo nessa missão!

Para isso, a seguir, explicamos melhor a tendência plastic free, contamos histórias de redes hoteleiras que estão se destacando neste sentido e apresentamos dicas sobre como diminuir o uso de plástico na hotelaria. Acompanhe!

O problema do plástico

O uso excessivo e o descarte irresponsável de plástico são alguns dos problemas ambientais mais relevantes da atualidade. Toneladas de canudos, sacolas plásticas, garrafas PET e outros materiais feitos de plástico estão poluindo os oceanos. Além disso, colocam em risco a vida marinha e a nossa própria saúde e sobrevivência no futuro!

Os dados do infográfico abaixo dão um panorama do tamanho do problema.

uso de plástico na hotelaria

(Fonte: National Geographic)

O papel do mercado de Viagem e Turismo

A invasão de resíduos plásticos nos oceanos é impulsionada pelo crescimento da utilização de embalagens de uso único.

40% de todo o plástico produzido globalmente é usado em embalagens que são utilizadas apenas uma vez antes de serem descartadas.

Companhias aéreas e empresas de hospedagem têm muito a contribuir para essa estatística.

Afinal, seja por conta de economia ou conveniência, o uso de embalagens plásticas não reutilizáveis é norma neste setor. A utilização de recipientes descartáveis para alimentos, de pacotes individuais de amenidades, de canudos e de garrafas PET, por exemplo, mostra que esse é um hábito comum em voos e em serviços hospedagens.

Mas o que pode parecer mais prático para a empresa no curto prazo, está custando muito caro para o meio ambiente. Portanto, não dá para achar que esse ciclo de utilização e descarte acelerado e irresponsável pode continuar sem nenhuma consequência!

Aliás, se continuarmos nesse ritmo, em 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos!

Além disso, é preciso levar em conta que a movimentação gerada pelo mercado de Viagem e Turismo aumenta a concentração de pessoas em uma determinada região. Como resultado, cresce também o volume de resíduos gerados. Quando esses resíduos não recebem o descarte correto, as chances de irem parar em aterros sanitários e nos oceanos aumentam!

E por que seu hotel ou pousada deveria
se preocupar com a questão do plástico na hotelaria?

Em primeiro lugar, adotar um posicionamento mais responsável em relação ao uso de plástico é importante para a conservação do meio ambiente e para a garantir a sobrevivência humana nas próximas décadas.

No entanto, não é “só” isso…

Se preocupar com o nível de utilização de plástico na hotelaria também é importante para fortalecer sua marca e conquistar a confiança dos viajantes.

Afinal, cada vez mais os consumidores levam em conta o alinhamento de valores na hora de decidir de qual empresa comprar. Além disso, eles também esperam que as marcas sejam protagonistas em relação a questões sociais importantes.

Confira algumas estatísticas que comprovam essa tendência.

tendência plastic free na hotelaria

Leia também!

Compra por convicção: uma tendência de comportamento do consumidor que merece sua atenção

Ou seja, preocupar-se com as questões socioambientais é crucial para que sua marca possa se engajar com os consumidores atuais e se destacar entre seus concorrentes. E quando se fala em problemas ambientais, a excessiva utilização de plásticos de uso individual certamente é uma das grandes preocupações dessa era.

E é por isso que grandes redes hoteleiras ao redor do mundo têm adotado iniciativas nessa área, atendendo à demanda dos viajantes pela redução do uso de plástico na hotelaria.

Exemplos de ações para diminuir o
uso de plástico na hotelaria

♻️ A rede Marriott International baniu o uso de canudos plásticos em seus 6.500 estabelecimentos ao redor do mundo. O grupo estima que essa ação irá evitar que mais de 1 bilhão de canudos sejam descartados anualmente.

♻️ A rede Meliá Hotels International está atuando para eliminar o uso de embalagens plásticas de uso único nos 374 hotéis do grupo. A empresa pretende substituir garrafas, copos, coasters, canudos e outros componentes de plásticos por alternativas feitas de materiais biodegradáveis e/ou mais ambientalmente sustentáveis.

♻️ Hotéis das redes Marriott e InterContinental estão trocando as mini-embalagens individuais de shampoo e condicionador por recipientes reutilizáveis.

♻️ A rede 1 Hotels está colocando filtros de água nos quartos para diminuir o uso de garrafas PET.  

♻️ O resort Angama Mara, no Quênia, completou um ano sendo plastic free. Para isso, a empresa tomou ações como, por exemplo:

– Eliminação do uso de sacolas plásticas.
– Utilização de garrafas de vidro.
– Uso de embalagens de porcelana reutilizáveis no banheiro.
– Uso sacolas de linho para recolher as roupas para lavar.
– Entre outras iniciativas.

Dicas para minimizar uso de plástico na hotelaria

plástico na hotelaria

Como você pode perceber, diminuir ou eliminar o uso de plástico na hotelaria é uma tendência cada vez mais forte.

Sabemos que adotar iniciativas nesse sentido pode custar caro para muitos negócios. Afinal, plástico é mais barato e também mais conveniente. E menos trabalho é igual a menos custo com mão de obra.

No entanto, é importante entender que, no longo prazo, essas ações podem ser benéficas também para o caixa do seu estabelecimento.

No caso da substituição de produtos plásticos de uso único, por exemplo, a utilização de materiais mais sustentáveis pode custar mais caro no primeiro momento. Porém, eles serão usados por muito mais tempo, fazendo o investimento valer a pena.

Quer saber como o seu negócio pode seguir a tendência plastic free?

A seguir, conheça algumas ações práticas que você pode adotar para diminuir ou eliminar a utilização de plástico em seu hotel ou pousada.

Substitua!

Pense em como você pode evitar ao máximo o uso de materiais plásticos de uso único. As iniciativas internacionais citadas acima trazem algumas ideias interessantes nesse sentido – caso, por exemplo, de:

– Eliminar o uso de canudos e sacolas plásticas.
– Utilizar garrafas de vidro para servir bebidas.
– Trocar as mini-embalagens individuais nos banheiros por recipientes maiores e reutilizáveis.
– Etc.

Informe os hóspedes sobre suas iniciativas para diminuir o uso de plástico na hotelaria

Educar os hóspedes sobre a importância de sermos mais responsáveis em relação ao uso de plástico na hotelaria é crucial para que as ações que seu estabelecimento tome nesse sentido tragam resultados efetivos. Por isso, se, por exemplo, você decidir substituir embalagens individuais por recipientes reutilizáveis no banheiro, coloque um comunicado explicando por que está fazendo isso.

Envolva os viajantes nas ações antiplástico

Outra dica interessante é pedir a participação dos hóspedes na campanha do hotel contra o uso de plástico. Isso pode ser feito por meio de incentivos para que os viajantes evitem utilizar plásticos descartáveis.

Você pode, por exemplo, dar pontos extras no programa de fidelidade para os hóspedes que não utilizarem garrafas PET. Como incentivo, disponibilize um filtro de água no quarto.

Faça parcerias com empresas locais

Procure fornecedores de produtos e embalagens mais sustentáveis em sua região e faça uma parceria com eles. Dessa forma, além de colaborar com a economia local, sua marca estará incentivando a produção de materiais ambientalmente sustentáveis e fortalecendo sua imagem nesse sentido. Isso, por sua vez, agradará viajantes que levam isso em consideração na hora de escolher seus hotéis.

Leia também:

» Dicas para tornar seu hotel mais sustentável
» Sustentabilidade na hotelaria: o exemplo que vem do Cambará Eco Hotel
» Como aproveitar o ecoturismo para destacar seu hotel ou pousada
» A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria
» Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes

Então, pronto para colocar seu estabelecimento na luta contra os plásticos descartáveis?

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor a tendência plastic free e que as dicas listadas o inspirem a criar ações para diminuir a utilização de plásticos de uso único em seu hotel ou pousada.

Sucesso!

Fontes: Skift; Hilton; ABTA; Edelman
Imagens: Unsplash; Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Uso de plástico na hotelaria – por que seu estabelecimento deveria se preocupar com essa questão"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo