Vendedores de cara amarrada. Falta de entusiasmo. Visão pessimista sobre tudo. Esses são alguns sinais de que uma nuvem de energia negativa está sobre sua equipe. Essa negatividade pode trazer muitos prejuízos, pois influencia não só o ambiente de trabalho, mas também as vendas, já que os clientes muitas vezes acabam percebendo esse clima ruim.
Se você está sofrendo com esse tipo de problema em sua loja, confira a seguir as dicas sobre como eliminar a negatividade de seu time, tornando sua equipe mais positiva e, consequentemente, mais produtiva e eficaz.
Para começar, descubra qual é a origem do desânimo que está afetando a equipe como um todo. Para isso, é interessante conversar com cada profissional individualmente para entender o que pode estar causando essa negatividade. Pode ser que seja um problema na estrutura da empresa, pode ser que eles não estejam se sentindo valorizados o suficiente ou pode ainda ser um profissional mais pessimista influenciando o resto do time. É seu dever identificar a origem da negatividade.
Se identificar que o problema está sendo causado por determinados profissionais, converse com eles para conhecer e entender a causa do desânimo.
É fato que algumas pessoas são naturalmente mais pessimistas e não conseguem enxergar o lado bom de nada. Se esse for o caso, deixe claro para os “culpados” pela negatividade quais são as consequências das atitudes deles.
Explique que esse comportamento afeta a todos da equipe e tente conscientizá-los sobre a importância de pensar bem no que se diz. E, claro, disponha-se a ajudá-los no que for necessário para reverter a visão negativa do trabalho e peça que, quando tiverem alguma reclamação a fazer, que lhe procurem antes de reclamar para o resto da equipe. Muitas vezes, o motivo da frustração pode ser um mal entendido que, se não for esclarecido, pode deixar o ambiente da loja pesado.
“Isso não vai dar certo”. Essa é uma das frases mais ditas quando a negatividade paira no ambiente. Quando você estiver passando alguma meta, alguma tarefa ou falando sobre alguma ação que a loja irá realizar e algum de seus vendedores aparecer com essa frase ou variações como “Não vai funcionar”, “Não vai dar resultado”, “É impossível”, você deve incentivá-lo a ir além das reclamações. Questione por que ele acredita que não vai dar certo e também peça sugestões sobre o que fazer para dar certo. Aos poucos, todos entenderão que só reclamar não irá resolver nenhum problema.
Muitas vezes, tudo o que seus vendedores precisam é de uma injeção de ânimo. Promova ações para motivá-los e aumente as chances de ter um clima bom dentro da loja. Um feedback mais focado nos resultados positivos, um curso para aprimorar os conhecimentos dos profissionais da equipe, um evento ou uma atividade de integração são algumas ações que podem funcionar para motivar a equipe.
Além disso, a sensação de falta de perspectivas de crescimento também pode gerar negatividade. É importante manter os profissionais com vontade de crescer. Se não é possível oferecer uma promoção no momento, mostre todas as possibilidades de evolução que a loja oferece para quem trabalha com força de vontade e buscando a excelência.
Já abordamos o assunto “motivação da equipe de vendas” várias vezes aqui no blog:
Suas atitudes como líder também influenciam a postura de sua equipe. Por isso, é bom avaliar se seu comportamento não pode ser uma das causas da negatividade. Avalie sua conduta em relação aos profissionais, fazendo perguntas como:
Se o líder é reclamão, os profissionais acharão que foi essa atitude que o fez chegar à liderança, e tenderão a imitá-lo.
Se nada do que ele faz de certo é percebido, e apenas suas falhas são apontadas, o profissional ficará cada vez mais desanimado.
Eles são os principais responsáveis pelos bons resultados da sua loja,. Compartilhe e comemore com eles cada vitória, cada meta batida e cada objetivo alcançado.
Esse tipo de atitude causa desconforto entre a equipe. Trate todos iguais para que ninguém se sinta inferior. Não dê motivos para inveja e fofoca, pois nada pode ser mais negativo que isso.
Se depois de tudo isso, determinado profissional continuar envenenando a equipe e espalhando a negatividade em sua loja, o melhor a fazer é removê-lo do time. Mas antes de fazer isso, mostre a ele tudo o que foi feito para tentar resolver o problema. Isso pode servir de aprendizado para ele, evitando que o problema se repita no futuro.
Como você age em sua loja para acabar com a negatividade da equipe? Tem algum caso para contar ou alguma dica para dar? Deixe um comentário com sua opinião sobre esse tema e ajude outros lojistas a aprimorarem a maneira como lidam com esse problema.
Sucesso e boas vendas!
No meu ambiente de trabalho, estamos enfrentando uma negatividade sobrenatural , diante de diversas situações…a estrutura de varios promotores de venda estão sem abaladas. O que demos fazer para nos mantermos em total equilíbrio?
Olá, Brenda.
O papel do líder é fundamental nesse momento. Ele deve reunir a equipe, ser transparente e procurar descobrir as causas da negatividade. Depois, siga as outras dicas do post, faça um monitoramento da evolução da equipe e vá encontrando naturalmente os caminhos para acabar com esse problema!
Sucesso,