fbpx

Nossas Sugestões

Como medir os benefícios que treinamentos podem trazer para a sua loja

Como medir os benefícios que treinamentos podem trazer para a sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/07/16

Você quer ter em sua loja profissionais motivados e preparados para lidar com os desafios do dia a dia? O segredo para conseguir isso está em desenvolver sua equipe por meio de treinamentos!

No entanto, apesar desses já conhecidos benefícios, muitos gestores ainda têm receio de desenvolver um programa de capacitação dos profissionais de vendas em seus negócios por medo de que o conteúdo passado no treinamento não seja aproveitado pelos colaboradores – ou seja, o medo é que o investimento não traga nenhum resultado.

Você também sofre com isso?

Pensando em ajudá-lo nesse sentido, listamos a seguir alguns dos principais benefícios trazidos pelos treinamentos e revelamos como você pode medir esse retorno na prática.

Mais vendas

benefícios-ROI-treinamento-vendas (2)Uma equipe comercial preparada vende melhor. Esse é um fato incontestável. Ao treinar seus vendedores, sua loja estará dando mais conhecimento e ferramentas para que os profissionais saibam como abordar os diferentes tipos de clientes em situações diversas – aumentando a conversão de vendas.

Como medir:

Após o treinamento, reúna os vendedores e peça para que eles digam o que aprenderam com aquela atividade. Depois de um período, chame-os novamente e verifique se eles alcançaram algum resultado com o conhecimento adquirido. Além disso, acompanhe também a evolução das vendas nesse período. Mas não se restrinja a avaliar apenas o volume total de vendas, analise também o ticket médio, o número de vendas por profissional, e assim por diante. Dessa forma, você conseguirá identificar exatamente em que questão o treinamento foi efetivo.

Mais produtividade

benefícios-ROI-treinamento-vendas (1)Quando seus colaboradores têm mais conhecimento, sabem como fazer as suas atividades de maneira mais efetiva e, como consequência, são mais produtivos. Esse é outro benefício trazido pelo treinamento dos profissionais. Quanto mais bem preparados, mais eficiente eles serão no dia a dia.

Como medir:

Isso vai depender do foco do treinamento oferecido. Se foi algo relacionado à CRM, por exemplo, você precisará fazer um levantamento das principais deficiências do sistema antes do treinamento e de que maneira elas se desenvolveram após a capacitação. Se foi um curso de relações interpessoais, você deve ficar atento ao número de conflitos e reclamações vindos da equipe. Enfim, cada área específica deve ter uma atenção especial. É importante também notar que o benefício de um setor poderá se refletir em outro. Por exemplo: o curso de oratória ajudará o vendedor a se comunicar melhor internamente, nas reuniões, mas também contribuirá no aumento das vendas, pois ele conseguirá conversar de forma mais eficiente com os clientes.

Mais economia

benefícios-ROI-treinamento-vendas (3)O conhecimento da sua equipe pode trazer não só mais lucro, como também economia para a loja. É só avaliar: se os vendedores são mais produtivos, logo, rendem mais com a mesma quantidade de recurso (ou até mesmo com menos recursos). Além disso, melhor capacitados, os profissionais passam a analisar melhor os processos, enxergando possíveis possibilidades de melhorias e mudanças que podem diminuir custos da loja.

Como medir:

É provável que você já tenha escolhido determinado tema de curso pensando em trazer economia para uma área específica. Portanto, precisa comparar os gastos desse setor antes e depois da capacitação para verificar se ela efetivamente ajudou. Mas além disso, pode ser que um treinamento voltado para outro objetivo traga economia como consequência. Por exemplo: um curso sobre gestão do tempo, para que o profissional organize melhor suas tarefas diárias, pode trazer como resultado economia com a diminuição de horas extras; ou um treinamento de atendimento ao consumidor, que faça com que o vendedor entenda melhor o cliente, pode diminuir os gastos com trocas e devoluções de produtos.

Mais motivação

benefícios-ROI-treinamento-vendas (5)Quando a empresa investe no desenvolvimento do profissional, ele se sente mais valorizado pela organização, fazendo com que ele tenha mais disposição e vontade de trabalhar e fazer o seu melhor. É por isso que treinamentos são tão eficientes para motivar os colaboradores. E ainda, como se sentirão mais preparados, com mais conhecimento, os profissionais terão mais vontade de trabalhar e superar os desafios diários – sem medos e bloqueios.

Como medir:

A motivação é algo subjetivo e mais difícil de se medir, mas você pode notar nas atividades cotidianas os resultados de uma equipe mais motivada. Verifique questões como: diminuição no índice de atraso; menos reclamações de clientes quanto ao atendimento; mais sugestões de melhorias e mudanças nos processos da loja; equipe mais unida e alinhada; etc. Todos esses são sinais de que os profissionais estão mais engajados com a empresa e com mais vontade de fazer o seu melhor sempre.

Dicas importantes!

  • É interessante que cada treinamento realizado deixe uma tarefa para que os profissionais realizem após o término da atividade. Dessa forma, além de incentivar a aplicação prática do novo conhecimento, ficará mais fácil avaliar os resultados efetivos trazidos pelo que eles aprenderam.
  • Antes de contratar um treinamento, faça uma análise da loja para entender quais são as áreas que mais necessitam de atenção. Assim, você pode focar em uma questão específica para acompanhar depois do curso. Quando você tem um objetivo inicial com a capacitação, fica mais fácil avaliar os benefícios trazidos por ela.
  • benefícios-ROI-treinamento-vendas (4)Nem sempre treinamentos demandam um alto investimento. Leia os artigos listados abaixo e entenda como você pode treinar os profissionais de sua loja com ações simples e baratas:

→ 5 maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada

→ O papel do vendedor na venda de produtos tecnológicos

→ Como usar as reclamações de seus clientes para treinar seus vendedores

→ Como preparar seus vendedores para vender produtos tecnológicos

→ 6 filmes com lições de gestão e liderança

Dica para o gestor

A Gazin Atacado pode ajudar você e os gerentes de sua loja a também se desenvolverem. Como? Com o curso “Formação de Líderes”, da Academia do Varejo. Uma plataforma on-line e gratuita de cursos. Saiba mais:

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para fazer as aulas on-line.

Gostou das dicas desse artigo? Qual é a sua principal dúvida na hora de decidir se contrata ou não um treinamento? Quais são suas dificuldades na hora de medir os resultados desse tipo de investimento? Deixe um comentário e nos ajude a criar mais conteúdo qualificado sobre esse tema.

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 20
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Como medir os benefícios que treinamentos podem trazer para a sua loja"

Comentar