Era uma vez um lojista que decidiu fazer um anúncio de TV. E deu muito certo! Depois do anúncio, sua loja ficou mais conhecida, o movimento aumentou e, consequentemente, as vendas também. Por conta do sucesso da propaganda na televisão, ele decidiu fazer isso novamente, dessa vez anunciando uma promoção. E, de novo, a estratégia se mostrou eficiente. Empolgado com os resultados, o lojista fechou um contrato com alguns canais de TV para passar várias propagandas da loja dele durante seis meses. Porém, no segundo mês, o resultado não foi como esperado. Cada vez menos clientes novos vinham e cada vez menos clientes voltavam.
Você saberia dizer o que aconteceu?
Bom, primeiro que ele saturou o público com muitas propagandas de sua marca. E, além disso, ele se esqueceu de analisar o que esse aumento no movimento acarretaria. Como muitas pessoas vieram à sua loja depois do anúncio, faltou produto, faltou vendedor para atender os clientes e as entregas atrasaram. Com isso, os consumidores ficaram irritados e passaram a falar mal da empresa. Como consequência, o movimento voltou a cair.
Isso é o que a falta de planejamento de Marketing pode fazer com o seu negócio. Realizar ações de Marketing sem pensar na sua realidade (seu mercado, seu público, seus objetivos) pode arruinar a reputação de sua marca e prejudicar suas vendas.
Antes que isso aconteça aí em sua loja, que tal se preparar desenvolvendo um plano de Marketing coerente com a sua realidade e eficiente para o seu mercado?
Para isso, estes são os seis passos fundamentais que você deve seguir:
Como todo bom planejamento, o plano de Marketing também começa com a definição dos objetivos. Lembre que você tem seus objetivos estratégicos gerais da loja, pense neles e avalie de que forma a área de Marketing pode ajudar a atingi-los. Por exemplo: se um de seus objetivos estratégicos é aumentar sua participação no mercado, o plano de Marketing pode ajudar tendo como meta:
Em tempos de crise de mercado, sabemos que muitos empresários cortam, em primeiro lugar, a verba de Marketing. Mas será que essa é uma ação inteligente? Afinal, quanto mais acirrada estiver a concorrência, quanto mais difícil estiver vender, melhor você tem que se comunicar com seu cliente e mais forte o relacionamento com seu público deve estar. Por isso, não se esqueça de separar uma parte de seu orçamento para as ações de Marketing, elas são fundamentais para a sobrevivência e crescimento de seu negócio.
Depois de saber para onde você quer ir e quanto dinheiro tem para “viajar”, é hora de analisar como vai chegar lá. A definição das estratégias leva em conta não só os objetivos, mas também o público envolvido. Se seu objetivo de Marketing é, por exemplo, fortalecer o relacionamento com os clientes atuais para que eles recomendem sua loja, você pode adotar as seguintes estratégias:
Aqui acontece a seleção dos “materiais” que você vai usar para colocar suas estratégias em prática. Note que, só agora, passamos para a análise das ferramentas e canais a serem utilizados. Um grande erro que muitos empresários cometem é começar pela escolha da plataforma, sem nem pensar nos objetivos e na estratégia antes. Por exemplo: entrar no Facebook só porque “todo mundo está lá”. Aderir a uma rede social sem analisar a forma como você vai gerenciar sua atuação nela pode causar grandes danos à sua marca.
Por isso, escolha as ferramentas (aplicativos, plataformas, redes sociais, etc.) e canais de comunicação (internet, telefone, meio impresso) de acordo com seus objetivos e com a sua realidade. Se não tem como fazer a gestão das redes sociais, é melhor nem criar um perfil nelas. Invista no que você pode ter controle.
Todo planejamento precisa de indicadores para que você possa saber se as ações estão tendo efeito ou não. Por isso, dentro do desenvolvimento do plano de Marketing, uma etapa importante é a definição de metas para indicadores de performance e prazos. Utilizando ainda o exemplo de melhorar o relacionamento com os clientes, estas são algumas métricas possíveis:
O plano de Marketing está diretamente ligado a dois fatores que estão em constante transformação: o mercado e os consumidores. Por isso, é necessário sempre estar avaliando os resultados que as ações estão trazendo, como o público está respondendo e, sempre que preciso, mudar as estratégias e ferramentas.
Além disso, é fundamental analisar o mercado, para que sua loja esteja alinhada às principais tendências do momento – sem se esquecer, ainda, de estudar o seu público, para atender as necessidades dos seus consumidores. Essas análises você pode fazer das seguintes formas:
Gostou dessas ideias e vai colocá-las em prática? Sugerimos que leia, também, outros dois artigos:
Imagens: FreepikEssas são algumas dicas que vão lhe orientar na construção do planejamento de Marketing de sua loja. Esperamos que elas possam ser úteis e que o plano traçado traga grandes resultados.
Se tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo, ok?
Sucesso e boas vendas!