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Como montar um plano de Marketing para sua loja

Como montar um plano de Marketing para sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/06/15

Era uma vez um lojista que decidiu fazer um anúncio de TV. E deu muito certo! Depois do anúncio, sua loja ficou mais conhecida, o movimento aumentou e, consequentemente, as vendas também. Por conta do sucesso da propaganda na televisão, ele decidiu fazer isso novamente, dessa vez anunciando uma promoção. E, de novo, a estratégia se mostrou eficiente. Empolgado com os resultados, o lojista fechou um contrato com alguns canais de TV para passar várias propagandas da loja dele durante seis meses. Porém, no segundo mês, o resultado não foi como esperado. Cada vez menos clientes novos vinham e cada vez menos clientes voltavam.

Você saberia dizer o que aconteceu? 

Bom, primeiro que ele saturou o público com muitas propagandas de sua marca. E, além disso, ele se esqueceu de analisar o que esse aumento no movimento acarretaria. Como muitas pessoas vieram à sua loja depois do anúncio, faltou produto, faltou vendedor para atender os clientes e as entregas atrasaram. Com isso, os consumidores ficaram irritados e passaram a falar mal da empresa. Como consequência, o movimento voltou a cair.

Isso é o que a falta de planejamento de Marketing pode fazer com o seu negócio. Realizar ações de Marketing sem pensar na sua realidade (seu mercado, seu público, seus objetivos) pode arruinar a reputação de sua marca e prejudicar suas vendas. 

Antes que isso aconteça aí em sua loja, que tal se preparar desenvolvendo um plano de Marketing coerente com a sua realidade e eficiente para o seu mercado?

Para isso, estes são os seis passos fundamentais que você deve seguir:

1. Defina os objetivos

Dart_arrow_in_the_middle_of_circular_board_256Como todo bom planejamento, o plano de Marketing também começa com a definição dos objetivos. Lembre que você tem seus objetivos estratégicos gerais da loja, pense neles e avalie de que forma a área de Marketing pode ajudar a atingi-los. Por exemplo: se um de seus objetivos estratégicos é aumentar sua participação no mercado, o plano de Marketing pode ajudar tendo como meta:

  • Deixar sua marca mais conhecida entre o público X.
  • Aumentar a venda de determinados produtos.
  • Iniciar ou expandir as ações de Marketing online.
  • Fortalecer o relacionamento com clientes atuais (para que eles recomendem sua loja).

2. Defina o orçamento

Coins_money_stack_256Em tempos de crise de mercado, sabemos que muitos empresários cortam, em primeiro lugar, a verba de Marketing. Mas será que essa é uma ação inteligente? Afinal, quanto mais acirrada estiver a concorrência, quanto mais difícil estiver vender, melhor você tem que se comunicar com seu cliente e mais forte o relacionamento com seu público deve estar. Por isso, não se esqueça de separar uma parte de seu orçamento para as ações de Marketing, elas são fundamentais para a sobrevivência e crescimento de seu negócio.

3. Defina as estratégias

Strategy_hand_drawn_sketch_256Depois de saber para onde você quer ir e quanto dinheiro tem para “viajar”, é hora de analisar como vai chegar lá. A definição das estratégias leva em conta não só os objetivos, mas também o público envolvido. Se seu objetivo de Marketing é, por exemplo, fortalecer o relacionamento com os clientes atuais para que eles recomendem sua loja, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • Aumentar a frequência de contato com os clientes fiéis.
  • Expandir os canais de comunicação.
  • Desenvolver programas de fidelidade.

4. Defina as ferramentas e os canais

Repair_Tools_256Aqui acontece a seleção dos “materiais” que você vai usar para colocar suas estratégias em prática. Note que, só agora, passamos para a análise das ferramentas e canais a serem utilizados. Um grande erro que muitos empresários cometem é começar pela escolha da plataforma, sem nem pensar nos objetivos e na estratégia antes. Por exemplo: entrar no Facebook só porque “todo mundo está lá”. Aderir a uma rede social sem analisar a forma como você vai gerenciar sua atuação nela pode causar grandes danos à sua marca.

Por isso, escolha as ferramentas (aplicativos, plataformas, redes sociais, etc.) e canais de comunicação (internet, telefone, meio impresso) de acordo com seus objetivos e com a sua realidade. Se não tem como fazer a gestão das redes sociais, é melhor nem criar um perfil nelas. Invista no que você pode ter controle.

5. Defina os indicadores e prazos

legal_document_with_valid_period_256Todo planejamento precisa de indicadores para que você possa saber se as ações estão tendo efeito ou não. Por isso, dentro do desenvolvimento do plano de Marketing, uma etapa importante é a definição de metas para indicadores de performance e prazos. Utilizando ainda o exemplo de melhorar o relacionamento com os clientes, estas são algumas métricas possíveis:

  • Diminuição de 2% no número de reclamações em três meses.
  • Aumento de 3% na satisfação de compra em quatro meses.
  • Crescimento de 5% do tícket médio de compra por cliente em cinco meses.

6. Avalie os resultados, faça pesquisas e mude sempre

Shuffle_arrows_hand_drawn_symbol_256O plano de Marketing está diretamente ligado a dois fatores que estão em constante transformação: o mercado e os consumidores. Por isso, é necessário sempre estar avaliando os resultados que as ações estão trazendo, como o público está respondendo e, sempre que preciso, mudar as estratégias e ferramentas.

Além disso, é fundamental analisar o mercado, para que sua loja esteja alinhada às principais tendências do momento – sem se esquecer, ainda, de estudar o seu público, para atender as necessidades dos seus consumidores. Essas análises você pode fazer das seguintes formas:

  • Observe o que seus concorrentes estão fazendo e que está dando resultado.
  • Analise também o que não está dando certo com eles, veja sobre o que os clientes reclamam em relação às outras lojas e evite que isso aconteça em seu negócio.
  • Estude as reclamações que os clientes fazem em sua loja, elas dizem muito não só sobre o que eles não gostam, mas também sobre o que eles buscam no relacionamento com sua marca.
  • Converse com seus vendedores, eles estão na linha de frente e sabem exatamente como os clientes reagem às ações de Marketing. Sua equipe de vendas pode dar dicas importantíssimas.

Gostou dessas ideias e vai colocá-las em prática? Sugerimos que leia, também, outros dois artigos:

Essas são algumas dicas que vão lhe orientar na construção do planejamento de Marketing de sua loja. Esperamos que elas possam ser úteis e que o plano traçado traga grandes resultados.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo, ok?

Sucesso e boas vendas!

 Imagens: Freepik 

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