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Como reverter o abandono de carrinho no e-commerce

Como reverter o abandono de carrinho no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 29/06/15

Recentemente, apresentamos aqui no blog os principais fatores que fazem com que os clientes abandonem o carrinho no e-commerce (não leu o artigo quando ele foi ao ar? Faça isso agora clicando aqui).

Mas se mesmo tomando cuidado para evitar esses erros, alguns de seus clientes ainda desistem na compra na última hora, o que fazer?

Depois que o cliente abandonou o carrinho, é hora de desistir, já está tudo perdido, certo? 🙁

NADA DISSO!

É possível, sim, reverter uma compra abandonada no momento em que o cliente está deixando a loja virtual. Estas quatro dicas são úteis para isso:

Avise o consumidor que ele não fechou a compra

Alert_hand_drawn_symbol_256Sabe quando a gente vai fechar um programa no computador e vem uma mensagem perguntando “Tem certeza que deseja sair?”. Pois é, isso evita que a gente feche sem querer. Isso pode funcionar também para o seu e-commerce. Quando o cliente sair do site sem finalizar a compra, crie um alerta – pode ser dentro do próprio site ou por e-mail – dizendo que ele ainda tem produtos no carrinho e que a compra não foi finalizada. Se o seu cliente tiver abandonado o carrinho por distração, isso vai fazê-lo retornar à loja para repensar a compra – e suas chances de conversão aumentam.

Envie e-mails sobre o produto que ele deixou de comprar

Server_mail_upload_256Se o seu cliente quase comprou um computador, pode ser que ele tenha desistido para pesquisar mais sobre o produto. Então, que tal facilitar a vida dele e enviar você mesmo as informações que ele precisa? Mande um e-mail com conteúdo direcionado aos produtos que ele abandonou no carrinho. Fale sobre as características, sobre os benefícios dos itens e também dê dicas de utilização. Isso pode ser o que faltava para ele decidir fechar a compra.

Coloque os produtos abandonados em destaque

Shopping_cart_full_sign_256Mesmo depois de terem desistido da compra, muitos dos seus clientes ainda irão voltar à sua loja virtual. Quando isso acontecer, faça com que os produtos que ele abandonou no carrinho fiquem em destaque no site. Assim, o consumidor irá se lembrar do produto que estava procurando e, se não tiver comprado em outra loja e ainda necessitar daquele item, pode ser que decida levar. A isso é dado o nome de “retargeting” no e-commerce. Mas estabeleça um período para fazer o retargeting no seu e-commerce, porque se o cliente já comprou em outro lugar, vai ser muito chato ficar recebendo alerta do produto por muito tempo.

Ofereça produtos relacionados

Responsive_design_for_variety_of_screens_formats_256Você pode perceber pelo perfil do seu consumidor se ele tem preferência por determinados tipos de produtos. Exemplo: se ele abandonou no carrinho um celular e um tablet, é provável que ele seja interessado em produtos eletrônicos. Por isso, na próxima vez que for enviar um e-mail para ele, coloque em destaque itens dessa categoria. Ele pode ter deixado de comprar aquele celular e aquele tablet, mas pode voltar se identificar outro item de seu interesse em sua loja. 

Como fazer isso?

Essas dicas lhe pareceram difíceis demais de serem colocadas em prática? Saiba que atualmente a tecnologia de ponta identifica o perfil do cliente e coloca essas ações em prática de maneira natural, sem que você precise se esforçar para que isso aconteça. Sua preocupação deve ficar apenas na definição inicial do que deve ser oferecido para cada tipo de cliente.

Mas a gente entende que você ache tudo isso complexo demais. Por isso mesmo criamos o projeto Parceiro Gazin, que coloca no ar uma loja virtual pronta para você vender pela internet sem ter dor de cabeça. Nosso sistema é moderno e eficiente. Quer saber mais? Clique aqui e saiba como se tornar um Parceiro Gazin. Você só tem a ganhar!

Viu só, não dá para desistir do cliente só porque ele desistiu de uma compra! Continue o contato com ele e fortaleça o relacionamento para garantir que, da próxima vez que ele selecionar um produto em sua loja, efetivamente feche a operação e leve o item para casa. 

Dica extra: veja aqui mais algumas dicas sobre “Como recuperar clientes perdidos”.

 Imagens: Freepik 

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