Vendedores “medianos” se preocupam apenas em convencer o cliente a comprar – sem levar em consideração a necessidade dele. Vendedores especialistas se preocupam em criar uma relação de confiança com o cliente, para que ele entenda que a loja quer realmente oferecer uma solução para o problema ou necessidade que ele enfrenta.
Às vezes, com a pressa em bater metas, muitos profissionais recorrem ao uso da persuasão para fazer o cliente comprar a qualquer custo. Assim, em vez de assumir o papel de um consultor que orienta o cliente para uma decisão, o vendedor acaba se tornando aquela pessoa chata, com quem poucos querem fazer negócios.
Que tipo de vendedor você quer ter na sua equipe? Se seu objetivo é garantir que os profissionais da sua loja sejam vendedores especialistas, precisa seguir as dicas que apresentamos a seguir. Elas foram apresentadas por Ian Altman, especialista em vendas e colunista da revista Inc.com:
A sigla FIT significa Finding Impact Together, que em livre tradução seria “encontrando o impacto juntos”. Quando você tem um bom vendedor, que gosta de resolver problemas, e tem um cliente que deseja ser ajudado, o melhor tipo de venda acontece: é quando o vendedor atua como um consultor.
O problema é que muitos profissionais acham que seu trabalho é convencer os clientes de que eles precisam de qualquer coisa que a loja esteja vendendo. E não é bem assim. Essa é uma estratégia ruim, que faz com que o vendedor pareça insensível e pegajoso.
A dica é pensar:
Com as respostas a essas perguntas definidas, os vendedores especialistas conseguem desenvolver um bom relacionamento com o cliente, mesmo que não fechem uma venda naquele momento.
Dica: Clique aqui e saiba quais são os erros e as atitudes que impedem que seus vendedores sejam percebidos como especialistas.
Alguns vendedores focam tanto em apresentar uma solução que acabam se esquecendo da real necessidade do cliente. Um especialista entende que se ele é mais apaixonado por resolver o problema do que o cliente, a venda não vai a lugar nenhum.
A ideia não é forçar alguém a comprar seus produtos. Isso é o que os vendedores comuns fazem. Em contrapartida, os vendedores especialistas ajudam os clientes a tomarem a melhor decisão.
Dica: Clique aqui e conheça as três leis do sucesso em vendas. Elas vão ajudar seus vendedores a se tornarem verdadeiros especialistas.
Para entender o cliente, o melhor caminho é fazer mais perguntas do que dar respostas. E essas perguntas precisam ser certeiras. Afinal, essas perguntas darão o direcionamento das necessidades do cliente e como você pode contribuir com isso.
O ideal é se antecipar e, ao fazer um questionamento, já ter em mente o tipo de resposta que o cliente pode dar. Assim, você conduzirá o processo como um especialista.
Dica: Clique aqui e conheça as quatro perguntas fundamentais para fazer a todos os clientes.
É muito comum vendedores seguirem um roteiro em que eles fazem perguntas e, independentemente da resposta, continuarem o script sem mudar uma vírgula. Mas esse não é o melhor caminho.
Há um ditado no mundo das vendas que diz: “quando você está falando, você está comprando. Quando você está ouvindo, você está vendendo.”
Os vendedores especialistas são mestres na escuta ativa. Ao se manter em silêncio, ouvindo o consumidor, o vendedor mostra um interesse genuíno em entender o que o cliente está dizendo e o que o motiva a comprar.
Dica: Clique aqui e aprenda mais sobre a importância de ouvir o outro no processo de negociação.
Já parou para pensar sobre quanto tempo uma orquestra sinfônica passa se preparando antes de uma grande apresentação? Os vendedores especialistas fazem o mesmo! Eles se preparam e ensaiam antes de atender os clientes.
Para isso, participam de palestras, treinamentos e workshops, leem livros, veem vídeos e buscam levantar as principais objeções e descobrir como lidar com elas. Esse trabalho pré-venda faz toda a diferença!
Dica: Clique aqui e conheça os três tipos mais comuns de treinamento no varejo e aprenda a colocá-los em prática.
Seguindo essas dicas, os profissionais da sua loja se tornarão vendedores especialistas. Com isso, a satisfação dos seus clientes deve crescer, e o mesmo vai acontecer com o seu faturamento e a retenção e a atração de clientes.
É o que você quer, não? Portanto, compartilhe esse artigo com sua equipe e, juntos, debatam as dicas reunidas aqui. Você vai ver como essa atividade vai melhorar o desempenho dos profissionais que fazem suas vendas acontecerem!
Mãos à obra!
Sucesso e boas vendas!
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