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Dinâmica de grupo para selecionar os melhores candidatos

Dinâmica de grupo para selecionar os melhores candidatos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/06/15

academiaEm um dos últimos posts aqui do blog, você conheceu as dicas do consultor Wanderley Cintra sobre como anunciar uma vaga em sua loja (se não leu, clique aqui para ler agora mesmo).

Depois de anunciar uma vaga e chamar a atenção dos profissionais que poderão ocupá-la, chega uma hora crucial: definir como escolher quem irá preencher essa vaga.

O curso Formação de Líderes, da Academia do Vareja, aborda essa questão também! Dando continuidade no módulo de “Recursos Humanos”, Cintra mostra como fazer uma dinâmica de grupo que será útil para que você, gestor, consiga selecionar os melhores candidatos para trabalhar em sua loja.  Confira:

Materiais 

Para fazer a dinâmica, você vai precisar destes itens para cada um dos candidatos:

  • Uma folha de papel sulfite.
  • Uma caneta.
  • Uma fita adesiva.

Desenvolvimento

Para o desenvolvimento da dinâmica, siga os seguintes passos: 

Business_meeting_group_on_circular_table_2561. Coloque os profissionais em círculo ou semicírculo, para facilitar a interação. Depois, apresente-se ao grupo e diga que fará uma atividade que vai ajudá-lo na escolha do profissional que irá trabalhar na loja.

2. Explique que eles terão 30 segundos para fazer um crachá para si utilizando os materiais que lhes foram dados (papel, caneta e fita adesiva). Depois de terminar o crachá, devem colá-lo em sua roupa ou na mesa, de forma visível.

3. Sinalize para que comecem e dê início à contagem do tempo.

4. Encerrados os 30 segundos, diga para que parem o que estão fazendo.

Análise 

O consultor que conduz o módulo de Recursos Humanos explica que pode ser que muitos não consigam realizar a atividade no tempo estabelecido. Mas ele alerta que não é a atividade em si que o gestor deve avaliar (não é o crachá mais bonito que ganha), a atenção deve estar na forma como os candidatos lidaram com as dificuldades.

Peça para cada candidato dizer qual foi sua maior dificuldade na atividade. Pergunte por que eles acham que não conseguiram completar a tarefa, ou, se conseguiram, o que eles acreditam que foi determinante para que isso fosse possível.

A partir daí você poderá analisar: 

  • List_with_possible_workers_to_choose_256Como os candidatos lidaram com as dificuldades.
  • De que forma tentaram resolver o problema da falta de tempo.
  • Se tentaram ajudar uns aos outros.
  • Se alguém se destacou.
  • Quem falou e explicou melhor a forma como trabalhou.
  • Quem conseguiu avaliar bem a situação,
  • Quem não se esforçou.
  • Quem não quis interagir.

Com essas respostas, você vai começar a entender melhor os profissionais que se candidataram à sua vaga. Porque o vendedor é aquele que tem uma habilidade muito fácil de convencer as pessoas. Você vai perceber quem tem mais facilidade para falar, quem tem mais facilidade para lidar com problemas e assim por diante”, explica Wanderley Cintra.

Dicas extras:

Separamos mais dois posts que também podem lhe ajudar na fase de recrutamento e seleção de vendedores. Leia clicando nos links abaixo:

Imagens: Freepik 

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