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O perfil do turista brasileiro

O perfil do turista brasileiro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 19/04/16

Um dos pontos mais importantes para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso é conhecer bem seu público-alvo. No ramo da hotelaria, isso não é diferente. Entender o perfil, a origem e as preferências do turista brasileiro irá ajudar seu hotel ou pousada a estar alinhado às necessidades dos clientes.

Sabendo disso, apresentamos a seguir importantes dados sobre o perfil do viajante no Brasil. O objetivo é fazê-lo entende como atender às expectativas desses consumidores. Vamos lá?

A revista Viagem e Turismo, da editora Abril, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Ibope Inteligência, realizou uma pesquisa com seus leitores – público viajante. O estudo verificou que:

  • Grande parte dos turistas são casados (62%) e tem filhos (50%).  

> Seu hotel ou pousada tem ações voltadas a esse público? Se não, é bom começar a pensar em como atendê-lo.

Um turista que visita seu estabelecimento sozinho pela primeira vez, mas é casado, se gostar da experiência que tiver aí, irá querer levar sua família junto em outra ocasião.

  • Boa parte dos viajantes frequentes é de classes mais altas – 48% pertencem à classe A e 47%, à classe B.

> Oferecer serviços de alto padrão é importante para atender esses clientes. Faça pacotes com serviços “premium” para se diferenciar e atrair a atenção deles.

  • Entre esse público, 41% viajam três ou mais vezes por ano – duas vezes por ano é a média.
  • Entre as classes C, D e E, a frequência é menor: 49% viajam uma vez ou menos por ano.

> perfil viajante brasileiro (1)Verifique quem são seus clientes de clientes de classes A e B – as chances de eles voltarem ao seu hotel, no mesmo ano ou no próximo, são grandes. Invista no relacionamento com eles.

  • Para 35% dos entrevistados, confiabilidade é a palavra-chave na hora de contratar uma operadora de viagem. O preço é o segundo fator a pesar na decisão.
  • Já na hora de comprar passagem, o preço foi apontado como principal prioridade para 48% dos entrevistados.

> Faça parcerias com operadores de viagem para desenvolver um pacote com preços de passagem promocionais em conjunto com serviços exclusivos de seu hotel ou pousada.

Um outro estudo, realizado pelo site Booking.com, identificou que:

  • Quando comparados com outras nacionalidades, os brasileiros têm forte lealdade para destinos de férias que já tenham visitado e gostado: 61% pretendem voltar a algum destino que estiveram antes.

> Por isso, é essencial investir na fidelização dos clientes e continuar a comunicação depois que os hóspedes vão embora. Dessa forma, se eles voltarem à sua cidade, eles também poderão voltar a se hospedar em seu hotel.

  • Os principais itens satisfatórios dos hóspedes incluem, em ordem de prioridade: localização central, equipe simpática e acolhedora, bom café da manhã, além de boas instalações, limpeza e conforto.

> Como estão esses itens em seu hotel/pousada? Se por acaso sua localização não for central, você pode compensar esse ponto contra com serviços como transporte exclusivo até os principais pontos turísticos, por exemplo, transfer para hotel/rodoviária e assim por diante.

  • perfil viajante brasileiro (2)O Brasil é o segundo país mais ativo em mídias quando se trata de viagens: 91% dos turistas usam as redes sociais para compartilhar fotos do destino durante e/ou após a sua viagem, ficando atrás apenas da China.

> Seu hotel ou pousada é ativo em canais como Facebook, Instagram, YouTube, etc.? É importante estar presente nessas redes, pois quando o cliente for compartilhar uma foto da viagem, poderá marcar o hotel na imagem, ajudando a divulgar a sua marca.

  • Quase 80% dos participantes desse estudo consideram extremamente útil o uso de meios tecnológicos na hora de buscar informações sobre acomodações. Além disso, 60% baseiam-se na opinião de outros viajantes para tomar decisões em relação a seu destino e hospedagem.

> É essencial que a marca do seu hotel ou pousada possa ser encontrada facilmente pelos turistas quando eles buscarem por informações de viagens. Nesse sentido, além de investir na produção de conteúdo qualificado (entenda mais sobre essa estratégia clicando aqui) deve também apostar em plataformas como Booking.com e Trip Advisor (sobre as quais falamos neste texto).

E o seu cliente, quem é?

Apesar de tudo isso ajudar (e muito) no seu planejamento, existe outra coisa que tem papel ainda mais importante nos resultados do SEU hotel ou da SUA pousada: uma pesquisa com quem de fato já se hospedou aí. Sabe aquela fichinha básica que eles já preenchem normalmente? Pare para analisá-la periodicamente. Entenda o perfil de seu público de verdade. Ações criadas com base nos dados ali coletados com certeza trarão os melhores resultados possíveis!

Além disso, esteja sempre repensando essa mesma fichinha. Informações que não eram importantes hoje, podem ser amanhã. Então, atualizá-la também deve fazer parte das suas preocupações!

Pense nisso.

Sucesso!

InformaçõesQuem é o viajante brasileiro? | Qual é o perfil do turista brasileiro atual?
Imagens: Freepik

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