fbpx

Nossas Sugestões

O que o ambiente de sua loja pode dizer sobre sua qualidade e seus preços?

O que o ambiente de sua loja pode dizer sobre sua qualidade e seus preços?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/10/14

Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de cuidar do ambiente de sua loja. Não é à toa! Afinal, a forma como o cliente visualiza e se sente dentro de sua loja pode ajudá-lo a decidir se deve ou não comprar de você.

A atmosfera da loja fala muito sobre a imagem da empresa, sobre a qualidade de seus serviços, de seus produtos e até de seus preços. Quem nunca ouviu alguém dizer que “nem entrou na loja, porque parecia muito cara” ou então “por que não parecia ser de boa qualidade”? Isso acontece porque a forma como a loja se apresenta a seus consumidores mostra, inclusive, qual seu posicionamento de mercado e qual seu público-alvo.

Será que sua loja está atraindo os clientes certos? De repente, a música, que você acha que está agradando, está, na verdade, incomodando seus clientes. Talvez a forma como seus vendedores se vestem não seja bem percebida por seus consumidores. O ambiente precisa estar alinhado ao seu público. Para lhe ajudar nesse sentido, separamos algumas informações importantes para você entender melhor a percepção do cliente sobre sua loja. 

São três os fatores principais a serem considerados na composição da atmosfera de sua loja:

novos_clientes041) Fatores ambientais:

Referentes aquilo que afeta os cinco sentidos humanos, tais como a temperatura da loja, a música e a iluminação.

2) Fatores de design:

Relacionados às características que são só visuais e podem ser funcionais ou somente estéticas. Exemplos: layout da loja, as cores e a decoração.

3) Fatores sociais:

São as pessoas do ambiente – funcionários e clientes.

Todos esses fatores exercem influência direta sobre o cliente e sobre sua decisão de compra. O ambiente, o design e as pessoas que frequentam sua loja podem afetar as seguintes percepções do cliente:

  • Percepção da qualidade do serviço
  • Percepção da qualidade do produto
  • Percepção de preço
  • Percepção de custo psíquico (estresse, desgaste emocional)
  • Percepção de custo de tempo/esforço (tempo que ficou na loja, se precisou de muito esforço para conseguir algo)

Agora, vamos pensar em uma análise e aplicação prática disso:

  • Você conhece o perfil de seu público-alvo? Isso é fundamental para entender como deve ser o ambiente de sua loja. Mais sofisticado ou mais popular? Com variedade de produtos ou com itens mais específicos? Com uma música mais agitada ou mais calma? Com cores fortes ou neutras?
  • Qual é a média de tempo que os clientes passam em sua loja? Por que eles ficam esse período? Procure identificar se não há nada no processo que possa ser melhorado. Quanto menos esforço e tempo seus clientes tiverem que gastar fazendo a compra, mais satisfeito ficarão.
  • motivar_equipe06Muitas lojas que se posicionam como “preço baixo” acreditam que não precisam investir no ambiente da loja. Porém, isso pode prejudicar a percepção quanto à qualidade dos produtos e serviços. Uma loja arrumada, organizada e limpa é o mínimo que o cliente espera – independente do quanto ele está pagando.
  • A forma como o vendedor se apresenta e se comporta também tem grande influência na visão do cliente sobre sua loja. Treine e capacite sua equipe de vendas para que os profissionais se portem de maneira adequada ao perfil do cliente.
  • Que tal realizar uma pesquisa com seus clientes para entender de que forma eles percebem o ambiente de sua loja e pedir a opinião deles sobre o que poderia ser melhorado? Não há fonte mais segura de informação que o seu próprio público.

Mãos à obra. O sucesso lhe espera!

– Confira mais dicas sobre como os fatores do ambiente de sua loja podem influenciar suas vendas:

 Esperamos que essas dicas e informações possam ajudar sua loja a evoluir e vender cada vez mais e de maneira mais assertiva.

 Boas vendas!

Informações do texto: Livro “Estratégias de Marketing para Varejo”, de Alexandre Luzzi Las Casas e Maria Tereza Garcia.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O que o ambiente de sua loja pode dizer sobre sua qualidade e seus preços?"

Comentar