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Remarketing na hotelaria – o que é e como utilizar essa técnica

Remarketing na hotelaria – o que é e como utilizar essa técnica

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/05/17

A situação é muito, muito comum: o hóspede acessa seu site, continua a busca em outros locais e, seja qual for o motivo, acaba fechando a janela antes de finalizar a reserva. Uma pesquisa descobriu que 81% dos visitantes de sites de turismo saem das páginas sem efetuar uma reserva. É por isso que o remarketing na hotelaria é tão importante!

Não sabe do que estamos falando? Continue a leitura deste artigo e aprenda mais sobre essa importante ferramenta de marketing para empresas do segmento hoteleiro.

O que é remarketing

Remarketing (ou retargeting) é uma espécie de reengajamento que oferece ao potencial cliente a chance de voltar ao site mais facilmente. Basicamente, por meio do remarketing, quando o cliente acessa um site você pode, digamos, “persegui-lo” na web, com anúncios e banners em sites, via mídias sociais, pela pesquisa do Google e também através de e-mails.

Essa técnica de marketing não é difícil de ser colocada em prática e sua relação custo x benefício é melhor do que outros meios de conversão de clientes. O remarketing na hotelaria pode significar aumento no número de reservas e maior retenção de potenciais clientes. Segundo estudo, utilizando essa estratégia, a probabilidade de conversão é 70% maior.

Como utilizar o remarketing na hotelaria

Existem ferramentas que facilitam o recurso de remarketing na hotelaria. Vamos apresentar algumas delas a seguir:

Remarketing por e-mail

remarketing na hotelaria

Uma vez que um usuário tenha se cadastrado em seu site, você pode monitorar quando ele iniciou e não finalizou uma reserva. Utilizar o e-mail pode ser uma forma inteligente de lembrar ao visitante que ele tem uma reserva pendente. Essa é, aliás, uma maneira de personalizar a comunicação.

Há ferramentas que podem facilitar isso e fazer o envio automaticamente – verifique se a sua plataforma de e-mail marketing possui funcionalidades nesse sentido.

Caso seu hotel ou pousada não tenha essa ferramenta automática, você ainda pode encontrar usuários que não finalizaram a reserva e, manualmente, planejar alguns e-mails.

Uma dica nesse sentido é deixar um layout pronto para disparo, para que você apenas altere o nome do usuário.

Confira a seguir um exemplo de sequência de mensagens a serem enviadas nesse cenário:

  • O primeiro e-mailUtilize uma imagem chamativa e inclua frases como: “Continue sua reserva”; “Finalize a reserva do seu quarto”; “Estamos aguardando você!”. Essas mensagens lembram ao cliente que ele quase fez uma reserva em seu site. O ideal é que esse e-mail seja disparado até três horas após o acesso inicial. Segundo pesquisa do site Business Insider, a taxa de abertura desse tipo de e-mails após o abandono do carrinho supera 40%.
  • O segundo e-mailSe a alternativa acima não deu certo, você pode enviar um novo e-mail no dia seguinte. A mensagem pode ser similar, mas você deve, agora, criar o senso de urgência no hóspede, informando o número de quartos livres no hotel para a data que ele iria agendar.
  • O terceiro e-mailDois ou três dias depois, você pode fazer uma última tentativa, com uma mensagem informando quantos quartos ainda restam para a data pré-selecionada pelo hóspede no “carrinho abandonado” e oferecendo um pequeno desconto ou uma vantagem, como estacionamento ou café gratuito.

 Para saber mais sobre como utilizar o e-mail marketing para aumentar as reservas do seu hotel ou pousada, leia os artigos abaixo:

Remarketing do site

remarketing na hotelaria

Este recurso é automático e pode ser utilizado pelas configurações da conta do Google AdWords. Ao criar uma campanha de Display (aquela que faz com que anúncios de seu hotel apareçam em sites parceiros do Google), você pode cadastrar o recurso de remarketing.

Para saber mais sobre o remarketing do Google, clique aqui.

 E para entender como realizar a configuração de remarketing em seus anúncios no Google, clique aqui.

Você pode determinar também o período que quer que seus clientes vejam seus anúncios em banners de sites parceiros.

Veja três recursos legais da realização de remarketing na hotelaria via Google AdWords:

  • Remarketing padrão: exibe anúncios para pessoas que acessaram seu site através de banners em sites parceiros do Google e em aplicativos.
  • Remarketing dinâmico: esta opção tem foco na divulgação de anúncios a clientes que acessaram produtos ou serviços específicos de seu site, como, por exemplo, determinado quarto do hotel.
  • Remarketing de e-mails: você pode cadastrar uma lista de e-mails dos seus clientes e o Google vai exibir anúncios para eles quando estiverem conectados às suas contas no Google, no YouTube ou no Gmail.

 O Google Adwords criou uma lista de vídeos no YouTube explicando o passo a passo para utilizar esse recurso de remarketing do seu site. Clique aqui e confira.

Remarketing por mídias sociais

remarketing na hotelaria

É possível exibir seus anúncios a clientes em mídias sociais após eles deixarem seu site. Este recurso está disponível, por exemplo, no Facebook e no Twitter. Cadastrar anúncios nessas redes é uma excelente oportunidade para que o seu cliente volte ao site e conclua a reserva.

Para fazer isso no Facebook, por exemplo, você precisa:

  • Acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
  • No menu superior esquerdo, clicar em Anúncios do Facebook;
  • No ícone Ativos, clicar em Públicos;
  • Clicar em Criar Públicos e selecionar “Público Personalizado”;
  • Acessar a opção Tráfego de Site;
  • Seguir a opção de escolha na tela até aparecer a opção “Copiar Pixel”.

Está pronto? Ainda não. Neste momento, o Facebook irá oferecer algumas instruções sobre como copiar o código (pixel) nas páginas do seu site. Não é complicado: tudo que você precisa é colocar o código. Caso você não tenha conhecimento nessa área, peça a ajuda da empresa ou profissional que desenvolveu o seu site – eles saberão o que fazer.  

Após essa etapa, não se esqueça de criar os anúncios no Facebook. A partir daí, a cada anúncio que você criar para fazer o remarketing do seu site, deve clicar em “Criar Público Personalizado” e clicar em “Público Personalizado de seu Website”.  

 Para entender melhor como esse processo funciona, clique aqui e assista a um vídeo explicativo do Facebook.

Viu só, fazer remarketing na hotelaria não é tão complicado assim. Essas são as três maneiras mais simples e eficientes de “perseguir” seus clientes na web para que eles fechem a reserva. Se tiver qualquer dúvida sobre esse tema, deixe um comentário abaixo que vamos ajudá-lo no que for possível.

remarketing na hotelariaDICA!

Para saber mais sobre abandono de carrinho da hotelaria e conferir outras dicas sobre como evitar ou reverter essa situação, clique aqui.

Imagens: FreepikFlaticon

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