Apesar de ficar lá “escondidinho”, sabemos que o estoque é uma área importantíssima para sua loja. Por isso, já falamos sobre esse tema aqui no blog nestes artigos:
Depois de ler esses textos, você vai ver que fazer o gerenciamento dos produtos do estoque é fundamental para o sucesso de seu negócio. Afinal, ninguém quer deixar de vender por falta de produto, certo?
Além disso, outro grande problema que o estoque pode gerar é o acúmulo de produtos parados. Cada item no seu estoque representa um investimento em seu negócio. Por isso, quando o produto fica parado no estoque é o seu dinheiro que não está rendendo.
Pensando em resolver esse problema, reunimos duas dicas infalíveis para que você consiga vender os produtos parados no estoque sem prejudicar o lucro nem a imagem de sua loja. São elas:
Fazer promoções para liquidar o estoque de produtos é uma das formas mais conhecidas para resolver esse problema. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para que sua loja não fique com uma imagem ruim por conta de problemas como:
Se simplesmente vender pela metade do preço, vai parecer que está literalmente querendo “se livrar” daquele produto. Esse desespero não é bom para a imagem de sua loja e vai fazê-lo perder dinheiro.
Além disso, quem comprou antes pelo preço cheio, vai achar ruim que agora sua loja esteja cobrando menos – assim, os clientes vão sempre esperar pela próxima liquidação para comprar por um valor inferior.
DICA IMPORTANTE: quando precisar esvaziar os produtos parados no estoque, faça promoções com valor agregado. Uma das melhores saídas é vender aquela peça parada com desconto apenas se o cliente levar algum outro produto que não esteja na promoção e que seja relacionado ao item que você quer tirar do estoque.
Exemplo: na compra de qualquer produto relacionado à cozinha, ganhe x% de desconto em um liquidificador. Dessa forma, você não está apenas dando o desconto – a diminuição do preço está atrelada a compra de outros produtos.
Outra forma de acelerar as vendas de produtos que estejam parados muito tempo no estoque é direcionar a oferta deles a clientes que têm mais potencial de comprar aquele item.
Por exemplo: se você tem cartuchos de impressora acumulados e precisa girar seu estoque, que tal fazer uma oferta direcionada aos clientes que já compraram impressora em sua loja? Dessa forma, você pode suprir uma necessidade do cliente e ainda resolver seu problema.
Boas dicas, não?
Agora é com você. Coloque-as em prática e acabe com o problema de produtos parados no estoque!
Sucesso!