Você já viu aqui no bog algumas dicas sobre:
Mas como sabemos que a “propaganda é a alma do negócio”, achamos que esse assunto merecia mais atenção. Por isso, hoje selecionamos três grandes lições de Marketing pensadas especificamente para o varejo. São elas:
Antigamente, o fator principal de decisão de compra do consumidor era a conveniência da proximidade. O produto/serviço precisava ser oferecido ao lado da casa do cliente para que ele resolvesse adquiri-lo.
Hoje em dia, porém, com o surgimento da internet, isso mudou completamente. O consumidor pode comprar coisas até da China, se assim quiser.
Assim, para atrair o cliente até sua loja hoje você precisa entender o que ele busca, quais são seus interesses, gostos e motivações. O que faria ele ir até a SUA loja? Entendendo tudo isso você consegue direcionar suas ações de marketing com linguagem e informações específicas para cada tipo de consumidor.
O marketing tem o objetivo de fidelizar e satisfazer as necessidades dos clientes. Mas nada disso é possível se a equipe da loja não estiver motivada. Por isso, é importante considerar seus funcionários como clientes internos, e dar a eles a mesma atenção que os clientes externos recebem.
Divida as vitórias, compartilhe as metas, faça com que todos sintam-se parte de um time. Assim, todos estarão mais dispostos a oferecer o que sua empresa precisa. Além disso, o marketing interno deve fazer com que as diversas áreas da loja conversem entre si e cada um entenda o papel do outro no processo. Com essa consciência, as relações internas se fortalecem e os processos fluem melhor. O resultado? Mais vendas, mais sucesso, mais alegria no ambiente de trabalho!
Justamente por ter acesso facilitado a qualquer loja – de qualquer localidade do planeta – o consumidor atual precisa de um bom motivo para sair de casa e ir até sua loja. Nesse sentido, a experiência que você proporciona a ele tem grande peso na tomada de decisões. É o que chamamos de “Marketing experiencial”.
Essa experiência vai desde o ambiente da loja, como ela está organizada, decorada, até a forma como o cliente é recebido, como suas necessidades são entendidas e atendidas.
Fazer o cliente experimentar os produtos também faz parte de uma experiência positiva. Imagine que sua loja é sua casa, e seu cliente é a sua visita mais especial. Trate-o da melhor maneira, faça com que valha a pena ele ter escolhido ir até a sua loja ao invés de comprar na internet. Isso o conquistará. E os resultados em vendas serão surpreendentes!
Gostou das dicas? Elas foram retiradas do livro “Estratégias de Marketing para Varejo”, de Alexandre Luzzi Las Casas e Maria Tereza Garcia. Recomendamos a todos os lojistas a leitura da obra. Ela com certeza vai ajudá-los a entender melhor a importância do Marketing e de que maneira ele pode ajudar seu negócio a prosperar.
Sucesso!